Iniciar sessão ou registar-se
    • dadav5
    • 25 novembro 2009 editado

     # 1

    Bom dia, eu sei que este assunto talvez já tenha sido discutido neste forum, mas procurei e fiquei com mais duvidas.
    Adquiri recentemente um apartamento T2 de 2004, com cerca de 85m2, que possui pré-instalação de aquecimento central, apenas falta instalar os radiadores. Já estou a morar lá á cerca de 3 semanas e acho a casa fria, tenho mantido o aqucedor a óleo ligado praticamente todos os dias e como a casa não é muito grande tem dado para remediar.
    Gostava de montar um sistema mais completo que permita o aquecimento total da casa para maior conforto, tenho uma caldeira da Vulcano e o sistema permite a montagem de radiadores na sala, no wc, e nos quartos.
    Tenho pesquisado muito e deparo-me com casos em que os consumos são muito elevados e outros nem por isso. Em relação aos radiadores eléctricos tenho um amigo com uma casa com a mesma área que gasta 61€/mês em electricidade mais o acerto uma vez por ano.
    Será que me compensa instalar os radiadores e manter o sistema a gás, ou optar por radiadores eléctricos?
    Gostaria ainda de referir que a casa tem gás natural.
    •  
      FD
    • 25 novembro 2009

     # 2

    Colocado por: dadav5Será que me compensa instalar os radiadores e manter o sistema a gás, ou optar por radiadores eléctricos?

    Isso, acho, ninguém lhe conseguirá responder.

    Para ajudar, já sabe quanto é que lhe custa a instalação dos radiadores? A caldeira funciona a gás natural, correcto?
  1.  # 3

    Sim a caldeira é a gás natural, em relação á instalação dos radiadores o orçamento ronda os 600€ para as divisões que referi.
  2.  # 4

    Por uma questão de conforto, optaria por instalar os radiadores.
    Quanto a consumos, é muito relativo...depende de onde vive, da temperatura que quer ter dentro de casa, da eficiência da caldeira...Mas já é bom que seja a gás natural, mt mais barato que o de garrafa ou o canalizado.
    •  
      FD
    • 25 novembro 2009

     # 5

    Colocado por: dadav5ronda os 600€ para as divisões que referi.

    Tudo incluído?
  3.  # 6

    Colocado por: FD
    Colocado por: dadav5ronda os 600€ para as divisões que referi.

    Tudo incluído?


    Exacto, falta apenas cronotermostato, pedi o orçamento no Leroy merlin, já pedi a outras empresas via e-mail mas ainda não obtive resposta.
    Não sei se o valor é alto ou baixo, mas são apenas 3 radiadores, 2 dos quais de 6 elementos e 1 de 10 elementos e claro o toalheiro para o wc.
  4.  # 7

    Já agora gostava de acrescentar que na casa onde estava anteriormente tinha bilhas de gás, e aqui ainda não recebi nenhuma factura, mas acho que ter a caldeira apenas para banhos e tirar água quente deve gastar mais que um esquentador normal, o que tinha na outra casa aquecia mais e mais rápido, a caldeira acaba por demorar muito tempo a aquecer.
    •  
      FD
    • 25 novembro 2009

     # 8

    Com esse tipo de orçamento eu optava por instalar, fazia o teste (um dia uma coisa, outro dia a outra), tirava conclusões no final do mês e colocava aqui para todos verem... :)
  5.  # 9

    Pois, mas tambem a vida não está assim tão boa para gastar 600€ numa coisa e depois ter de comprar outro sistema, para além de ficar com as paredes cheias de radiadores :), é que já vi aqui no forum uma pessoa que num T2 com 100m2 gastava 35€ média anual com aquecimento central a gás, e toda a gente duvidou.
    Bem provavelmente irei optar por instalar os radiadores, pelo menos em relação aos eléctricos tenho uma ideia dos gastos e tambem não são baixos.
    Depois posto os resultados, é pena que mais pessoas não façam o mesmo, pois o existe uma discussão onde era suposto fazerem isso mas parece que apenas 2 ou 3 pessoas o fizeram.
    Ajudava muito, pois tornava-se uma base de dados para pessoas com duvidas destas, claro que cada caso é um caso, mas havendo muitos relatos acaba por se ter uma ideia melhor dos custos, sobretudo quando os construtores deixam o trabalho a meio, se meteram caldeira e pré-instalação, já agora tinham instalado os radiadores :( .
    Obrigado pela ajuda, mas se mais alguem quiser deixar a sua opinião/experiência e bem-vinda uma vez que não vou já instalar o sistema.

    Cumps.
    • naar
    • 25 novembro 2009

     # 10

    Boas,

    Eu tenho um T3 arrendado em Benfica (construção 2001), tem aquecimento a gás natural com AQS instantânea e os primeiros inquilinos que lá estiveram, quando se foram embora não estranharam os consumos, a inquilina actual também nunca disse nada acerca dos consumos.

    Eu no seu caso e visto que o investimento não é muito grande e a área também não, se calhar arriscava a experimentar!

    Cump.
  6.  # 11

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: dadav5mas acho que ter a caldeira apenas para banhos e tirar água quente deve gastar mais que um esquentador normal,


    depende da caldeira


    A caldeira é uma Vulcano Babystar.

    Colocado por: aprendiz2tente os convectores..(tipo YAGA) precisam de menos água (portanto menor consumo) e ao toque não queimam (crianças,cortinas) e em termos estéticos mais agradaveis

    problemas:.a instalação não permitir (mas consegue-se) e o preço (talvez)


    Mas esses convectores são eléctricos, ou não?

    Já agora lembrei-me de outra coisa, em termos de manutenção, como é que funciona?
  7.  # 12

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: dadav5Mas esses convectores são eléctricos, ou não?


    não são eléctricos,são uma alternativa aos radiadores (vulgares),mas com o mesmo principio.


    Por acaso não são uns todos bonitinhos que até existe em várias cores de RAL, vi uns assim numa exposição na FIL, já não me lembro da marca, mas os mais pequenos custavam quase 300€ cada um.
    Já agora não sabe o site da YAGA, já googlei e nada.
  8.  # 13

    Colocado por: aprendiz2jaga.be


    Realmente os produtos deles são exepcionais, devem ter é um preço algo elevado, mas obrigado na mesma pela info.
    Acho que vou instalar daqueles comuns, não vá os consumos de gás disparar e ter de os desligar e assim o prejuizo não é tanto :).
    •  
      FD
    • 25 novembro 2009

     # 14

    Colocado por: dadav5Acho que vou instalar daqueles comuns, não vá os consumos de gás disparar e ter de os desligar e assim o prejuizo não é tanto :).

    Desculpe estar-lhe a imputar o título de cobaia mas... porque é que não pondera comprar um de cada e depois estender aquele que for mais eficaz ao resto da habitação? Depois, poderia usar o menos eficaz na divisão onde menos falta fizesse...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
  9.  # 15

    Colocado por: FD
    Colocado por: dadav5Acho que vou instalar daqueles comuns, não vá os consumos de gás disparar e ter de os desligar e assim o prejuizo não é tanto :).

    Desculpe estar-lhe a imputar o título de cobaia mas... porque é que não pondera comprar um de cada e depois estender aquele que for mais eficaz ao resto da habitação? Depois, poderia usar o menos eficaz na divisão onde menos falta fizesse...


    Epá, isto está muito curto de euros para esse tipo de experiência, mas quando fala de instalar um de cada refere-se a gás e eléctrico?
    Se for o caso é como lhe digo, embora cada caso seja um caso tenho um amigo com um sistema de radiadores eléctricos que depois de os instalar quando veio a primeira factura da EDP ia caindo para trás, acabou por fixar o valor nos 61€ /mês com acerto no final do ano, isto para um apartamento T2 com áreas semelhantes.
  10.  # 16

    Tenho um apartamento médio (Viseu) e aquecimento central ligado a caldeira de gás, mas não é gás natural. O que acontece é que se tiver por dia ligada a caldeira, em situações normais:

    das 6:30 ás 8:00 da manha
    das 19:00 às 24:00 á tarde/noite

    isto resulta-me aí em 350 euros de gás por mês.

    Neste momento estou a pensar instalar um sistema alternativo a ligar ao aquecimento central.

    As opções que se colocam são várias, mas tenho ouvido falar dos recuperadores (eventualmente salamandras) a pellets. Mas não faço ideia nenhuma de custos, quer com a instalação, quer com consumos estimados - numa situação como a que referi.

    Alguma referência ou alguma ajuda que me possam prestar?

    desde já agradeço, cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
 
0.0177 seg. NEW