Colocado por: LuisGBSendo que a simulação para o englobamento dá valor diferente para o não englobamemento, porque fica o cidadão responsável em escolher pagar mais ou menos?
Colocado por: LuisGBQue implicações legais tem uma opção ou outra?
Colocado por: LuisGBNa declaração de IRS devo englobar as rendas ou não?
sendo as rendas das mesmas o único rendimento em Portugal
Colocado por: LuisGBHummm
Então não posso escolher apesar de na aplicação de preenchimento do IRS permita ambas as opções, englobar ou não. No simulador ao englobar dá um pagamento de aproximadamente 100 euros e se não englobar o valor é de 300 euros.
Colocado por: sgameirolxEstá a fazer o IRS com base em que categoria? B ou F (rendimentos Prediais)?
Quanto aos juros, quando são disponibilizados já paga automaticamente 28% para o IRS, ao optar pelo englobamento este valor será acertado, e até pode ser benéfico se o rendimento coletável ficar a abaixo dos 7000€ (o que duvido que seja a situação..)
Diz que tem morada fiscal.... mas está como residente? ou como não residente e apenas tem uma morada registada nas finanças cá de portugal?
Colocado por: de jesus mendesEu vivo em França, declaro as rendas, na categoria F, pago 28% de IRS em Portugal, e pago os meus impostos em França, ha transferi a residençia fiscal para França, para evitar de ter la reprentante fiscal, assim sendo trato todos os meus assuntos com AT, por computador, o que é obviamente muito mais façil
Colocado por: de jesus mendesSim sei isso que nao é obrigado a ter um representate fiscal em Portugal (atualmente) e olhe que foi uma carga de trabalhos para mim, para eliminar esse representante fiscal, devido a dona Administraçao me afirmar que era obrigatorio!, mas se o quizer ter; tambem nao ha lei nenhuma que o impede lol
Colocado por: LuisGB
Categoria F
Eu vivia em Portugal e vim para Inglaterra.
Munca mudei nada em Portugal por isso continuo como residente em Portugal.
Colocado por: LuisPereiraNão é obrigado haver um representante fiscal.Se, o contribuinte residir no espaço da União Europeia não, mas se residir em qualquer país extra comunitário tem obrigatoriamente que nomear um representante em Portugal.
Colocado por: LuisPereiraToda a gente agora faz a declaração de IRS por computador.Eu não faço! E vou continuar a não fazer. O motivo é simples: quantos mais entregarem pela net mais postos de trabalho são eliminados.
Colocado por: A. MadeiraSe, o contribuinte residir no espaço da União Europeia não, mas se residir em qualquer país extra comunitário tem obrigatoriamente que nomear um representante em Portugal.
Eu não faço! E vou continuar a não fazer. O motivo é simples: quantos mais entregarem pela net mais postos de trabalho são eliminados.
Dito isto, no ano passado recebi o aviso para pagar o irs, achei que era muito e, fui às Finanças saber o motivo. Foram amáveis e cordiais e fizeram no momento a simulação com englobamento que, foi muito mais favorável. Entreguei 2ª declaração - e aqui só pode ser pela net - , poupando com isso 300€.
Colocado por: sgameirolx
Não será bem assim..... se ja não mora à mais de 186 dias em Portugal já não é residente fiscal em portugal, se assim fosse teria que declarar cá os rendimentos que tem em Inglaterra o que não me parece que seja o caso.... Em inglaterra não faz os seus descontos como residente desse pais?
Se apenas tem categoria F não terá como fazer englobamento, porque como disseram anteriormente, englobamentos pressupõem juntar rendimentos, logo, se só tem um tipo de rendimentos não os pode englobar e tem de fazer de maneira autónoma... e deveria ate fazer como não residente.... (a taxa é igual, são 28%)