Iniciar sessão ou registar-se
    • ripff
    • 12 abril 2015 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Estou inclinado para a remodelação de um antigo armazém e transformá-lo numa bonita e moderna vivenda, tenho alguns problemas até que algum dia possa construir lá algo, mas o que importa, visto estar na posse de familiares, é que não teria de gastar dinheiro para ficar com ele nem com o generoso terreno anexo.

    Sem ser uma alternativa definitiva, a verdade é que seria um sonho poder transformar o espaço com as ideias que tenho e que vou tendo cada dia esboço rascunhos.

    Não sou um expert, já trabalhei como servente de pedreiro uns meses, percebo um pouco de instalações eléctricas e canalizações, vou ajudando aqui e ali familiares e amigos portanto percebo minimamente de técnicas e opções que tenho a nível de materiais e de soluções. Aquilo que não sei tenho procurado saber aqui no forum, esta é a minha primeira intervenção aqui e espero criticas construtivas e partilhar a minha experiência com todos, especialmente os que se encontram numa situação idêntica. Faço questão de usar materiais mais leves e que permitam melhor isolamento térmico e acústico, tais como madeira, pladur, aluminio, etc.

    Partindo agora para o espaço em si é um armazém agrícola anexado com uma cozinha (legalizado) com 30 anos que se situa na zona oeste num planalto com uma bonita vista. Tem cerca de 16x9 metros e cave com 16x4,5 metros. Tem parede dupla (tijolo 15) sem caixa de ar, 10 pilares distribuidos pelo perimetro e uma viga a toda a volta (onde apoia o telhado). A estrutura do telhado é de madeira em tesoura com asnas e é aí que reside a minha primeira questão, será possível aproveitar esta estrutura e modificar apenas a cobertura, mesmo que tenha de usar materiais mais leves ao invés de telha cerâmica?

    Tendo em conta que será uma recuperação e não uma construção de raíz terei alguma vantagem no moroso processo de licenciamento e nos custos associados?

    Em baixo deixo algumas fotos:
      IMAG0013.jpg
  1.  # 2

    A estrutura do telhado
      IMAG0012.jpg
  2.  # 3

    A traseira e o inicio do terreno
      IMAG0018.jpg
  3.  # 4

    Boa tarde.
    Se pensa em fazer obras e fazer do armazém uma futura habitação, informe-se sobre a legalização da mesma e faça as obras que tem a fazer posteriormente mesmo sendo você a fazer más com legalidade e com um projeto para não ter surpresas um dia mais tarde tanto em termos de estabilidade da casa como com as burocracias do nosso paí s.
  4.  # 5

    Será melhor verificar o Plano Director Municipal se lhe permite realizar o seu sonho. Depois perguntar na Câmara o que pode construir. Quando diz que é um armazém agrícola ...
  5.  # 6

    Colocado por: pedromdfSerá melhor verificar o Plano Director Municipal se lhe permite realizar o seu sonho. Depois perguntar na Câmara o que pode construir. Quando diz que é um armazém agrícola ...


    Colocado por: pedromdfSerá melhor verificar o Plano Director Municipal se lhe permite realizar o seu sonho. Depois perguntar na Câmara o que pode construir. Quando diz que é um armazém agrícola ...

    "sem ser uma alternativa definitiva"
  6.  # 7

    Obrigado pelas opiniões. A ideia será mesmo fazer tudo dentro da legalidade, a minha questão vai mais no sentido de tentar perceber com a opinião de pessoas que tenham passado por este processo de transformação.

    Quanto à viabilidade dela ser possível, acredito que a nível de PDM não haverá problemas, o armazém esta ladeado por habitações, algumas ate licenciadas recentemente.

    À parte disso tenho andado a fazer alguns cálculos para tentar perceber o que poderei gastar, mas a questão do telhado é para já a mais preocupante, não sei se a estrutura se encontra em condições de receber uma nova cobertura, possivelmente terei de chamar 'especialistas'
  7.  # 8

    Colocado por: ripffQuanto à viabilidade dela ser possível, acredito que a nível de PDM não haverá problemas, o armazém esta ladeado por habitações, algumas ate licenciadas recentemente.


    não tenha tanta confiança por causa disso, porque as leis andam sempre a alterar e gera-se situações engraçadas à custa disso. Olhe por exemplo na minha zona se o terreno não fosse urbano, mas se não fosse RAN nem REN e tivesse x metros de confrontação com uma estrada e água e luz a x metros podia-se construir uma moradia. À pouco anos mudaram tudo e agora só se pode construir se o terreno tiver mais que 4 hectares. Ficamos assim em muitas aldeias com ruas alcatroadas, com águas e luz, com terrenos com casas e entre eles, outros terrenos em que já não se pode construir.

    Muitas camaras disponibilização online ferramentas SIG onde se pode consultar o PDM. Se o terreno for urbano, torna-se mais simples.
    •  
      FD
    • 15 abril 2015

     # 9

    Colocado por: ripffa minha questão vai mais no sentido de tentar perceber com a opinião de pessoas que tenham passado por este processo de transformação

    Já leu https://forumdacasa.com/discussion/10125/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/#Item_1 ?
  8.  # 10

    Colocado por: FD
    Já leuhttps://forumdacasa.com/discussion/10125/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/#Item_1?


    Sim, já li, é curioso que foi exactamente esse tópico que encontrei ao acaso nas pesquisas que fiz e me deram a conhecer este fórum.

    Esse projecto bem como muitos aqui partem da reconstrução de uma antiga habitação, que não é o meu caso pois pretendo converter um armazém agrícola em habitação, o que a nível legal é bastante diferente e mais complexo. No entanto este em concreto é para mim uma referência a ter em conta a nível da poupança em algumas soluções e do rigoroso controlo do orçamento disponível. O meu caso será idêntico, tenho um plafond e terei de encontrar as melhores soluções para tornar o espaço habitável, ao meu gosto e sem que ultrapasse o mesmo.
  9.  # 11

    Caro Ripff,

    Respondendo à sua pergunta e deixe-me ser sincero, espera-lhe pela frente um gasto considerável de dinheiro e se assim é porque se preocupa com o que vai gastar em projeto, o projeto é uma gota de água.

    Adianto ainda que o facto de ser uma reconstrução não lhe trás vantagem nenhuma, veja que fazer novo de raíz é simples e direto, estes casos tem articulação com legislação muito mais complexa, levantamento do edificado e projectar com condicionantes que dificultam o processo, visto por este prisma não há motivos para o projeto lhe sair mais barato ou ser um processo legalmente mais simples.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ripff
  10.  # 12

    Obrigado pela opinião Nuno Costa, estou a contar com dificuldades mas estas só me farão desistir se houver custos de licenciamente exorbitantes, caso contrário o tempo e os projectos não serão problema. Em breve vou ter os conselhos/opiniões de amigos/familiares que estão ligados à arquitectura, engenharia civil e um pouco a cada especialidade da construção civil, penso que depois disso terei uma visão diferente das coisas mas até lá estou atento às opiniões de todos por aqui.
  11.  # 13

    Colocado por: ripffObrigado pela opinião Nuno Costa, estou a contar com dificuldades mas estas só me farão desistir se houver custos de licenciamente exorbitantes, caso contrário o tempo e os projectos não serão problema. Em breve vou ter os conselhos/opiniões de amigos/familiares que estão ligados à arquitectura, engenharia civil e um pouco a cada especialidade da construção civil, penso que depois disso terei uma visão diferente das coisas mas até lá estou atento às opiniões de todos por aqui.


    Com amigos e familia assim isso vai ficar uma pechincha!

    Cuidado com negócios com amigos e familiares!
  12.  # 14

    Colocado por: LuisPereira

    Com amigos e familia assim isso vai ficar uma pechincha!

    Cuidado com negócios com amigos e familiares!


    São opiniões de amigos e familiares, não trabalho! Não espero uma pechincha mas espero que fique muito mais barato do que ter de fazer de raiz.
  13.  # 15

    Ainda sem novidades em relações a burocracias, legalidades, licenças (ainda não é altura para começar a "levantar poeira") e para trazer algumas novidades ao tópico, aqui fica um esboço da opção de projecto mais válido para mim até agora nesta reabilitação que pretendo fazer. Foi começado por um arquitecto e depois eu fiz umas alterações por isso é provável que possa ter erros grosseiros. Talvez seja pôr um pouco a "carroça à frente dos bois", mas para mim é mais imaginar o espaço e exercitar ideias e soluções antes de tomar decisões definitivas.
      rascunho_planta.jpg
  14.  # 16

    Depois de uns meses sem novidades aqui vou eu tentar relançar um pouco a discussão. O telhado e a sua estrutura será substituido em breve pois o actual não está em boas condições e muito menos foi pensado para albergar uma habitação debaixo dele. A nível estético o único pormenor que gostava de alterar é a inclusão de umas palas no beirado que estendesse o tamanho do telhado cerca de 40/50cm no seu perímetro, esteticamente torna o armazém muito mais harmonioso.

    Tendo em conta que o armazém não tem qualquer pilar ou viga fora das paredes perimetrais e dado o grande vão entre estes elementos estruturais as opções que ponderei para a estrutura foram: Madeira (casquinha lamelada) e LSF. Parti então em busca de orçamentos e segundo uma das pessoas que visitou o local (construtor) tenho também a hipótese de fazer nascer um pilar que apoie uma viga de betão e assim fazer a estrutura com recurso a vigas de betão armado.

    Sei que a estrutura em Madeira ou LSF será sempre mais cara que uma solução com recurso a betão mas também muito mais leve e que tem menos implicações ao nível da estabilidade do edificio. Tal como se vê no esquema abaixo, o armazém tem pilares e lintel. Gostaria de obter opiniões sobre estas hipóteses.
      desenho.jpg
  15.  # 17

    Relativamente ao processo burocrático alguma novidade?
  16.  # 18

    Mas sempre pode construir?
    E os esgotos, electricidade, água.
    Vai conseguir licença de habitação?

    Colocado por: ripffesteticamente torna o armazém muito mais harmonioso.


    Bem, as suas preocupações estéticas ...
 
0.0212 seg. NEW