Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Boa tarde a todos ..

    De que forma é que colocamos em risco de isto (construção da moradia) no final dar uma grande barraca, se não tivermos um projecto de execução?? ou seja, eu não o tenho, logo a solução passar por solicitar um correcto ? mas imaginem (estas decisões não me cabem a mim) que vamos para a frente sem o dito .. qual será o pior dos cenários ??
  2.  # 62

    Sejam meigos por favor eheheh ;)
  3.  # 63

    Colocado por: pokaontasBoa tarde a todos ..

    De que forma é que colocamos em risco de isto (construção da moradia) no final dar uma grande barraca, se não tivermos um projecto de execução?? ou seja, eu não o tenho, logo a solução passar por solicitar um correcto ? mas imaginem (estas decisões não me cabem a mim) que vamos para a frente sem o dito .. qual será o pior dos cenários ??


    eu tenho projecto de execução e só posso recomendar...
    se não tivesse, a casa era feita na mesma e não ia abaixo... não acho que seja assim tão grave, mas repare que sem projecto de execução o empreiteiro não sabe como fazer ao milimetro as coisas... pode depois como consequencia ter algumas coisas a sair ao lado do que é pretendido. Por exemplo, como é que sabe como se vão assentar os caixilhos? à superficie? Ao meio? Sob que peitoril? Como é o desenho do peitoril? É ele que manda fazer um qualquer? E as impermeabilizações, como vão ser? E os isolamentos? E o sistema de drenagem, quem é que diz como se faz? Há milhares de formas diferentes de fazer as coisas, e o arq. é que decide para o projecto qual é o mais adequado... o empreiteiro... executa o que está no projecto. O empreiteiro nem sempre sabe como se deve fazer quando não há projectos com os desenhos todos (projecto de execução). Prepare-se para algumas coisas mal feitas por falta de informação, e para pagar para depois se fazer como você quer... Isto em todas as fases da obra pode significar muito dinheiro (ou muitas coisas que não ficam 100% como você imaginou).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
    • box
    • 19 junho 2015 editado

     # 64

    como em tudo, o pior cenário estará dependente de vários fatores. Na minha humilde opinião considero o projeto de execução um documento de disciplina. obriga a pensar antes de fazer, ajuda a prever e a estimar com maior rigor o custo final da obra. Ajuda também a evitar a coisa mais cara das construções: modificações a meio da obra com o "já agora". Para quem depende de empréstimos bancários eu diria até que devia ser obrigatório. Mas é como em tudo. ser os donos de obra forem "estudiosos", tiverem muito tempo para dedicar ao projeto e acima de tudo cautelosos, comedidos e disciplinados, o efeito será menor. Apesar de temos alguns dos atributos acima referidos, vamos solicitar um PE pois com ele será mais fácil perceber onde podemos gastar mais (mais qualidade) e onde podemos cortar sem colocar em risco a conclusão e qualidade da empreitada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
  4.  # 65

    obrigada pelas opiniões ;)

    Irei falar com o resto da família e vamos la ver o que decidimos ..
    • A&J
    • 19 junho 2015

     # 66

    Mais concorrência... :)
  5.  # 67

    Colocado por: valtoresPor exemplo, como é que sabe como se vão assentar os caixilhos? à superficie? Ao meio? Sob que peitoril? Como é o desenho do peitoril? É ele que manda fazer um qualquer? E as impermeabilizações, como vão ser? E os isolamentos? E o sistema de drenagem, quem é que diz como se faz?


    Bom, isso tem muito que se lhe diga ...Aqui no escritório, essas coisas ficam logo definidas no Projecto de arquitectura em fase de licenciamento... ( por isso é que e obrigatório entregar a pormenorização construtiva... mas admito e vejo que na maior parte são uma amalgama de promenores sem nexo... ( alguns dos quais já passaram por aqui pelo forum - inlcusive no suposto Projecto de execução - Infelizamente continua anão ser garantia de nada, sa não lhe calhar um tecnico competente).
  6.  # 68

    Boa tarde a todos ..

    Digam-me uma coisa, faz sentido incluir as loiças das IS, pavimentos e revestimentos no orçamento??

    Na minha opinião não faz, são materiais de facil transporte, que poderão estar em promoção num local qualquer na altura da compra (não sei se estando dentro do orçamento pode ser comprado onde quisermos) e pagando só o assentamento, conseguimos poupar uns trocos.

    Segunda questão..

    É normal os empreiteiros apresentarem os orçamentos apenas com o valor total?? não preciso que coloquem o preço de tudo como é obvio mas acho que ao aparecer o valor total, não temos ideia daquilo que estamos a pagar .. São muitos espertos .. posso eu exigir que venha tudo discriminado ou tenho que me sujeitar ??

    Muito obrigada
  7.  # 69

    Colocado por: pokaontasposso eu exigir que venha tudo discriminado ou tenho que me sujeitar ??


    Se os seus projectistas executaram um mapa de quantodades ( mandou elaborar?), esse mapa tem os campos para o empreiteiro orçamentar os itens....
    senão sujeita-se,

    Pode pedir orçamento apenas com a mão de obra e fornecer esses materiasi.. depois convém ter isso muito bem coordenado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
  8.  # 70

    ah ok .. poiss não tenho nenhum mapa de quantidades pelo que tenho que me sujeitar ao que eles me apresentam :)
  9.  # 71

    Não tem não. Pode exigir que discriminem o orçamento por artes, no mínimo: pedreiro, trolha, etc. Eu NUNCA aceitaria um orçamento só com o valor global, nem aconselho
    Concordam com este comentário: Picareta, maria rodrigues, skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
  10.  # 72

    Colocado por: pokaontasA única imagem que tenho aqui comigo de momento é esta:

    A janela do 1º piso não poderia ficar alinhada com a de baixo?
    Concordam com este comentário: pokaontas
  11.  # 73

    Colocado por: pokaontasposso eu exigir que venha tudo discriminado ou tenho que me sujeitar ??

    Pode e deve. Acho incrível como muita gente aceita esses orçamentos.

    Mas na verdade quem deveria mandar executar um mapa de quantidades era o dono de obra, porque assim facilmente comparava os orçamentos. Quando é o empreiteiro a fazer um orçamento descriminado, muitas vezes o dono de obra utiliza o mapa de quantidades que mais lhe agrada para pedir mais orçamentos.....e depois ainda há quem diga que o cliente tem sempre razão!!
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
  12.  # 74

    Colocado por: JoannaA janela do 1º piso não poderia ficar alinhada com a de baixo?
    Concordam com este comentário:pokaontas


    ahahah poiss é :) bom olho ... sim tem que ficar alinhada!
  13.  # 75

    obrigada pelas respostas .. eu concordo e vou "exigir" que me discriminem o orçamento .. em relação a incluir as loiças, pavimento e revestimento é que ainda estou com muitas dúvidas .. provavelmente é mais fácil tomar essa decisão, vendo o valor que eles me levam por essas coisas :)

    aqui ficam as imagens do 1º andar e R/C (não estão totalmente actualizadas):
  14.  # 76

    upss .. não consigo colocar as imagens, não dá para colocarmos aqui documentos em Word ? :)
  15.  # 77

  16.  # 78

    1
      022.jpg
  17.  # 79

    2
      01.jpg
  18.  # 80

    assim é mais fácil comentar!!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pokaontas
 
0.0229 seg. NEW