bom dia, estou a recuperar uma parede interior de pedra numa moradia. Acontece que a pedra após ter sido lavada com jacto de água ficou bastante áspera e com pequenas fissuras expostas. Queria que me aconselhassem qual a melhor forma de disfarçar este problema:colocar uma mistura de cal e areia? gesso e areia?cimento branco, cal e areia?Obrigado.
Foto da parede, não tenho foto melhor neste momento, mas dá para ver a pedra muito áspera. Se calhar vou pintar misturando cal, areia e gesso, o que acha?
Obrigado, mas eu não queria usar mais o jacto, até porque não tenho nem conheço alguém que tenha jacto de areia, queria uma solução para alisar e tornar a parede (só a pedra) mais macia porque assim até "arranha". Nas juntas levou massa à base de cal hidraulica e areia.
Uma pistola de areia encontra-se no Leroy ou Aki. Tenho uma que comprei no Lidl. Convém é usar um compressor com alguma capacidade, o meu de 50 litros torna-se curto.
Cal pura ou com alguma coisa misturada, tipo de um fixador? Vi isto na internet, estou inclinado para usar "água de cal", ponto 2 em baixo: Derivados da Cal: A Cal comum quando hidratada (também designada como cal apagada ou extinta) na quantidade exacta de água, transforma-se em pó, que por sua vez é solúvel em cerca de 700 vezes o seu peso. Se a água for em maior quantidade do que a estritamente necessária para completar a hidratação, forma-se uma pasta mais ou menos espessa a que se dá o nome de Leite de Cal. Em repouso, o leite de cal sedimenta, e à superfície formar-se-á uma água límpida a que se chama Àgua de Cal, sendo que no fundo o sedimento resultante se chama Pasta de Cal. 1· O Leite de Cal serve para a caiação e para a base das tintas tradicionais com base em cal e pigmento 2· A Água de Cal serve para a consolidação de alvenarias, tijolos, pedras em desagregação, recolagem e consolidação de rebocos. Pode ser utilizada como àgua de amassadura1, pois acelera deveras o tempo de presa2 da argamassa de Cal.
Como complemento ao que escreveu acima, pode tentar utilizar a agua de cal ( resultante da extinção de cal) como fixador/ consolidante superficial, depois de efectuar a pintura com tinta de cal.
Entretanto andei a pesquisar e encontrei estas duas soluções:
1- Mistura de cimento branco, cal, areia, pó de pedra e pigmento Trata-se de revestimento de caráter decorativo utilizado com a intenção de simular revestimentos pétreos, especialmente granitos. Produzido a partir da mistura de cimento branco, cal, areia, pó de pedra e pigmento, dispensava a necessidade de pintura posterior “porque esta pintura já é feita na própria argamassa na ocasião de ser executado o serviço” Existem diversos métodos de trabalhá-lo.
2-Tinta ecológica feita com cola branca, cal de pintura e óleo de linhaça A tinta preparada com cola branca, cal de pintura e óleo de linhaça tem algumas indicações: • A tinta feita somente com cola branca cria uma camada que impermeabiliza a parede e, se houver umidade, a água não evapora e pode formar bolhas e crostas. A cal acrescentada à tinta faz com que a camada fique mais porosa e permite a transpiração da parede. • O óleo de linhaça é secante e contribui para aumentar a durabilidade da tinta. Ingredientes para fabricar, aproximadamente, 18 (dezoito) litros de tinta com cola branca, cal e linhaça: • Pesar 8 (oito) kg de Saibro/terra seca; • 4 (quatro) kg de cola branca • 2 (dois) kg de cal de pintura. • 8 (oito) litros de água. • 150 ml de óleo de linhaça. • 250 ml de corante.
1- cuidado com essas experiências - vai ficar horrivel... imitação de granito sobre uma alvenaria de granito verdadeira... 2- cuidado com essas experiências - pode correr mal.