Colocado por: alexp1º - Não existe falta de dinheiro no mundo, porque não foram os Marcianos que emprestaram.
Colocado por: alexpO problema é que no Monopólio do capitalismo não há lugar a começar de novo, ou seja a riqueza vai continuamente para os que ganham o jogo
Colocado por: loverscout
nao é verdade! Portugal sempre se conseguiu financiar nos mercados!
agora o custo é que era elevado.......e foi isso que levou a chamar a Troika!
Colocado por: sergyiovamos fazer um exercicio simples... imaginamos que cortamos a divida da grecia, para uns 70% do PIB... valor bastante bom.... o que acham que iria acontecer à grécia daqui por uns 10 ou 15 anos?
Colocado por: FDSe não há falta de dinheiro no mundo, para quê se preocupar para quem é que ele vai?
Colocado por: alexp1º - Não existe falta de dinheiro no mundo, porque não foram os Marcianos que emprestaram (o mundo deve uma fortuna a ele próprio).
Não é wtf nada...
Antes do famoso perdão da dívida, a Grécia andava com juros da dívida soberana acima dos 40%. Acha que quem foi comprar, foi com intenção e ajudar a "pobre" Grécia?
Era um "negócio da China", não tivesse a coisa dado pro torto!
Os empréstimos do FMI, quais foram as taxas de juro mesmo?
Hummm?
Está tipo aqui. O FMI foi tãããooo bonzinho com Portugal que faturou quantos Bilhões de euros com o empréstimo ao Zé Tuga, feito "para ajudar"?
Se quisessem mesmo ajudar, não tinham feito o empréstimo com 5,5% de taxa de juros! Se quisessem ajudar, cobravam um juro "simbólico", de digamos, 1%, no máximo. Mas não, isto é um negócio para muitos!
Rehn justificou a taxa de juro que Portugal deverá pagar pelos empréstimos europeus ao abrigo do programa de assistência financeira que deverá ser aprovado no início da próxima semana pelos ministros das Finanças da União Europeia, e que deverá rondar os 5,5 por cento, como indicou terça-feira passada em Estrasburgo."
Acho que estás numa praia que não é a tua e a falar de coisas sobre as quais não tens formação e/ou conhecimento, cometendo muitos erros de palmatória.
Colocado por: alexp
pronto pronto, Portugal deixou de pedir aos mercados antes dos mercados perderem o apetite pela divida Portuguesa. Está melhor assim?
Nenhum credor oficial emprestou a esses juros.
Esses são os juros exigidos por quem comprava dívida no mercado secundário - e correspondem a prejuízos sofridos por quem os detinha e os comprou à Grécia.
Mais: os empréstimos da UE e do FMI têm taxas de juro bastante baixas, a rondar os 2%. .
Colocado por: loverscout
mas nao é a unica...... ja vi que ha bastantes aqui na mesma situação!
Colocado por: Tyrande
Porque? É a sua praia?
É a praia de alguém aqui, já agora?
ps: não gosto de chamar a atenção neste ponto, mas não o conheço de lado nenhum para se dirigir a mim por "tu".
Outra vez o argumento do tratamento... é regra de tratamento usar-se o tutear em fóruns online, e tratar na 3ª pessoa ou usando o 'você' é tido precisamente como má educação. Mas cada um que trate os outros como quiser, ou me trate como quiser, daí tirarei conclusões. O que faz sentido é sermos todos 'tu' e não usar distanciamentos com a ilusão de respeito ou deferência.
Colocado por: loverscout
é muito diferente nao acha? ou para si é a mesma coisa? Portugal deixar de ir aos mercados é o mesmo que o Mercados deixaram de emprestar?
Colocado por: loverscoutvoce como muitos estão a ver o filme ao contrario! foram os perdedores que disseram: epah nao te quero pagar mais, mas vais ter que continuar a emprestar-me sem eu te pagar!
Colocado por: TyrandeEm parte acho "bem feita" que quem tenha comprado dívida à Grécia tenha saído no prejuízo.
Quiseram apostar num produto de alto risco, não quiseram?
Olha...perderam.
Temos pena.
Colocado por: eu
Não sei se sabe, mas Portugal tem cerca de 4,6 mil milhões de euros em dívida grega, em função da participação no fundo de ajuda.
Ou seja, se a Grécia não pagar, você e o seu agregado familiar vão perder cerca de 460 euros por cada membro da família. Sim, embora estas questões sejam muito abstratas, acabam sempre por afetar o cidadão comum.
Portanto... quando lhe aumentarem os impostos para cobrir a dívida grega que não foi paga... temos pena.
Colocado por: TyrandePois, pena para mim, que realmente pago os impostos!
Colocado por: FDSe não fosse a troika, a Grécia estava condenada a esses juros e bem que se desgraçava
Colocado por: danobregaOu então não, porque podia ter superavit primário e os credores da dívida soberana podiam ser maioritariamente externos. Certo?
Colocado por: FDHã?
Colocado por: danobregaSe a Grécia declarasse que pura e simplesmente não pagaria a dívida, de um dia para o outro começava a poupar dinheiro e nenhuma entidade interna ficaria descapitalizada. Nesta situação, mesmo que os mercados pedissem 1000% de juros, a Grécia estaria na boa já que não precisaria de pedir nada emprestado.
Colocado por: Tyrande
quais foram as taxas entao?
A dívida soberana foi negociada acima dos 40%. Os "anjinhos" que foram lá comprar para ajudar a pobre Grécia a ter liquidez (acho que na altura o próprio BCE foi comprar dívida grega), foi por pura vontade de querer ajudar!
Siiiimmmm!
EDIT: no meu post anterior, onde se lê, "emprestar €€", leia-se antes "comprar dívida". Deve esclarecer algumas confusões...
O problema não é só Grego, neste momento apenas os Gregos estão a fazer barulho porque o problema deles é o mais grave.
A questão que se levanta é a mesma que aconteceu na Alemanha após o fim da 1ª Guerra. Obrigaram um povo à miséria, e esse povo escolheu o Hitler para lhes arranjar uma alternativa. Neste caso levaram os Gregos à miséria e eles escolheram o Syriza. E se o Syriza não arranjar solução, o povo irá votar num mais radical ainda, é fácil de perceber.