Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Preciso de ajuda. Todo o apartamento tens as paredes em tinta de areia (julgo que se chame assim), aquela parede rugosa..O antigo dono do apartamento tinha tecto falso, mas depois foi removido e pintou o tecto. Mas nos sítios dos buracos pos tapa fendas e agora nota-se a diferença. Disseram me que a soluçao passaria por alisar todo o tecto do corredor, e falaram me em materiais como Aguaplast, aplicar esse produto e depois lixar. Sabem me dizer se este tipo de trabalho o conseguirei fazer ou so deve ser feito por profissionais?
    Já agora, quero aplicar papel de parede, será que com estas paredes de tinta de areia consigo?
    Obrigada!
    •  
      FD
    • 10 novembro 2008

     # 2

    Essa da tinta de areia foi das coisas mais geniais que já alguma vez foi inventada... É feia (na minha opinião), tem um toque horrível, deve custar mais dinheiro e depois para a tirar é uma carga de trabalhos.

    Tem que regularizar a superfície, pode fazer isso de duas formas: ou lixa o que existe, ou acrescenta outro material por cima (o tal Aguaplast que é um betume/gesso).

    Quanto ao facto de conseguir ou não depende do seu grau de exigência. Eu conseguia fazer isso. Se ficava tão bom como feito por um profissional é que já seria difícil...

    Papel de parede só em superfícies lisas, nada mais.
  2.  # 3

    Colocado por: FDEssa da tinta de areia foi das coisas mais geniais que já alguma vez foi inventada..

    Foi sim, mas por outras razões. É baratissima e tem uma enorme vantagem para o empreiteiro: Como tem a areia, disfarça todas as misérias e más execuções. Ao deixar o reboco com uma superfície rugosa evita a tragédia do sol do meio dia, razão pela qual, nunca se faz a visita da obra a certas horas do dia, ou arranja-se maneira de evitar estar no exterior a certas horas do dia :)

    # remodelar_apartament
    Experimente usar uma espátula para arrancar a tinta. Essas tintas nem sempre agarram bem à parede e muitas vezes com uma espátula, consegue-se retirá-la bastante bem. Mas a parede terá de ser sempre reparada, porque a estápula, risca sempre o estuque de base.
    • Mac
    • 10 novembro 2008 editado

     # 4

    Pois risca.
    Fiz esse trabalho no meu quarto no mês passado. Ficou razoável, principalmente se tivermos em consideração que fui eu quem fez.
    - Retirei, com uma espátula toda a tintq que consegui. Não foi muita.
    - Com um raspador (uma espécie de enchada do tamanho de um martelo) raspei o melhor que pude. Isso retirou as saliências maiores
    - No fim de raspar limpei bem o pó
    - Comprei por 6 euros uma embalagem de 25 kg de massa de acabamento (em pó)
    - coloquei uma cena de mexer no berbequim, fiz quase meio balde de massa, peguei na liçosa e parede com ela. repeti aos quase meios baldes até acabar o barramento completo das paredes. Este barramento destinou-se a regularizar as paredes. Encher as covinhas deixadas pela tinta.
    - Uns dois dias depois dei um segundo barramento com o mesmo produto. Este mais cuidado para ficar bem liso. Mesmo assim ainda tive de ir mais tarde, nalguns locais, passar de novo com a liçosa e uma massa mais líquida para anular algumas imperfeições. Fica complicado é, para quem nunca fez aquilo e apenas viu fazer uma vez, fica complicado não deixar um risco que corresponde ao limite da liçosa. Depois, ao lixar, corrige-se.
    Deixei secar bem (isto foi feito aos serões) e depois passei uma lixa com a lixadeira vibratória para que a tinta tenha uma boa aderência. Faz muito pó pelo que deve proteger os olhos e o boca/nariz.
    Depois de lixar novamente um pano seco para retirar o pó.
    Depois foi só pintar aproveitei para pintar o tecto também. É por aí que se começa a pintura.
    No tecto, que estava estucado, havia uma rachadela ligeira.
    Compus alargando o rasgo com a esquina da colher e depois apliquei a massa de acabamento com a espátula. Deixei secar e apliquei a camada de acabamento. Passei a lixa (taco de lixa manual) e ficou perfeito.
    veja este vídeo
    http://br.youtube.com/watch?v=wTsQuMNOaK0&feature=related
  3.  # 5

    Pois, ja tentei retirar a tinta com uma espatula..isso! nao sai nada..bem agarrada que está..ainda por cima o que queria principalmente reparar era o tecto..dará o dobro do trabalho e da dor de braços...nao sei se irei fazer este trabalho, mas por outro lado nao gosto nada de ver assim...
  4.  # 6

    Pode ver este link como resolver o assunto:

    http://www.youtube.com/watch?v=gJuVtxH8Eos


    boa sorte
  5.  # 7

    Tinha dado orçamento para fazer o barramento de umas paredes e tectos que estavam a tinta de areia, que parecia estar muito bem agarrada.
    Hall, sala, escritório... aquilo ia sair caro à cliente (uma Arquitecta, no Alto da Barra-Oeiras).

    Mas, prevenido pelo Paulo Correia, antes de encomendar a massa para barrar aquilo tudo, cheguei lá com uma colher de pedreiro e zás-catrapás! Atirei com o revestimento de uma parede ao chão em 2 ou 3 minutos (deixei o resto para os operários, para também terem alguns trabalhos fáceis em vez de ser só abrir roços). E com jeitinho, quase que nem se risca o estuque!
      17062009(005)_resized.jpg
  6.  # 8

    Impressionante, parece papel de parede...
  7.  # 9

    xiiiiiii


    viva a tinta de areia
  8.  # 10

    boas,

    encontrei neste forum muitas dicas importantes para as minha remodelações.
    eu tenho um problema identico à "remodelar_apartament". tenho uma divisão com cerca de 20m2 e mais um hall com cerca de 12m2 bem "pintadinhos" com a nao menos fantastica tinta de areia!!!
    é vdd k com uma espatula poderse-á tirar uma parte +/- consideravel da referida tinta, mas a outra parte so lá vai com uma "vaporeta", espatula e uma boa dose de paciencia.
    eu estou na fase em k tenho a 1a divisão a meio. metade, (a mais facil), ja saiu com razoavel facilidade, a outra metade está muita "agarrada" á parede!!!!
    ja me deram varias hipotes, sendo que 2 foram as mais vincadas:

    1ª) Picar as paredes todas e estucar novamente as paredes
    2ª) aplicar gesso por cima da parede actual

    julgo que a 1ª é a mais racional, (alguem me pode falar +/- em custos para esta operação???)

    a 2ª nao me pareçe muito razoavel, pois ao aplicar mais gesso por cima da tinta, iria tirar cerca 2 a 3mm às paredes. já para nao falar, que cada vez que kisesse furar a parede para pendurar um kuadro, cerca de 1cm era gesso e tintas, arriscando a fazer "crateras" na parede!!!

    enfim, alguem me pode dar uma dica acerca da melhor opção para este lindo serviço?

    saudações e boas remodelações

    F
  9.  # 11

    Tendo em conta os custos, eu optaria pela 2ª hipótese (cerca de 1/3 do preço).
    E creio que apenas "encheria" no máximo 2mm.

    Antigamente, quando se usava massa de «esboço» entre o reboco e o estuque, tinha uns 3cm de espessura antes de encontrar uma parede suficientemente rígida para meter uma bucha. Portanto, 1cm... :-)
    • palomo
    • 16 novembro 2009 editado

     # 12

    barrar o tecto com uma demão de massa de enchimento e depois duas demão de massa de acabamento, fica lisinho obs :tem que se dar um primario antes da massa ;
  10.  # 13

    boas a todos

    como podem ver a uns comentarios atrás, eu tb tinha umas paredes com essa tinta fantastica, que dá pelo nome de "areia"!!!!
    as minhas remodelações estão kuase no fim....posso-vos dizer k o trabalho do meu empreiteiro ficou fantastico.
    ele barrou as paredes com massa de acabamento.....lixou td e dp foi so aplicar primario e pintar.....
    convem dizer que a maior parte da tinta foi tirada com espatula.....mas é kuase impossivel tirar td.
    mas meus amigos, se algum dia precisarem de fazer remodelações, aconselho-vos vivamente o meu empreiteiro. trabalho 5 estrelas.

    boas remodelações a todos.
  11.  # 14

    Boas,

    Não me diga que já negociou com o empreiteiro a comissão para angariação de novos clientes? ;)

    Agora está na moda a mediação de obras, só espero que seja feito por pessoas com alguma experiência de obras e minimamente qualificadas no sector (não é).

    Repare, se ainda não acabou as remodelações não acha que ainda é cedo para elogiar? Não vá o diabo tecê-las...
    • drmj
    • 20 janeiro 2011

     # 15

    Também tenho tinta de areia na casa toda , para remodelar, estou muito virado para aplicar directamente a massa de acabamento após verificação que está bem agarrada em toda a parte e em cada muro.
    Alguem tem experiencia com aplicação de Cal pigmentada (da Weber por exemplo) em vez do gesso da massa d'acabamento? Assim não é preciso pintar...
  12.  # 16

    Também tenho tinta de areia na casa toda , para remodelar, estou muito virado para aplicar directamente a massa de acabamento após verificação que está bem agarrada em toda a parte e em cada muro.
    mesmo muito bem agarrada, nunca se da massa de acabamento em cima de nada senão seral, esta a falar de interiores ou de muros ? não percebi
    • drmj
    • 20 janeiro 2011

     # 17

    Estou a falar de muros interiores , que tem tinta de areia actualmente.
 
0.0194 seg. NEW