Iniciar sessão ou registar-se
    • faisca
    • 21 fevereiro 2015 editado

     # 1

    Sou um leigo na matéria de construção e de tudo o resto pouco percebo. Este diário é ludico e vou usar nomes abstractos para não ferir susceptibilidades . O objectivo é rir e não criar conflituos, pois esses já os temos demais. Como já disse e volto a referir vou usar nomes abstractos para não ferir susceptibilidades e cá vamos á nossa aventura de reconstruir duas ou tres casas ao mesmo tempo.
  1.  # 2

    Hoje , sabado e dia livre (entre aspas) , lá fui eu á labuta de encontrar um fornecedor de caixilharia. Como já postei noutra discussão ando á procura de umas portas e uma janela a bom preço e de boa qualidade (relativa como é obvio). Como sou burro na matéria (há quem não reconheça as suas incapacidades mas eu reconheço as minhas) pedi uma data de orçamentos a uma porrada de gente . Quando um tipo não conheçe o mercado , a meu ver , é a melhor opção. Chateamos os gajos que nos vão sugar o guito todo (antes de lhes entregar algum pilim) para ver se entendemos alguma coisa de onde estamos a gastar pequenas fortunas.
    Vesti o fato de treino azul, obriguei a mulher a vestir o cor de rosa , aparei o bigode e lá me atirei . Hoje tivemos uma orçamentista. Lá chegou a moça. Eu sendo um tipo que não tenho muita paciencia para "negociações" apresentei-me e começamos a conversa. Virei-me e disse-lhe logo , não me assuste porque eu não vou entrar num suicidio financeiro por causa de duas portas e uma janela. Eu sei , não é a melhor forma de iniciar uma conversa , mas sinceramente já não tenho paciencia com estas tangas pá (deve ser da velhiçe). Também lhe disse que tinha orçamentos de 1500 a 4000 euros , e que acho eu , é um bocado elevado.
    Eu passo a explicar, nós temos alguns imoveis no estrangeiro , e lá o preço normal para PVC com vidro quadruplo (sim cá nem sei se existe no mercado) é de cerca de 100 euros o metro quadrado já com impostos. Eu para ter alguns orçamentos viáveis já tive de passar de PVC para Aluminio lacado. E mesmo assim pedem-me quase metade do valor de um carro novo (que alem de ter portas e janelas também anda e trava).
    A rapariga irritou-se com a minha "frontalidade" e lá iniciou a conversa da tanga . "Nós somos uma empresa certificada" e eu pensava , o director da qualidade é o gajo das compras que forja os certificados de conformidade. "E damos 6 anos de garantia" e eu pensava , o fabricante da caixilharia dá 10 e estou a perder 4 anos nem sei porquê. "E a garantia dos outros é de 12 meses" e eu pensava, o tipo que cá teve com metade da tua lenga lenga deu 10 anos. Enfim , uma bela conversa construtiva. Nos entretantos lá tiramos as medidas e fizemos um orçamento por alto em caixilharia de aluminio com vidro duplo numa e vidro normal noutra porta . Pimbas jackpot 3000 paus para duas portas e uma janela. Eu comecei-me a rir como é obvio . Como vi que aquilo não ia a lado nenhum virei-me, mandei a boca. "Pá , vou mandar vir as portas e janelas dos polacos e contrato dois gajos por 100 euros para me prendurarem aquilo ali" . Ui o que eu fui dizer .
    "Para isso tem de ir á Polonia " , viro-me , e digo-lhe "Eles têm os sites deles em ingles e frances , é só enviar o desenho com as medidas e metem-nas cá" lá se começou a calar a rapariga e as coisas acalmaram.
    Eu percebi que não dá mesmo para trabalhar com a maioria dos fornecedores , e continuei a conversa. "Minha senhora, tenho 15 portas e janelas exteriores neste imovel , já imaginou o que eu gastaria com este tipo de orçamento ?" "Agora quero arranjar um fornecedor que me venda duas portas e uma janela, que é o que necessito para segurar a obra, o resto virá do mesmo fornecedor como é obvio" "E como é obvio eu quero um fornecedor nacional em que possa confiar mesmo pagando mais." "Gosto que ganhem dinheiro comigo pois é uma garantia que vão ficar abertos quando eu precisar de mais material , mas, têm de apresentar orçamentos válidos" "Em qualquer obra há controle de custos e estas compras nunca são feitas por impulso" . Lá aquilo acalmou e começamos a fazer contas , do nada tive uma redução de 30 % no valor da obra.
    Resumindo e baralhando , já tenho ideia de dois fornecedores que não são cowboys mas os preços de caixilharia em Portugal são absurdos.
  2.  # 3

    Colocado por: faisca (...) mas os preços de caixilharia em Portugal são absurdos.

    Diríamos nós que, na construção civil todos os custos, dos materiais e de mão de obra, são indecorosos!
  3.  # 4

    Todos sabemos que o pessoal que trabalha das obras começa a trabalhar às 8.00h e vive à grande e à francesa.
  4.  # 5

    Colocado por: PicaretaTodos sabemos que o pessoal que trabalha das obras começa a trabalhar às 8.00h e vive à grande e à francesa

    Desse ponto de vista não partilhamos a mesma opinião. Conheço quem começa a trabalhar às 8.00h, sai às 19.00 ou 20.00h, não é pedreiro e não «vive à grande e à francesa». O salário não ajuda.
  5.  # 6

    mas os preços de caixilharia em Portugal são absurdos.





    LOL!!esta muito boa è experimentar ver os preços la fora e depois vera!!quando fala em PVC estou de acordo mas aluminios nem pensar!
  6.  # 7

    Colocado por: ramos1999mas os preços de caixilharia em Portugal são absurdos.





    LOL!!esta muito boa è experimentar ver os preços la fora e depois vera!!quando fala em PVC estou de acordo mas aluminios nem pensar!


    Eu experimentei , como já disse temos 3 imoveis lá fora todos com reconstruções entre os 20 e os 10 anos. A diferença de preços cá entre o aluminio e o PVC é cerca de 10 a 30 % nos orçamentos apresentados. Na quinta construimos todos os anos no verão. Na minha familia somos pobres , mas ainda temos onde morrer e gastamos os nossos parcos rendimentos nas nossas casas e nunca em jantares fora. Os dados de valores lá fora são do verão passado para janelas em PVC para uma cozinha de verão num país nordico. Incluiram entrega e montagem na dita cozinha. E perguntam vocês " Para que é que aquele tipo precisa de uma cozinha de verão". Sim é de loucos, porque tradicionalmente gostamos de compotas , enchidos e frutas secas no inverno. Tudo feito em casa e com a "certificação" da avó. Não é para venda fiquem descansados, longe de mim querer estragar o negócio ás grandes superficies de alimentos trangenicos ou de carne hiperinjectada de antibioticos e esteroides.
    Mudando de assunto , hoje de manhã lá acordei com calor humano e animal usual (com a mulher e o cão em cima de mim). Isto do frio no inverno é bom para aproximar a familia mas é mau para as costas. Levantei-me e tomei o café da manhã para acabar o pão de leite caseiro . Ah aquele cheirinho de pão de leite com 3 dias torrado é tão bom. Li os cabeçalhos da propaganda nacional e internacional e lembrei-me.
    O tipo da casa de ferragens queria 23 euros pelo canhão da fechadura (Sica ou Cica eu não li nem olhei bem para a fechadura ainda) mais 25 pelo trabalho. Pá, pensei eu , vou-me armar em camarada do nacional espertismo e dou um salto ali ao Bricocoisa a ver se têm para lá um canhão para aquilo. Meti-me no boguinhas ( que já não é lavado á 3 meses com estas coisas das bricolages e construções) e lá fui eu . Cheguei e pimbas, fui directo á zona das ferragens. Como é obvio não havia canhão , mas a sorte ilumina os audazes, eh lá uma fechadura a 13 euros . As dimensões a olho parecem-me mais ou menos as mesmas . O pior que pode acontecer é eu ficar com uma fechadura chinesa por 13 euros e pendurar isto na parede. "Vou comprar" , Aproveitei e passei nas ferramentas para comprar uma ponta daquelas misturadoras para tinta. Isto de andar a misturar tinta com a a chave de fendas já não é para um pintor "profissional" como eu . LOL Enfim derreti 15 euros nas compras e ganhei mais um trabalho para quarta de manhã. Quando forem lá ligar a electricidade aproveito e tento meter a fechadura nova (lá vou ter de carregar a ferramenta toda). Agora vou ás pinturas aqui , testar o equipamento novo e ver se ainda é esta semana que começo a meter a mobilia no quarto. Até breve , e lembrem-se , este diario é para rir , é feito de aventuras e desventuras de um tipo que se tenta "safar" conforme pode. As limitações financeiras, fisicas e intelectuais são minhas e bastante explicitas (acho eu ). Até breve rapaziada das calças rotas e cheias de cimento com quem tenho aprendido tanto. :)
  7.  # 8

    Eu gostava era da receita do pão de leite caseiro... :)
  8.  # 9

    Colocado por: pipocas4Eu gostava era da receita do pão de leite caseiro... :)


    Fermento Vivo meia embalagem do Lidl.
    2 copos de leite do dia morno (temperatura do corpo)
    1 colher de sopa de açucar (O amarelo é melhor e mais natural)
    Dissolve-se o fermento e o açucar no leite morno.
    Dissolver em seguida 3 colheres de sopa de farinha tipo 65.
    Deixar o fermento a actuar durante uma hora . Não esquecer fechar o recipiente.
    Durante este tempo tirar do frigorifico 5 ovos grandes , manteiga sem sal (120 g) e deixar a aquecer durante essa hora. Tudo tem de estar á temperatura ambiente.
    Cobrir 150 gramas de sultanas com agua acabada de ferver e cobrir para largar os aromas.
    10 ou 15 minutos depois adicionar um calice de conhaque ás sultanas.
    Quando a massa com fermento começar a largar bolhas (o fermento a actuar) adicionar a manteiga e dissolver (a manteiga já deve estar bastante macia quase em pasta).
    Adicionar á massa 4 ovos e a clara do 5º. Reservar a gema para utilização prosterior.
    Adicionar uma colher de sobremesa de açucar baunilhado á massa e um copo grande de açucar.
    Tirar as sultanas do liquido e adicionar á massa.
    Começar a adicionar farinha até conseguir amassar. Fechar novamente e deixar a levedar mais 5 horas (pode ser durante a noite).
    Quando a massa crescer pelo menos 2x o volume (depende do fermento e da qualidade do leite, têm de ser naturais e não de tetrapack com 500 antioxidantes), começar a amassar bem e adicionar farinha se necessário.
    Separar em pães pequenos e meter no tabuleiro em cima de papel vegetal.
    Adicionar á gema reservada uma colher de sopa de sumo de laranja e misturar bem.
    Cobrir os pães com a mistura.
    Cobrir os pães com pelicula aderente durante 20 min (mais melhor).
    Pré aquecer o forno electrico a 170-180ºC
    Colocar os Pães no forno e deixar só a resistência inferior ligada durante 15 min. Não abrir o forno durante este tempo .
    Deixar no forno mais 10 a 15 min até cozinhar bem , aqui já pode abrir para confirmar se estão cozidos ou não .

    Bom apetite. :)

    O resultado deve ser este
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira, riscas
      cake.jpg
  9.  # 10

    Colocado por: Anonimo16062021


    Lol..
    Concordam com este comentário:ramos1999


    Antes de rir tem é de se perguntar quanto é que valem em euros ;) olhe que vendendo todos (aos preços de mercado actuais) não dava para comprar um apartamento de 100 mil euros e os rendimentos são abaixo da média per capita. Sim somos pobres, temos rendimentos abaixo da media .
  10.  # 11

    Lol estou a gostar
  11.  # 12

    Colocado por: faisca (...) Até breve , e lembrem-se , este diario é para rir ,

    Se nos visse neste momento, ver-nos-ia com um sorriso de orelha a orelha, divertidíssima com as suas «aventuras e desventuras»! O seu «diário» é engraçado e serve de passatempo (entretenimento, entenda-se...). Aguardam-se os próximos capítulos.
  12.  # 13

    Colocado por: faisca (...) Tudo feito em casa e com a "certificação" da avó. Não é para venda fiquem descansados, longe de mim querer estragar o negócio ás grandes superficies de alimentos trangenicos ou de carne hiperinjectada de antibioticos e esteroides. (...)

    Ah... e também estamos consigo porque se percebe que defende a alimentação natural, caseira, feita por processos manuais que não envolvam alimentos modificados - o que não é fácil nos dias de hoje, porque a farinha, que usou para os seus pães de leite, pode ser de trigo importado, geneticamente modificado, por exemplo -, e, igualmente como o faísca, isso faz parte da nossa bandeira, enquanto nos for possível, com preocupações extensivas a toda a nossa família. Portanto, bem-vindo ao clube!
  13.  # 14

    Colocado por: faisca
    O resultado deve ser este
      cake.jpg


    Esta receita dá para quantos paezinhos?
    Nham, nham.
    Obrigado :)
    • faisca
    • 23 fevereiro 2015 editado

     # 15

    Deu ai para 2 mega pães de um kilo cada um :)
    Hoje, segunda feira , estou carrancudo ás toneladas. As peças chegaram tarde á oficina e tive de ficar até mais tarde a acabar um carro. O chefe , como habitual, veio com a pica toda para esbardalhar a cabeça a um tipo (Sem razão nenhuma porque eu hoje como habitual já paguei a semana de trabalho á casa). Ainda bem que hoje estava lá um animal que fica abaixo de mim na cadeia alimentar do ecosistema interno. Eu sei que maior parte de vocês nunca trabalharam nem compreendem as relações complexas do ecosistema de uma oficina. Para terem uma ideia é tipo os gorilas em africa, os gorilas agarram em paus , nós em chaves de cruzeta e desmontas. Uma coisa bem terra á terra, a natureza no seu explendor. Vá lá nem foi muito mau, agarrei-me ao trabalho e fiz-me de surdo o dia todo .
    Pior foram os telefonemas da ZON, FON, PON, MIAUS, MEOS e afins. Opa, nunca pensei que a EDP partilhasse os numeros pessoais com aquela bandilha de pintas. Vou ter de apresentar reclamação como é obvio. Toda a gente quer vender internet e tv, e para isso umas 10 chamadas de cada um deles deve chegar. Pensam eles LOL, numa casa em que a tv não é ligada á 3 semanas...
    Á hora de almoço cheguei e a mulher estava em estado catatonico tal como o cão (o desgraçado do bicho escondeu-se debaixo da cama). O raio do telefone não parava com SMS's e telefonemas a querer impingir internet e tv. Como só tenho uma hora para almoço que é que eu me lembrei , perguntei á mulher (a minha adoravel esposa é estrangeira para quem ainda não percebeu), eles falam ingles contigo ? Ela respondeu , " Só um tipo , mas ele entendia e respondia em português". Porreiro pá , virei-me eu , agora vais subir a fasquia , que é que achas ? Ela , " Como assim? " um bocado assustada. Agora atendes o telefone em Filandes , Polaco ou em Russo , podes escolher . Como é obvio a nossa cauda com pontinha de seta saiu do rabinho, os cotozinhos cresceram , ficamos vermelhos e demos um sorrizo malandro com dentinhos á vampiro.
    Á chegada do trabalho perguntei á mulher como é que tinha corrido. Ela confirmou que resultou , com uma excepção. O tipo que entendia ingles... A melhor maneira para mim de resolver estes problemas é o "Passa para cá o telefone que eu resolvo isto na proxima chamada". Dito e feito , o homemzito ligou (lembrem-se que o inferno começou ás 8 da manhã e ja eram 6 e tal da tarde).
    eu - Boa tarde , que deseja?
    ele - "Xomos da ZON FON XON e temos os melhores preços do mercado em internet e tv ! "
    Agora é que isto vai dar gozo, até estala !!!
    eu - E por acaso acha que vai conseguir um preço abaixo daquele que eu tenho ?
    ele - Tenho a certeza absoluta ! Quanto é que o senhor paga de internet ?
    eu - Nada, é de borla. A minha Junta de freguesia tem um hot-spot gratis em frente ao predio, a empresa no rés do chão tem a pass do wifi igual ao nome da mesma e os meus pais vivem no predio ao lado e tenho password deles também. Além disso a empresa deu-me a pass da free-zon e outro amigo também me deu a dele. Agora, quanto é que me vai pagar por mês para me furar a casa e me meter cá internet ?
    Desligou e problema resolvido (pelo menos por hoje)...
    Vá lá nem acabou mal , mesmo assim foi cansativo este dia. Acho deveras errada esta politica comercial. Vou ser honesto , a minha escolha se um dia precisar, nunca vai recair sobre nenhuma destas empresas. Nem um centimo para gente que não tem respeito. Quanto á EDP vou reservar uma horita para ir gastar mais uma folha no livro de reclamações. Não avisaram que iriam partilhar os dados pessoais com outras empresas. Enfim , mais um dia de luta do pé descalço cá do sitio . Até breve ...

    Nota dos pãezinhos: Se fizerem em pães maiores , seca mais lentamente e dura mais tempo . Essa é a receita da avó da minha esposa ;)
  14.  # 16

    simplesmente delicioso,
    o texto porque o pão não provei.
    Concordam com este comentário: dedao
  15.  # 17

    Falei cedo demais , os gajos da MEO voltaram ao ataque...
    • faisca
    • 25 fevereiro 2015 editado

     # 18

    Hoje, conforme o prometido , lá seguimos para a ligação da "luz" e para pendurar a fechadura chinesa na parede ou na porta. Levantei-me ás 6 da matina o que foi complicado. è que para quem não tem animais até é facil , para quem tem de dar a "volta" á meia noite é complicado. Eu passo a explicar, o meu pequenote (cão) é um tipo deveras inteligente e adora a familia. Adora tanto a familia que quando não temos uma explicação razoavel para sair ele nos deixa "presentes" na flor da carpete. Sim na flor, mesmo ao meio, para não largar o mau cheiro e ficar simetrica. Eu de manhã digo-lhe sempre que vou trabalhar, quando vamos ás compras dizemos-lhe que vamos á caça e trazemos as respectivas coisinhas boas. Se houver justificação, ele faz as suas necessidades na casa de banho , se não houver , temos presentes (O meu rapazote foi ensinado a fazer as "emergências" na banheira, é mais higiénico) .
    Enfim lá fomos nós por ai abaixo e chegámos dentro do horário previsto , eu agarrei-me á ferramenta e o tipo lá apareceu . Desarmei aquilo tudo e comecei a pendurar a fechadura com um parafuso (Levei uma caixinha de parafusos diversos que tenho , tirados de qualquer coisa que vá para o lixo). Entretanto oiço lá de cima "Eh lá , temos buracos". Começo a subir as escadas e pergunto "Temos ratos ???", isto já a pensar que os gatos que pela zona dominam não eram bons trabalhadores. "Nã , buracos no contador antigo para o parar" , xiça eu a pensar que em quanto tinha o contador antigo podia ter poupado para comprar uma ou duas casa. Voltei para baixo e o tipo pergunta "Por acaso não tem ai dois parafusinhos piç@ de porco" , pá , dei um salto e pensei , vou ter de escrever isto no forum. O unico termo "técnico" que conheço é mesmo o de parafusos piç@ de porco. Que raio , tanto eng que trabalhei , tanta casa de ferragens e parafusos e o termo técnico em uso é este. Deixo a questão , qual é o termo tecnico correcto de parafusos de piç@ de porco sem ter de usar nomes de partes baixas de nenhum animal?.
    Lá voltei ao trabalho e ajustei a fechadura , ainda precisei de uma altura que inventei de um estore velho mas lá ficou pendurada e ajustada na porta. Mesmo com os parafusos velhos , porque os novos que vieram na caixa partiram todos, tal como as brocas novas que comprei em promoção da BD. Afinal as brocas do chines duram mais LOL. Fechámos a casa depois da única lampada ter começado a propagar fotões pelas paredes cheias de fungos, desligámos o dijuntor e retornámos á base. Dia de trabalho e tal, a ver se não levo uma martelada no salário.
    No retorno começei a pensar já todo inchado dos meus "dotes" de ferreiro , tipo quando um tipo está prestes a borrar a pintura toda . A mulher perguntou o que me ia na cabeça. E eu respondi "Já sei como é que vamos arranjar duas portas e uma janela para a casa !!!" . Ela meteu as mãos á cabeça (já me conhece bem). "Vou fazer as portas e janela para aquilo em aço". Ui , ela ficou vermelha a deitar fumo pelos ouvidos e respondeu com calma " As fundações da casa não aguentam , conta com 250 kg em cada porta " . Sim porque ela me conhecendo bem sabe que vou querer com vidro duplo e forra interna em madeira. "Mas em aço, aquilo durava a vida toda" . Vira-se a mulher muito espeditamente "As portas e a janela vão ser feitas por alguém que saiba o que está a fazer, tu nunca fizeste uma porta". Opa , voçês sabem que quando recebemos uma ordem superior assim (sim elas é que mandam , e os tipos que dizem no café que eles é que mandam comem porrada em casa todos os dias), não existe muita margem de manobra. Lá temos de esperar pelo ultimo orçamento ... Retornei , deixei a rapariga á porta de casa e segui para o trabalho.
    Na hora de almoço cheguei a casa e , para meu espanto a mulher estava novamente em estado catatónico. "Outra vez os gajos da MEO ZEO ZON FON ?" . Não , o pequenote como não tinha com que deixar o "presente" , fez uma tenda em cima da cama (respectiva colocação dos lençois e cobertores em forma de gruta) , revirou a secretária toda á procura de tabaco, barricou-se em casa com sapatos e malas de viagem e refastelou-se com um kilo de açucar deixado em cima da mesa da cozinha.
    Sabem que mais , as semanas são dificeis mas já passou mais de metade. E este há mais pinturas aqui !!! Gostava de ter tirado umas fotos á fechadura mas esqueci-me da máquina fotográfica (Os telefones com androide e afins não passam nos meus testes de resistência mecanica). Há tipos que usam a quebra de teclados como tecnica de relaxamento, outros metem-se nos copos, os meus telemoveis voam LOL. É tão bom quando aquele instrumento do diabo se cala de vez ...

    P.S. Ela não me quer deixar , mas não me sai da cabeça as portas em aço ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira, jorgealves, riscas, almeida1
  16.  # 19

    Haja boa disposição ;)
    •  
      FD
    • 26 fevereiro 2015

     # 20

    Continue, está bom de ler. :)
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes, jorgealves, riscas, Dominus, void
 
0.0222 seg. NEW