Colocado por: elkefroQuanto ao preço, fazendo uns 150€/m2 de vidro... relativamente aos vizinhos, não me parece que existam problemas, de qualquer forma, posso sempre equacionar colocar laminas de sombreamento em alumínio na cobertura, ou utilizar outro material que não o vidro.
Colocado por: fsilva106qual é a utilização que vai dar á pergola?
se for para uso durante todo o ano (o que me parece ser) vai sair mais caro e ter mais chatiçes para legalizar
se for para uso exporadico só no verão, coloque faça uma coisa mais "amovivel" com uns barrotes de madeira e umas faixas no tecto,
ou mais pratico comprar uma tenda ja feita (continentes, akis, leroys e afins vendem)
Colocado por: zedasilvaPorque raio é que aqui fazer queixa do chico espertismo do vizinho é filha da porquice, mas a mesma atitude num país dito civilizado já é um ato de cidadania?
Colocado por: paulovalenteAutorização dos condomínios é necessária. Pelo menos para evitar chatice no futuro.
Tem de ter em conta que esse objecto poderá precisar de projecto à câmara.
E nesse caso, entre o projecto arquitectura e provavelmente um termo de responsabilidade de um eng. civil a dizer que a laje suporta o novo peso; precisa das assinaturas dos condóminos (não sei ao certo, mas a regra dos 2/3 vigorá para muita coisa).
Caso não faça projecto e seja necessário, uma denuncia de um vizinho à câmara entala a sua vida (seja ela feita hoje, amanha ou daqui a 3 anos).
Uma ampliação em estrutura amovível (e esta definição pode abarcar muita coisa) pode atenuar a necessidade de projecto. Por exemplo, a barraquinha de madeira do "Leroy" necessita de projecto à Câmara? É claro que aqui a escala tem muita importância.
Uma ampliação dentro dos parâmetros de "escassa relevância urbanística" também pode ser uma solução (está no RJUE a definição). Mas depende da interpretação da Câmara.
Eu já vi "marquises" de terraço a serem encaradas dentro dessa definição nas Câmaras. E aqui, tendo a autorização do condominio, tem tudo legal.
Pode usar, em vez de vidro, policarbonato alveolar para a cobertura. É muito mais leve, mais resistente (pelo menos as pancadas) e mais barato. Tem o inconveniente de às vezes ficar com mau aspecto.
Colocado por: zedasilvaPorque raio é que aqui fazer queixa do chico espertismo do vizinho é filha da porquice, mas a mesma atitude num país dito civilizado já é um ato de cidadania?
Colocado por: Rodri12
Zédasilva por vezes estas denúncias são simplesmente implicância.
À coisas que não afetam ninguém!