por mim se a laje tem problemas susbtiui-se e ainda se aproveitam as vigotas e em vez de viga metálica faz-se viga de betão... acho preferivel que andar com mais apoios e mais vigas... acho que já tinha referido isto
quanto custa uma laje pré fabricada para 5,70??com 27m2+ duas vigas de suporte e dois lintéis de bordo??não me parece a solução nem mais barata nem mais rápida, mas não deixa de ser solução!!
Estas pessoas agradeceram este comentário: fosgass
Pois não sei...se se quer poupar dinheiro alguem tem de estudar as várias soluções... Só acho que o apoio da laje a meio vão não seja assim tão pacifico como se fez crêr...
Fiquei com a sensação que, até certo ponto, poderá ficar mais barato mandar tudo abaixo e fazer de novo. Confesso que já não é a primeira vez que ouço esse tipo de comentários, o que me leva a crer que é prática corrente na Construção esse tipo de "soluções". Estão-me a dizer que demolir uma placa de +- 10m3 de volume + estruturas de suporte (paredes, vigas, sapatas, etc), com tudo o que isso implicará, desaterrar o local e reconstruir a estrutura toda novamente, poderá sair mais barato do que recuperar o que existe actualmente? Perdoem a minha ingenuidade, mas enquanto detentor de dois cursos superiores, um de engenharia de manutenção (nunca exerci) e outro de finanças, não consigo compreender este tipo de argumento. O custo dos materiais é assim tão irrelevante em comparação com a função custo da mão-de-obra/tempo? Em que mundo é que estamos??
@riscos Nota que, neste momento, a laje está apoiada a Norte (simplesmente apoiada), Nascente (engastada) e Sul (simplesmente apoiada). Os apoios a Norte e Sul são perpendiculares com o sentido das vigotas. O apoio Nascente é no sentido das vigotas (o que fará com que não conte muito para efeitos de cálculo de esforço, compreendo isso). O que eu pretendo substituir é o apoio a Sul, substituindo a parede existente com uma (ou duas) vigas metálica (que irá descarregar os esforços nos dois pilares Sul/Nascente e Sul/Poente).
Uma vez que cheguei a casa, tive o cuidado de rever os dados da placa: O comprimento (no sentido das vigotas) total da placa é de 5,40m (e não 5,70 como tinha sido referido), e tendo em conta as paredes actuais de suporte (Norte e Sul, 40cm), o vão livre será de +-4,50m. A largura total da placa é de 5,75m. O terreno da edificação é do tipo SW (areias compactas e areias com seixos). Infelizmente não tenho os dados da espessura da dita placa.
Peço desculpa pelas incorrecções anteriores, compreendo como as medidas possam ter dado água pela barba em alguns cálculos e discussão...
confesso que é sempre um desafio "agarrar em construções com 50 anos" e reabilitar, é possível fazer-se obras de arte espetaculares. vou colocar aqui duas fotos de exemplo do que disse. se alguém me explicar como meto fotos aqui!!lolol
A foto não pode ter mais que 512kb, só tens que escolher o botão abaixo (que diz "Escolher Ficheiro"), encontrar a foto e publicar. O complicado é sempre o tamanho das fotos.
Se a foto for maior, edita-a com o "paint":
clica com o botão do lado direito em cima da foto e selecciona "Editar". O MsPaint vai abrir e depois só tens que fazer "redimensionar" e escolher uma percentagem que dê para que o ficheiro fique com, no máximo 512kb.
esta parece-me a solução ideal para os 2 pisos que tenho que recuperar na casa principal. Na minha casa terei que substituir os pisos em madeira por algo mais robusto. A casa é pequena, tem 6x6m exteriores, com paredes de pedra pequena, à antiga, com cerca de +-50cms de espessura.
Parece-me uma opção eficiente, uma vez que a própria laje passa a ser a estrutura em aço, correcto?
isto é uma solução para uma laje de 12x6, cada solução consoante cada caso depende de quais as paredes resistentes, de onde se deve colocar os reforços, tudo isto são soluções que tem de ser dadas por engenheiros, tem de ser feitas contas, um projeto de estabilidade, ou pelo menos a solução tem de ser estuda pelo engº, as coisas não são feitas a balda. estes reforços são colocados por baixo da estrutura existente de madeira, com teto falso por baixo e flutuante por cima
Neste caso suporta o pavimento o pavimento existente pois os barrotes existentes encontram-se em bom estado. Por cima dos barrotes aplica-se OSB de 18mm a espuma ou cortiça e o pavimento flutuante. esta estrutura foi feita para cargas de hotel, visto ser uma pousada muito antiga que estamos a recuperar.