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  1.  # 1

    Olá , alguém sabe o porquê de a EDP complicar tanto uma factura? então não bastaria sabermos quantas unidades consumimos o valor dessas unidades mais as outras taxas e total.
      factura edp.jpg
  2.  # 2

    Eu depois de olhar para esta factura, nem me apetece, pensar nela, "consumo já facturado", "consumo médio", "consumo estimado" aghhhhh....

    Para quê isto, para não termos paciência de analisarmos bem a factura e nos cobrarem mais, ou talvez não, e é mesmo para complicar sem outra razão...

    Penso que era melhor ter só os valores consumidos no mês e depois o nosso saldo.

    Se me souberem explicar, agradecia, pois, realmente não entendo...
    Concordam com este comentário: JPN761
  3.  # 3

    afinal qual foi o meu consumo? :-(
  4.  # 4

    Realmente não estou a ver a duvida... É das facturas mais simples de se perceber.
    A única coisa que não está bem é como a EDP (e todas as outras empresas do tipo) procedem quando existem aumentos. Deviam de ser obrigados a fazer uma contagem no dia que existe aumentos, neste caso a dia 31 de Dezembro.
    • Paio
    • 28 março 2015

     # 5

    Realmente estes gajos da EDP tem umas facturas a moda da me****
    Também não entendo nada disso, para mim mandaram faturas que tb não se entendem nada de nada...
  5.  # 6

    Colocado por: jmrgbRealmente não estou a ver a duvida... É das facturas mais simples de se perceber.
    A única coisa que não está bem é como a EDP (e todas as outras empresas do tipo) procedem quando existem aumentos. Deviam de ser obrigados a fazer uma contagem no dia que existe aumentos, neste caso a dia 31 de Dezembro.


    jmrgb, A minha duvida, é porque fazem a factura assim consumo medido, consumo estimado e o consumo já facturado, são todas assim, quando a leitura é feita por eles, mas tenho sempre mais kWh, no contador, as contagens nunca batem certo, fazem sempre estes acertos nas facturas até quando são por estimativa, o que ainda acho mais estranho...
  6.  # 7

    Colocado por: Sergio Afonsoafinal qual foi o meu consumo? :-(

    Primeira pergunta: tem tarifa bi-horária?

    Segunda pergunta: comunica a leitura da energia consumida?

    Do que interpreto, na factura, parece-me (que me corrija quem achar que não está correcto o meu raciocínio): o Sérgio tem tarifa bi-horária.

    Não comunica, por telefone, o seu consumo mensal de energia. A EDP emite factura de dois em dois meses; faz a leitura, no local, também, de dois em dois

    meses.

    Como tem tarifa bi-horária o consumo é contado em períodos de vazio e fora de vazio, com custos diferentes ( do mês 10 ao mês 12 de 2014, tem um custo de

    0,0946 - no vazio -, antes do aumento); a partir do mês de Janeiro/2015 [entre 01.01. e 16.01 tem um consumo medido, no vazio, de 60 kwh com um custo de

    0,0978. Já contempla o novo aumento e a leitura foi feita pelo leitor da EDP (consumo medido e não «médio») ]. O consumo estimado é feito pela EDP, com

    base no seu consumo médio; o custo de energia fora do período vazio é de 0,1785 até Dezembro de 2014 e de 0,1853 a partir de Janeiro de 2015.

    Os consumos «já facturados em vazio e fora de vazio» cujas quantidades são -273 e -549, deduzidos à factura, foram estimados porque não houve leitura directa

    entre 23.10 e 31.12 de 2014 e são descontados nesta factura, de 23 de Fevereiro de 2015.

    Se me permite, duas observações: não sei se vos é vantajoso ter tarifa bi-horária; para quem não controle muito bem os consumos em vazio e fora dele, o

    melhor seria optar pela tarifa simples; por outro lado terá todas as vantagens em pedir factura mensal e comunicar a leitura, por telefone, no mês em que o

    leitor da EDP não comparece, para a fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Afonso
  7.  # 8

    Obrigado, maria rodrigues, compreendo o que diz, que fizeram este acerto pois tinham facturado mais e entretanto o preço sofreu alteração, mas mesmo quando não há alteração do preço fazem acertos deste tipo, fazem a leitura, a minha mulher costuma enviar a leitura, há meses que não o faz, mas seja feita por eles ou seja feita por nós nunca batem certo... Acho que já há contadores que enviam a leitura pelo próprio cabo eléctrico, vou esperar por um destes, aí talvez venha a bater certo... ;-)
  8.  # 9

    maria rodrigues, a minha mulher preocupa-se em fazer as máquinas de lavar loiça, roupa e secar depois das 22h.
  9.  # 10

    Se fizer as contagens no dia recomendado, e não no dia que lhe apetecer, vai ver que os dados vão dar certo.
    Quanto ao bi-horária, realmente pelos dados dessa factura, não sei se durante o ano compensa esse tarifário... Eu por normal gasto mais electricidade no vazio que no cheio (principalmente no verão), mas tenho ciclo semanal e tive de mudar algumas rotinas.

    Aqui fica a minha ultima factura com as leituras enviadas nas datas recomendadas:


    Como pode ver, não tem as complicações que mencionou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Afonso
  10.  # 11

    eu deixei de enviar leituras para a EDP...
    é igual ao litro e eu ja pago o suficiente para eles
    contratem mais pessoas para fazer leituras, pois andam a lucra milhoes!
  11.  # 12

    Colocado por: Sergio Afonso (...) vou esperar por um destes, aí talvez venha a bater certo... ;-)

    Vou permitir-me dar-lhe um conselho e peço que não me leve a mal: telefone para a EDP - 808 53 53 53 -, entre as 8h e as 22h, de 2ª a 6ª, peça facturação mensal e «exija» uma data (é fixa), para comunicarem a vossa leitura. A EDP tem um espaço na frente da factura que diz: «mensagem edp Para a sua próxima factura, comunique-nos a leitura entre o dia 19-04 e o dia 22-04-2015 pelo telefone 808 53 53 53. Evite estimativas. Dê a leitura do seu contador.» As datas não são as mesmas para todos os consumidores. Os procedimentos da EDP, habitualmente, são os seguintes: informa, na factura, os dias de envio de leitura [a data é fixa e relaciona-se com o ponto de entrega (ver verso da factura e procurar em CPE- código do ponto de entrega -); o telefone, para as leituras, funciona 24h por dia, só tem que ouvir a gravação e proceder conforme pedido. De dois em dois meses é afixado um pré-aviso de leitura na porta do(s)prédio(s) ou moradia(s) a comunicar a data da próxima leitura, a fazer pelo leitor. Quem não quiser ou não puder abrir a porta, afixa a leitura na porta de casa para que o leitor a possa registar ou, comunica-a sempre, por telefone, na data sugerida na factura. A partir daí as contas começam a bater certo, se não houver esquecimentos, nem falhas; para tanto aconselharia a passar para a tarifa simples, até porque o fornecedor de energia não cumpre rigorosamente os períodos de vazio e fora de vazio. Com tarifa simples, o Kwh sai-me a 0,1587 e a potência contratada (a minha é menor do que a vossa) a 0,1561. Se fizer bem as contas, se calhar não compensa a tarifa bi-horária. Espero não ter trazido mais confusão do que esclarecimento.
  12.  # 13

    para mim é uma aberração nos tempos que correm eu como consumidor e cliente estar a ter que dar eu as leituras.
    só o facto de ter que ter mais essa preocupação no dia x telefonar a dar a leitura, enfim.
    e se por acaso não a der lá vem uma factura toda mais complicada com real estimativa para aqui estimativa para ali de x dias, que confusão. serviço da treta. para já não falar que por norma a estimativa é sempre acima. por outro lado a conta certa é outra aberração, então ai é que é mesmo complicado ter um controle sobre os consumos e facturação.
    Concordam com este comentário: Picareta
    • size
    • 29 março 2015

     # 14

    Colocado por: master_chiefeu deixei de enviar leituras para a EDP...
    é igual ao litro e eu ja pago o suficiente para eles
    contratem mais pessoas para fazer leituras, pois andam a lucra milhoes!


    Não será bem igual ao litro !

    1º - Não comunicando as leituras, fica sujeito a EDP ter que facturar por estimativa, que motiva "complicações" ao consumidor, como no presente caso.

    2º - Seria garantido, que os Gestores da EDP não fariam recair sobre o custo da energia os encargos que viessem a ter com a admissão do pessoal necessário para as leituras mensais ? Se calhar não, os milhões teria que aparecer na mesma.
  13.  # 15

    as inovações no sector energético só tem sido cosmética nada mais, e o lucro a aumentar. não vi a minha factura diminuir por que a empresa poupou quer no papel quer em pessoal a ir ver as leituras.
    Concordam com este comentário: Picareta
  14.  # 16

    Colocado por: jmrgbSe fizer as contagens no dia recomendado, e não no dia que lhe apetecer, vai ver que os dados vão dar certo.

    Quanto é que a EDP lhe paga para você lhe prestar esse serviço?
    Eu recuso-me a fornecer serviços gratuitos, principalmente a empresas tipo edp.
    Concordam com este comentário: master_chief
  15.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Quanto é que a EDP lhe paga para você lhe prestar esse serviço?
    Eu recuso-me a fornecer serviços gratuitos, principalmente a empresas tipo edp.


    A mim nada, mas estar a pagar 200€ de estimativa num mês e passado 2 meses pagar 15€... É tudo menos conveniente.
    Na minha herdade para além de pagar um valor astronómico de potencia ainda me foi exigido a instalação de um aparelho para enviar a contagem por gsm... Pago e não bufo...
  16.  # 18

    Colocado por: marco1 (...) para já não falar que por norma a estimativa é sempre acima. (...)

    Razão pela qual tem vantagens em comunicar a leitura (há anos que o fazemos, mesmo quando só havia a EDP.): evita pagar consumos antecipados, a contribuição audiovisual paga-se de acordo com o consumo - se for estimado, para cima, está a pagar adiantado... E se a factura for electrónica então lá se vai o controlo! E caso queira ter o suporte em papel (agora, não sei..., mas talvez seja importante para deduzir despesas domésticas no IRS), acrescenta-se o custo do papel e do tinteiro, da impressora, que não é de borla. Mudamos de moleiro, mas não mudamos de ladrão. Podemos não fazer a leitura mensal e esperar pelo leitor. Aí, temos de nos sujeitar a uma factura de dois em dois meses.
  17.  # 19

    "*o valor indicado inclui os encargos relativos ao Acesso às Redes no valor de €xxx,xx ( valor independente do comercializador)
    Os custos de interesse económico geral (CIEG) incluidos no Acesso às Redes correspondem a €xx,xx"


    Estes custos são uma percentagem sobre a estimativa ? e já não são tidos em conta nos acertos? ou só a contribuição audiovisual é que é paga de acordo com o consumo ?

    E esta contribuição audiovisual, pelo menos a quem tem tv por cabo, não devia existir...
  18.  # 20

    Estive a comparar as facturas aqui apresentadas e os consumos são diferentes mas a contribuição para o audiovisual é igual, logo este valor não está associado ao consumo.

    mas o Acesso às Redes parece ser uma percentagem sobre o total da factura, alguém sabe????
 
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