Qual a razão pela qual vai substituir? Não lhe sei dizer a melhor madeira mas o eucalipto não é grande coisa...
Aproveito para um off topic, e pergunta directa ao Riscos (pareces ter mais experiência nisto que eu) numa situação destas, em que temos as vigas de madeira já com alguma idade e que parecem estar em condições de utilização, que tratamento devem levar e quais os critérios para aferir se estão em condições ou não? Basta o toque? E uma vez que os topos estão directamente embebidos nas paredes de alvenaria de pedra (cujo contacto com as argamassas não é do melhor) qual a melhor solução para evitar o contacto com argamassas? Ouvi falar em folha de chumbo...como se aplica e é facil/barato? Obrigado
è assim....compramos esta casa para renova-la. O isolamento tem que ser feito...mais vale aproveitar para mudar o que for preciso uma vez por todas...em vez que ter que faze-lo daqui alguns anos..
em termos de madeira, o que recomenda ? Vigas em cimento pode ser mais interesse...ou nem por isso ? Ouvir falar de estrutura em aço leve...o que acham ?
Podem levar tratamento contra humidades e insetos(bicho da madeira etc)...
- Deve se ter em atenção as deformadas das vigas, os empenamentos e o efeito de torção que as vigas tiveram sujeitas ao longo do tempo que pode danificar a resistência das vigas, - Ver se apresentam fissuras, e o estado de humidade principalmente junto aos apoios, Estes pontos são vistos a olho nu.
-Na teoria encontramos um problema na juncão da agua com a madeira, mas na pratica ninguém o faz a quantidade de água é demasiado reduzida para provocar estragos na estrutura. A argamassa aplicada convem ser "Grout", no entanto também se ve muito a aplicação de argamassa de cimento.
Não deite dinheiro fora essa estrutura esta em boas condições e se o problema é o isolamento e a cobertura não mete água, faz pelo interior com la de rocha e aplica teto em gesso cartonado.
as telhas são em cimento...e algumas estão furadas. O que acontece é que algumas vigas (horizontais)..tal como na foto 1.... estão a ficar deformadas...como o tempo...e o peso das telhas..... è por este motivo que queria aproveitar para mudar barrotes e ripas....
Nota : uma divida...barrote e vigas é a mesma coisa, certo ?