Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    Em todas as vezes que feita a inspecção do gás na minha casa, fui aconselhado a colocar uma entrada de ar na cozinha, pois, quando é feito o teste de ligar o esquentador e exaustor ao mesmo tempo, a concentração de gases na cozinha chega quase ao limite máximo permitido. Os técnicos aconselharam-me a abrir uma entrada na caixa do estore e a colocar uma grelha.

    Nunca fiz muito caso, porque normalmente a cozinha não está completamente fechada, mas como vou ter que marcar a inspecção novamente, queria ver se desta vez resolvia a questão.

    O meu problema é que toda a cozinha tem janelas duplas. Ou seja, os anteriores proprietários mantiveram a janela de correr e os estore originais e colocaram uma segunda janela do lado de fora do estore. Portanto, fazer uma abertura na caixa do estore não resulta, pois a janela exterior não deixa entrar ar para a caixa do estore.

    Estou a pensar no que posso fazer para dar a volta à questão, de preferência uma solução simples que dê para eu fazer. Queria pôr de parte a hipótese de furar a parede. Ocorreu-me furar as própria janelas (o alumínio, não o vidro) ou as molduras onde as janelas correm.

    Alguém passou por isto, conhece alguma situação destas ou tem alguma ideia que me possa dar?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Tem de ter 10cm2 de área, portanto dificilmente conseguirá isso perfurando os caixilhos.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas10cm2 de área

    Não falta aí um zero?
    :-))
    • 8421
    • 28 abril 2015

     # 4

    Porque não retirar a janela de fora. Se for de correr é fácil de tirar.
  4.  # 5

    Se vai fazer uma abertura para entrada de ar fresco, está de facto a perder o isolamento térmico e acústico que a janela exterior proporciona, portanto mais vale tirá-la porque não ficará lá a fazer nada.

    Pode é ponderar a troca eventual troca de equipamentos: se aplicar um esquentador estanque (dará?) tem o problema resolvido, ou então eliminar o fogão a gás em favor de um eléctrico.
  5.  # 6

    Agradeço as vossas opiniões. Provavelmente irei optar por retirar as janelas exteriores, pois de facto, como o ClioII disse, deixam de ter utilidade.

    Colocado por: Picareta
    Não falta aí um zero?
    :-))

    Porquê 10 (ou 100) cm2?
  6.  # 7

    Colocado por: rooibosAgradeço as vossas opiniões. Provavelmente irei optar por retirar as janelas exteriores, pois de facto, como o ClioII disse, deixam de ter utilidade.


    Porquê 10 (ou 100) cm2?


    Área de 100cm^2 é o "número mágico" que emana da prática ou de um qualquer regulamento (julgo que o último caso) para este tipo de ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rooibos, Talhadeira
  7.  # 8

    Penso que a legislação do gas, pressupõe uma admissão de ar permanente no local de queima de aparelhos do tipo A, igual ou superior a 10cm2 (grelha com 10x10cm) 100cm2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rooibos
  8.  # 9

    Não sou nenhum perito no assunto, quem quiser pode pesquisar na NP-1037-1
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasigual ou superior a 10cm2 (grelha com 10x10cm)

    ai, ai menino Pedro....10x10 = 100cm2
    Vais ter que levar 4 reguadas!!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, j cardoso, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

    lolol... por isso não fui para Engenharia ;)...lololll

    PS: já estou a levar as reguadas dos engenheiros cá do forum... ui,iu...
 
0.0131 seg. NEW