Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, boa tarde a todos. É a primeira vez que participo neste maravilhoso fórum embora já tenha vindo por aqui ler e aprender sobre os vários temas que discutem.
    Decidi, agora que me reformei e que tenho todo o tempo do mundo, pintar a minha casa, fazer alguns arranjos de manutenção e remodelação - decoração.

    Tenho lido aqui sobre tintas, e concordo, como já tantos aqui disseram que não se deve poupar na qualidade da tinta se queremos um bom resultado final. Também é praticamente unanime que as melhores tintas acabam por ser as Robbialac e Cin. Gostaria de gastar um pouco menos do que nas marcas que mencionei e, como tenho uma loja Barbot mesmo ao pé de casa, estava a pensar comprar esta marca. Seria a Barbosilk, branca de 15L. Com 58 por cento de desconto fica-me em 91 euros. Quero então pedir-vos opinião sobre esta tinta Barbot e sobre o preço. Quero um acabamento acetinado, a minha duvida é se esta tinta Barbot é mesmo boa ou se é preferível outra marca.

    Gostaria também de saber como reparar a fresta entre os rodapés e a parede. Os rodapés são de mogno, foram postos há cerca de 12 anos e estão ótimos, mas a massa que foi posta na pequena fresta entre o rodapé e a parede como que estalou, partiu-se em muitos pontos e está a saltar. Não sei como tirá-la toda - será com uma espátula? E que massa é que ponho depois, qual é que é própria para isso?

    Obrigada pela vossa ajuda. Penso que ainda hei-de voltar com mais dúvidas pois ainda nem comecei, a procissão ainda vai no adro...
  2.  # 2

    Estou muito triste... Ninguem me responde...
      emotions_2s_full2.png
  3.  # 3

    Penso que pelo tipo de questões que coloca que não tem pratica em obras de pintura, donde estar a gastar em tintas é, potencialmente, asneirar e ter depois de contratar um pintor para repintar...

    Colocado por: GenaMarEstou muito triste... Ninguem me responde...
      emotions_2s_full2.png
  4.  # 4

    Obrigada por ter respondido embora a sua resposta me tenha deixado bastante admirada. Que tipo de questões é que eu coloco de onde você possa inferir que não vou conseguir o que me proponho? Penso que as questões que coloco não são mais nem menos que as que qualquer leigo na matéria colocaria tendo em vista pintar ou fazer trabalhos de manutenção na sua casa. Qualquer pessoa que comece este tipo de trabalhos geralmente não tem prática mas é assim que se adquire. Enfim, que grande ajuda que me deu... lol
  5.  # 5

    Boa noite,
    em relação a qualidade da tinta, esta a comprar bom material, e a bom preço, neste tipo de gamas a diferença entre marcas e "ela por ela".
    em relação a tal, frincha, retire como conseguir o que estiver solto, e depois de colocar a fita isoladora nos rodapés aplique massa acrílica, ou seja, silicone acrílico, e metido como um silicone normal, com pistola e e pintavel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GenaMar
  6.  # 6

    Quanto ao rodapé seria possível colocar uma foto do mesmo? Normalmente só se coloca massa entre rodapé e parede se a irregularidade da parede assim o exigir. O estalar da massa deverá ser consequência do comportamento térmico dos diferentes materiais que contraem e dilatam... Na escolha da massa dever-se-á assim de ter isto em consideração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GenaMar
  7.  # 7

    Colocado por: André S.Quanto ao rodapé seria possível colocar uma foto do mesmo? Normalmente só se coloca massa entre rodapé e parede se a irregularidade da parede assim o exigir. O estalar da massa deverá ser consequência do comportamento térmico dos diferentes materiais que contraem e dilatam... Na escolha da massa dever-se-á assim de ter isto em consideração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:GenaMar


    Obrigada por responder. Sim, amanhã de dia colocarei uma foto.
  8.  # 8

    Colocado por: H.L.Boa noite,
    em relação a qualidade da tinta, esta a comprar bom material, e a bom preço, neste tipo de gamas a diferença entre marcas e "ela por ela".
    em relação a tal, frincha, retire como conseguir o que estiver solto, e depois de colocar a fita isoladora nos rodapés aplique massa acrílica, ou seja, silicone acrílico, e metido como um silicone normal, com pistola e e pintavel.


    É o que vou fazer em relação ao rodapé. Quanto á tinta, embora me digam que a Cin por exemplo é melhor, creio que vou mesmo optar pela Barbot. Tenho a loja mesmo ao lado de casa e acredito que não seja má. O preço agrada-me pois não sendo baratinha também não é exorbitante como o preço da Robbialac ou Cin. Obrigada pela ajuda.
  9.  # 9

    e a obra é em...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GenaMar
  10.  # 10

    Colocado por: joaosantose a obra é em...


    Olá, boa tarde. A obra é em Odivelas.
  11.  # 11

    Já comprei 15 L Barbosilk, um bom rolo, um cabo extensor, tabuleiro, um bom pincel de recorte, um rolinho pequeno caso seja necessário, proteção de rodapés e ombreiras e plástico para proteger um roupeiro de parede e protetores para o chão. O quarto que vou pintar está completamente vazio. Hoje vou tapar os 4 buraquinhos que tenho na parede - que eram de pregos pequenos - com massa própria e tapar a fresta entre o rodapé e a parede com o tal silicone acrílico que me aconselharam. Ao fim do dia lixo suavemente os sítios onde apliquei a massa, limpo muito bem o pó de todas as paredes, aspiro tudo muito bem e começo então a proteger tudo com fita para amanhã logo de manhã começar a pintar. Acham que está bem assim?

    Agora só mais duas perguntinhas lol

    - Para pintar o teto acham que devo usar o rolo com o cabo extensor? E u percebo que o cabo extensor dá mais despacho pois permite pintar uma superfície maior, mas, não tendo eu prática se calhar estar do chão com os braços esticados vai cansar-me mais e vou talvez pintar com menos precisão do que se me subir no escadote e pintar junto ao teto. O que é que acham?

    - Tenho lido que se deve tirar a fita protetora dos rodapés, etc, antes de a tinta estar muito seca. Ora estou um pouco preocupada com isso pois não sei se amanhã conseguirei deixar tudo pronto. Vou dar duas demãos no teto, depois mais duas demãos nas paredes, mais os tempos de pausa entre demãos, se calhar só consigo acabar na quarta-feira. Se assim for, não faz mal a fita ficar de um dia para o outro? Imaginando que amanhã acabo o teto e dou a primeira demão nas paredes e depois dou a segunda demão na quarta de manhã. Quando for tirar a fita não estraga?

    - O mesmo em relação á tinta. Se ficar tinta já com a água misturada de um dia para o outro estraga-se?

    Agradeço a vossa ajuda pois vocês percebem disto e eu quero aprender, tenho boa vontade, muito tempo e gosto de fazer bem as coisas.
  12.  # 12

    O cabo extensor serve para quando não consegue chegar aos locais (tecto/ parede) a partir do chão. Portanto deve SEMPRE utlizar. Basta usar um cabo de vassoura de madeira e enfiar o dito no cabo do rolo. Não precisa de nada XPTO...
    Os remates ( sancas, rodapés, rodatectos) são 1º delineados à trincha/ pincel... depois é pinta com o rolo.
    Em cada demão de tinta de rolo, deve ter o cuidado de fazer a pintura cruzada.

    Quanto à fita.. o pior que pode acontecer, é ter depois de raspar a tinta que possa ter ficado/ trespassado o limite da fita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GenaMar
  13.  # 13

    Obrigada pela resposta Pedro. Eu vou experimentar com o cabo para o teto. Depois se vir que não me ajeito subo ao escadote e pinto junto ao teto. Para as paredes vou usar o cabo. Para o teto penso que se calhar me vai cansar mais mas não perco por experimentar. Sim, eu sei que tenho que fazer primeiro o recorte com a trincha. Vamos lá a ver como é que me saio. Alguma vez tem que ser a primeira. Obrigada pela atenção!
  14.  # 14

    Bom trabalho.

    Colocado por: GenaMarObrigada pela resposta Pedro. Eu vou experimentar com o cabo para o teto. Depois se vir que não me ajeito subo ao escadote e pinto junto ao teto. Para as paredes vou usar o cabo. Para o teto penso que se calhar me vai cansar mais mas não perco por experimentar. Sim, eu sei que tenho que fazer primeiro o recorte com a trincha. Vamos lá a ver como é que me saio. Alguma vez tem que ser a primeira. Obrigada pela atenção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GenaMar
  15.  # 15

    Colocado por: carlosj39Bom trabalho.



    Da primeira vez que me respondeu quase que me deitou abaixo. Quase, porque eu não caí! lol
    Já fiz o que me propunha para hoje e amanhã começarei a pintar. Estou cheia de entusiasmo e acredito que pintar é o mais engraçado pois o que andei a fazer hoje - preparar todo o quarto para a pintura - é cá uma seca! Acredito que vou conseguir. Com as explicações aqui do fórum, com as explicações do Sr. que me vendeu a tinta e com os vídeos que tenho visto no Youtube sobre pintura de tetos e paredes, alguma coisa há-de sair!

    Obrigada pela atenção desta vez!
  16.  # 16

    Ora aqui estou a dar o feedback depois da minha primeira experiencia de pintura. Pintar é divertido e gratificante. Tudo o que se tem que preparar primeiro tal como esvaziar o quarto a pintar, reparar alguns buracos de pregos, isolar rodapés, ombreiras de portas, janelas e chão, etc é que demora, cansa e dá muito trabalho! Não gostei nada dessa parte mas já passou. Quanto á pintura propriamente dita, o teto custou um pouco e primeiro não lhe dava o jeito lol. Parecia-me que a pintura com o rolo diferia do recorte que fiz previamente com a trincha. Dava a ideia de que a parte com trincha era menos viva que a parte com rolo. Também bati uma ou duas vezes com o rolo na sanca do teto, mas retoquei logo de seguida e ficou bem. Não há necessidade de bater com o rolo na sanca pois basta ir até cobrir metade do recorte. Usei o rolo com o cabo extensor e apesar das dores na nuca, estou orgulhosa pois correu bem. Tive o cuidado de disfarçar levemente sempre que passava o rolo e não ficou marcado. No fim da primeira demão parecia ainda um pouco feio, mas após a segunda demão já seca, está bem coberto, sem manchas, muito bom. Depois das dores no pescoço por causa do teto, as paredes parece brincadeira. É muito mais fácil e rápido. Também usei o cabo extensor para as paredes o que dá muito despacho. O pior é ter que esperar as 4 horas para dar a demão seguinte. Apetecia continuar logo de seguida para ver o trabalho completo lol. O facto de o quarto estar totalmente vazio ajudou muito. Agora acabei de lavar toda a mobília com 'Johnson's limpiador jabonoso para maderas' um produto que gosto muito e que já costumo usar. Também já lavei todos os objetos de decoração que eram laváveis e é só esperar pelas 6 horas mais ou menos para o marido ajudar a por a mobília de novo no lugar e arrumar tudo nos sítios. Amanhã passo a ferro a colcha e os cortinados que já estão lavados e depois é só aplicar no lugar. Ufa!! Nem quero acreditar que um já está. Na próxima segunda feira começo tudo de novo noutro quarto e até lá descanso que bem preciso. Obrigada a quem aqui respondeu e ajudou!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Costa53
  17.  # 17

    Surgiu outra questão -

    Tenho 2 riscos numa escrivaninha de mogno. O que é que consideram melhor para disfarçar? Há umas canetas mas já vi tentarem disfarçar com essas canetas mas acho que se nota sempre pois as cores acabam por ser diferentes do móvel. Os riscos não estão profundos. São á superfície apenas se ve a cor mais clara no sítio do risco. Alguém sabe a melhor maneira para aperfeiçoar?

    Obrigada.
  18.  # 18

    Existem umas barras de cera colorida à venda nos Leroy e afins... servem para enchimento na recuperação e restauro de moveis.
    Mas pode 1º tentar passar com oleo de cedro.. a ver se diminui o dano e se se conforma assim ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GenaMar
  19.  # 19

    Obrigada Pedro! Você dá-se sempre ao trabalho de responder e de ajudar.

    Pois, o óleo de cedro disfarça mas é muito temporário pois em pouco tempo os riscos notam-se de novo. Não sabia da existência dessas barras de cera. Amanhã vou já ver. Há 1 Aki e um Brico Depot perto de mim pode ser que também tenham.

    Obrigada pela dica ;)
  20.  # 20

    eu não usava nem sequer equacionava a idea do oleo de cedro ou produtos similares pela seguinte razão , se não der certo é gordura saturada que fica na madeira e depois não há nada que agarre aí sem uma profunda Lixadela ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GenaMar
 
0.0237 seg. NEW