Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma casa nova com aproveitamento do sótão.
    O telhado é algo inclinado. A laje é feita com vigotas de cimento e abobadilha em esferovite (sem abas, deixando as vigotas a descoberto).
    Por cima tem telhas e imediatamente "colado" à parte interior à laje está o pladur.
    Tenho uma janela Velux com vidro com corte térmico no telhado.
    O isolamento térmico é mau, principalmente agora com o calor.
    Como posso melhorar ?
  2.  # 2

    O que não falta por aqui no forum é topicos sobre isolamento de sotão. É só perquisar...
    Concordam com este comentário: eu, joalage
  3.  # 3

    Pode remover o pladur existente, aplicar a lã de rocha e novamente o pladur.
    Concordam com este comentário: tiago_cbr
  4.  # 4

    Uma vez que tem aproveitamento de sotão o isolamento deverá ser pela laje do telhado, ou aplica xps no tecto e novo pladur por baixo ou então LM com BPV como disse o joalage(sendo esta a opção mais barata). Pode sempre colocar por baixo da telha mas iria ficar caro.

    Se o aproveitamento for so para arrumações o mais facil é isolar pelo chão com LM ou xps por exemplo para poder andar por cima dele.
    • eu
    • 22 junho 2015

     # 5

    Isso para ficar bem feito, era tirar as telhas todas, aplicar isolamento por cima das vigotas e colocar novamente as telhas, por cima do isolamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j.pedromonteiro74
  5.  # 6

    Provavelmente será essa a solução (levantar o telhado). Qual o melhor isolamento levantando o telhado, Roofmate ? (que espessura?), Roofmate + manta térmica ? Só manta térmica ?
  6.  # 7

    Essa e uma boa solução, até porque não perde área útil no interior, o problema é só mesmo o custo de levantar todo o telhado. Terá de ser XPS (Roofmate é uma marca de Xps), a espessura é quase a gosto sendo que deveria colocar pelo menos 6 a 8cm. Quanto maior espessura melhores prestações térmicas terá.
  7.  # 8

    Colocado por: euIsso para ficar bem feito, era tirar as telhas todas, aplicar isolamento por cima das vigotas e colocar novamente as telhas, por cima do isolamento

    O custo será superior, terá de fazer também novo ripado, quase um telhado novo, o que se irá aproveitar serão as telhas.
    • eu
    • 22 junho 2015

     # 9

    Colocado por: joalageO custo será superior

    A maria rodrigues diria que "Não há bela sem senão" ou então "não há rosas sem espinhos" ;)
    • JDCC
    • 23 junho 2015

     # 10

    Como já aqui foi referido tem 2 alternativas, ou pelo interior, neste caso retira o pladur, ou pelo exterior e neste caso retira as telhas. A minha opinião é que deve aplicar a espuma projectada de células abertas e baixa densidade, que permite que a habitação "respire".
    Veja video de demonstração:https://www.youtube.com/watch?v=Zo3Sb7b3pCc
 
0.0077 seg. NEW