Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    faz-se isolamento pelo interior,, Mas normalmente somente em casos de construções antigas, pq nas novas provavelmente já estão isoladas entre as casas...
  2.  # 302

    Colocado por: Flaviano742faz-se isolamento pelo interior,, Mas normalmente somente em casos de construções antigas, pq nas novas provavelmente já estão isoladas entre as casas...


    Eu entendi que a questão das casas geminadas tinha a ver com a fachada lado a lado e não entre elas.
  3.  # 303

    Estava a falar de um exemplo de uma construção nova e que uma face vai encostar a outra casa ja existente...e o sistema escolhido seja Etics...gostava de saber como fazem nessa face? Parede dupla com o isolamento no interior?
    • eu
    • 24 maio 2015

     # 304

    Porque é que o tiveram que tirar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexp
    • eu
    • 24 maio 2015

     # 305

    Colocado por: Anonimo16062021terem detectado umidades de condensação entre a parede e o isolamento

    Sinceramente, não estou a ver como é que isso possa acontecer... só se existirem pontes térmicas... no EPS ?
    • eu
    • 24 maio 2015 editado

     # 306

    Colocado por: Anonimo16062021Ou,usando materiais pouco permeáveis ao vapor da água

    Mesmo assim, não percebo como é que se formam condensações com a temperatura desse vapor idêntica à temperatura do EPS e da parede...
    • eu
    • 24 maio 2015 editado

     # 307

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Basta que os mm por trás do EPS que no fundo criam uma camada de ar tenham alguma ventilação por um qualquer defeito de aplicação para que ocorram condensações nesse local.

    Mas para isso, o ar tem que estar bastante mais quente que a superfície do EPS ou da parede, certo?
    • eu
    • 24 maio 2015 editado

     # 308

    Colocado por: Anonimo16062021Na parede

    Ar mais quente que a parede? Então isso acontece no verão?

    Desculpem lá ser chato, mas quando não compreendo alguma coisa, faço perguntas até perceber.
  4.  # 309

    Há uma duvida que me assiste e que a questão já foi colocada neste tópico, mas que julgo não ter sido totalmente respondida.

    Nas arestas o sistema ETICS deverá levar os perfis de canto ou pingadeira (janelas), consoante as situações, certo?

    Na aresta de união entre duas moradias geminadas, onde se encontra a junta de separação das duas casas, como deverá ser executado o sistema ETICS, quando uma das moradias já se encontra executada?

    Geralmente esses perfis de canto levam rede, para reforço do canto, no entanto nessa aresta especifica como deverá ser executada a aplicação desse perfil de canto com rede, uma vez que não existe margem de trabalho, para a colagem do perfil e rede na face contigua à outra moradia, em virtude da junta de dilatação entre as duas moradias, geralmente não ser superior a 2 a 3 cm?

    Esta área acaba por se tornar uma zona sensível em virtude de poderem existir humidades na junta de dilatação entre as moradias, se esta não estiver bem executada.

    Dos inúmeros pormenores que já encontrei aqui pelo forum, também não houve nenhum que apresenta-se esta solução, uma vez que a maioria das moradias que por aqui utilizam o sistema ETICS, são isoladas.
    • eu
    • 25 maio 2015

     # 310

    Colocado por: Anonimo18072022Ae que por qualquer deficiência existe introdução de ar mais frio do que a temperatura de condensação nessa camada de x mm.

    Ar mais frio? Então mas não é o contrário? Não é o ar quente que condensa em superfícies frias?
  5.  # 311

    Colocado por: Anonimo18072022AEm sistemas Etics os parâmetros mais importantes são acima de tudo a estabilidade dimensional (temperatura e humidade), a resistência à tração perpendicular às faces e a resistência ao corte.

    Caro ETICS, na maioria das suas intervenções, para não dizer em todas as suas intervenções, eu concordo consigo uma vez que parece transmitir os conhecimentos e experiência de forma clara.
    Nesta intervenção também concordo consigo, que esses parâmetros são muito importantes, porém, e aqui eu não poderei dizer com toda a certeza se são todos os fabricantes, direi que foram alguns fabricantes, mas em Portugal este teste de Estabilidade Dimensional, por aquilo que me foi transmitido pelas marcas/fabricantes de EPS, não está estudado.

    Desde logo, sabendo que parâmetros como este que não estão estudados e por isso os valores não são conhecidos, e também sabendo que em grande parte das ETA's este parâmetro é referido, então temos que mais uma vez o EPS fabricado em Portugal não é o mais aconselhado.
    E isso é para o EPS100. Segundo me informaram o EPS60 ainda possui menos testes realizados, uma vez que, como também me informaram, é maioritariamente para preenchimento de caixas de ar, então não seria necessário tantos estudos.


    Cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • Rfr19
    • 25 maio 2015 editado

     # 312

    O problema de trabalhos mal feitos em Etics e de outros muitas vezes nao sao so culpa dos aplicadores, mas sim de quem manda fazer os trabalhos e dos patroes, e posso dar o exemplo...apos ter sido obrigado a emigrar vim trabalhar para junto da fronteira da Suiça, na minha primeira obra em França uns dos trabalhos que realizei foi de barramento de fachadas com Euromac 2, eu nunca tinha trabalho com etics, chegando na altura de ter iniciado os trabalhos o patrao( propietario) tinha mandado vir de Portugal uma palete de Weber therm pro porque o preço aqui era muito mais barato, iniciando os trabalhos sozinho comecei a ver as paredes e verifiquei que algumas estavam desaprumadas ate 3cm em 5 metros de altura, passei esse facto mas a pessoa disse que nao queria corrigir esse problema, e que queria a palete chegasse para fazer todo trabalho! pedi os perfis de angulo e em vez de ter comprado uns como se usam para o efeito, apareceu-me com uns metalicos com 3mm de rebordo, expliquei-lhe que nao eram os mais apropriados mas inventou logo desculpas, nao sei que e que aqueles davam porque depois levava ceramica e disfarçava na cola que ia levar! iniciei o barramento em Outubro e numa altura que as temperaturas rondavam os 5 graus positivos e começou a haver chuva! depois de ter estado 6 meses a trabalhar no interior da Villa! com isto tudo a pessoa so quis dar uma demao de barramento armado porque nao quis estar a gastar mais dinheiro, agora pergunto aos entendidos essa fachada vai levar se é que ja nao levou pedra(porque entretanto sai do trabalho porque a pessoa nao me fazia contrato) oque vai acontecer? é culpa do aplicador? minha nao ha-de ser porque sou uma pessoa zelosa e tento fazer as coisas pelo melhor possivel, apesar de ainda estar a adquirir experiencia em Etics pois em Portugal nunca tinha feito semelhante.
    E ainda tive o bom senso de colocar a massa de barramento antes, porque se fosse na conversa da pessoa tinha primeiro colocado a rede e depois a massa por cima!
  6.  # 313

    Colocado por: Rfr19O problema de trabalhos mal feitos em Etics e de outros muitas vezes nao sao so culpa dos aplicadores, mas sim de quem manda fazer os trabalhos e dos patroes, e posso dar o exemplo...apos ter sido obrigado a emigrar vim trabalhar para junto da fronteira da Suiça, na minha primeira obra em França uns dos trabalhos que realizei foi de barramento de fachadas com Euromac 2, eu nunca tinha trabalho com etics, chegando na altura de ter iniciado os trabalhos o patrao( propietario) tinha mandado vir de Portugal uma palete de Weber therm pro porque o preço aqui era muito mais barato, iniciando os trabalhos sozinho comecei a ver as paredes e verifiquei que algumas estavam desaprumadas ate 3cm em 5 metros de altura, passei esse facto mas a pessoa disse que nao queria corrigir esse problema, e que queria a palete chegasse para fazer todo trabalho! pedi os perfis de angulo e em vez de ter comprado uns como se usam para o efeito, apareceu-me com uns metalicos com 3mm de rebordo, expliquei-lhe que nao eram os mais apropriados mas inventou logo desculpas, nao sei que e que aqueles davam porque depois levava ceramica e disfarçava na cola que ia levar! iniciei o barramento em Outubro e numa altura que as temperaturas rondavam os 5 graus positivos e começou a haver chuva! depois de ter estado 6 meses a trabalhar no interior da Villa! com isto tudo a pessoa so quis dar uma demao de barramento armado porque nao quis estar a gastar mais dinheiro, agora pergunto aos entendidos essa fachada vai levar se é que ja nao levou pedra(porque entretanto sai do trabalho porque a pessoa nao me fazia contrato) oque vai acontecer? é culpa do aplicador? minha nao ha-de ser porque sou uma pessoa zelosa e tento fazer as coisas pelo melhor possivel, apesar de ainda estar a adquirir experiencia em Etics pois em Portugal nunca tinha feito semelhante.
    E ainda tive o bom senso de colocar a massa de barramento antes, porque se fosse na conversa da pessoa tinha primeiro colocado a rede e depois a massa por cima!



    Quando se fala em aplicador, estamos a falar não do aplicador em si (caso este seja apenas um "trabalhador"), estamos a falar da empresa que compactua com estes procedimentos errados. Como normalmente o aplicador é o "dono da empresa", dizemos o aplicador, mas nesse seu caso a culpa é do "patrão". Você tinha duas formas de fazer, isto é, referiu que não seria assim o mais correcto e fez bem, depois poderia dizer, eu não trabalho assim e "despedia-se" sendo que isso raramente acontece, ou também compactuava com a situação.

    A culpa é sempre de quem manda fazer mal, isto é, se o próprio patrão é o aplicador e ele faz mal a culpa é dele, se o patrão não é aplicador, e tem pessoas para executar o serviço, o patrão manda fazer mal às pessoas que executam o serviço, então posteriormente quem irá arcar com as culpas é o patrão, é a empresa, a empresa aplicadora.
    Também pode acontecer o contrário, imagine, a empresa aplicadora tem patrões conhecedores das regras da boa aplicação de sistemas ETICS e tem trabalhadores que "estão nem aí", quem irá arcar com as culpas é a empresa aplicadora, que depois internamente poderá abrir processos para saber o culpado. Há de tudo.


    Cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 25 maio 2015 editado

     # 314

    Ok, a imagem demonstra bem o que acontece... presumo que a linha a azul seja o ponto de orvalho.
    • eu
    • 25 maio 2015

     # 315

    Colocado por: Anonimo16062021Tauchpunkt

    Santinho...

    Colocado por: Anonimo16062021Compreende agora o porque de não ser muito aconselhado o uso das placas XPS nos sistema ETICS?
    E também o porque de eu ser tão apologista dos sistemas minerais?

    Sim, acho que foi muito claro. Obrigado pelas explicações.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  7.  # 316

    Colocado por: Anonimo16062021Tauchpunkt

    santinho, ou saúde.
  8.  # 317

    wallmate homee!!!!!
  9.  # 318

    e se fosse vermelho???
    • eu
    • 26 maio 2015

     # 319

    Esses gráficos estão mesmo bons. No início não percebi porque é que a inclinação da curva a azul mudava de caso para caso, mesmo dentro da parede, mas já lá cheguei: tem a ver com a pressão de vapor, que depende da permeabilidade ao vapor do isolamento, certo?
  10.  # 320

    Colocado por: euque depende da permeabilidade ao vapor do isolamento, certo?

    depende da permeabilidade ao Vapor de cada elemento constituinte da parede (reboco / tijolo / isolamento, etc), isto para traçar a linha a Azul
    depende também da condutibilidade térmica do material que constitui cada camada (isto para traçar a linha Preta).
    se as duas linhas de cruzam, há probabilidades de ocorrer condensação nesse local
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
 
0.0427 seg. NEW