Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia

    O meu inquilino comunicou-me via email que iria deixar o apartamento no dia 30 Março/2015. Essa comunicação foi feita há um mês atrás.
    Agora veio com uma conversa que afinal já não quer deixar o apartamento e para dar sem efeito aquela comunicação.
    Acontece que eu tenho interesse em terminar o contrato com ele, porque pretendo usar o apartamento.
    A minha dúvida é: ele pode voltar com a palavra atrás relativamente à comunicação que me fez e que depois se arrependeu? OU eu posso fazer prevalecer essa comunicação para terminar o contrato na data anunciada?

    Outra questão: se chegarmos a dia 30 Março/2015 e o inquilino não entregar a chave, qual o procedimento que devo tomar para o fazer deixar a casa?
    Normalmente o que acontece é os inquilinos deixarem de pagar e o assunto acabar em Tribunal. Aqui a questão é outra: o inquilino paga a tempo e horas, mas comunicou a sua saida no dia 30/03. Não o fazendo, não estará ele a ocupar uma casa de forma ilegal?
  2.  # 2

    Do pouco que sei a comunicação tem de ser feita 3 meses (90 dias) antes e feita em carta registada. Acho que por email ou verbalmente não tem efeitos legais nenhuns. Mas espera pelas opiniões do pessoal mais experiente na matéria.
    Concordam com este comentário: jccp
  3.  # 3

    Colocado por: jmrgba comunicação tem de ser feita 3 meses (90 dias) antes e feita em carta registada

    Todas as comunicações (legais) entre inquilino e senhorio devem ser feitas por carta registada com AR.
    A antecedência de denúncia de contrato depende da duração do mesmo.
    Assim, por esse motivo, não tem fundamento para denunciar contrato com inquilino nem para o obrigar a cumprir com a data que ele lhe indicou por email.

    Opções:
    - Se o contrato estiver perto do término pode opor-se já à sua renovação e aguardar.
    - Dependendo do cumprimento de determinados critérios previstos na legislação, e uma vez que pretende o imóvel para a sua habitação, poderá, eventualmente, denunciar por este motivo.
  4.  # 4

    Colocado por: diabo11982ele pode voltar com a palavra atrás relativamente à comunicação que me fez e que depois se arrependeu?


    A comunicação não cumpriu os requisitos legais...pode voltar com a palavra atrás.
  5.  # 5

    Obrigado pelas respostas.

    Efectivamente o meu inquilino vai deixar o apartamento e não vai pagar as rendas em atraso. Ja deu para perceber que o que vai acontecer é isso.
    Agora a minha preocupação é outra: ele não vai aparecer para entregar a chave e já soube que o apartamento está vazio. O que acontece é que os contratos da água e da luz continuam activos.
    Eu posso ir à EDP, apresentar me como proprietário do imovel, e solicitar que o contrato da agua e luz em nome dele seja cancelado? Ou tem que ser ele a fazê-lo?
    (eu tenho alguma urgência em fazer isto, porque no dia a seguir tenho uma pessoa interessada em arrendar o apartamento e obviamente ela não consegue fazer um novo contrato sem o actual estar activo)
    O que posso fazer?
  6.  # 6

    a entrega da chave, pode trocar o canhao da fechadura.

    nos contratos nao faço a minima ideia mas pode contactar a EDP por exmploo , melhor que ninguem o esclarecem!


    da maneira como conta a historia diria para levar tetemunhas em como a casa está vazia e quem sabe mesmo a psp ou gnr... nao me admirava nada que o inquilino "amanha" venha dizer que lhe vazou a casa e trocou a fechadura e lhe peça uma indmnização!

    hoje em dia o seguro morreu de velho!
  7.  # 7

    Resumidamente:
    Ele fez um sub-arrendamento a outra pessoa e essa pessoa também foi ludribiada por ele, porque julgava que a casa era dele. Entre eles apenas existiu um contrato verbal.

    A pessoa que agora está lá, tentou sempre, desde inicio obter o meu contacto, o qual foi sempre negado pelo meu inquilino, que lhe dizia que por mim estava tudo ok, em lhe ceder a casa. Mais tarde essa pessoa que agora está lá percebeu que poderia vir a ter problemas comigo e conseguiu por outros meios obter o meu contacto e falou comigo. Penso sinceramente que esta pessoa esteja de boa fé, ao contrario do meu inquilino que arranjou maneira de liquidar as rendas atrasadas com o dinheiro que este lhe dava, mantendo assim as contas em dia. Pensam vocês (e eu tambem): porque razão ele sub-arrendou a casa (pelo mesmo valor que pagava, note-se) e não a entregou antes? POis, não sei...


    Sendo assim, e uma vez que ele fez um sub-arrendamento (violando o contrato), creio que não vai cair na tentação de me acusar de que lhe vazei a casa...
    mas sei lá...sou um leigo nestas coisas...
  8.  # 8

    entao ele foi artista para lhe fazer isso, e acha agora que nao é capaz de coisas piores?

    uiiiii......faça tudo com muita cautela, para nao ter nenhum dissabor!

    para mim advogado ontem ja era tarde!
  9.  # 9

    Bem, ou estou a ler mal, ou esta história está um bocado mal contada?

    "Acontece que eu tenho interesse em terminar o contrato com ele, porque pretendo usar o apartamento."
    "Aqui a questão é outra: o inquilino paga a tempo e horas, mas comunicou a sua saida no dia 30/03"
    "Efectivamente o meu inquilino vai deixar o apartamento e não vai pagar as rendas em atraso"
    "Eu tenho alguma urgência em fazer isto, porque no dia a seguir tenho uma pessoa interessada em arrendar o apartamento e obviamente ela não consegue fazer um novo contrato sem o actual estar activo"

    Isto está um bocado confuso, não está?
  10.  # 10

    Numa fase inicial do tópico não pretendia dar demasiada informação porque já sabia que a informação principal que pretendia saber - que era se uma comunicação por email serviria para terminar um contrato de arrendamento - não iria ser dada de forma tão clara como pretendia porque se iria "misturar" com o facto de ter rendas em atraso.
    Efectivamente o arrendatário tem dois meses em atraso.

    A questão do sub-arrendamento soube disso há dois dias atrás pela propria pessoa que agora está lá.
 
0.0099 seg. NEW