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  1.  # 1

    Olá a todos.

    Espero não estar a abusar da vossa boa vontade ao pedir alguma orientação acerca deste assunto.

    Adquiri imóvel em zona privilegiada para turismo (praia, golfe, etc), com vista a rentabilizar através de aluguer de curta duração para férias. É óbvio que se surgir algum interessado em arrendamento anual a oferecer um valor interessante, também aceitarei, mas deixemos essa possibilidade de parte pois à partida será mesmo para férias, à excepção de alguns meses de Inverno em que o apartamento será utilizado por familiares que vivem no estrangeiro e passam todos os anos uns 2 ou 3 meses em Portugal.

    Tenho portanto duas opções (sendo que penso que até posso optar pelas duas em simultâneo), que são o arrendamento directo ao cliente final ou o arrendamento através de agências que fazem todo o serviço (desde a angariação do cliente, até à cobrança e manutenção do imóvel).

    Tendo em conta que ainda não avancei com nenhum pedido de licença para arrendamento de alojamento local (pois o negócio foi muito recentemente formalizado), será que ainda vou a tempo de tratar de todas as burocracias para o tentar arrendar pelo menos em Agosto e Setembro? (época alta)

    A minha ideia é ser eu a tratar de tudo, sem recorrer a agências, pois resido a curta distância do imóvel e tenho alguns conhecimentos que me fazem acreditar que posso fazer um bom trabalho. Mas se para ser eu a tratar de tudo existem burocracias que me impedem de o estar a colocar no mercado dentro de 2 ou 3 semanas e se através de uma agência estas burocracias são dispensáveis ou mais céleres, optaria certamente por recorrer a alguma agência durante estes primeiros 2 meses.

    Será que consigo ter o apartamento no mercado mais rápido recorrendo a uma agência de gestão de arrendamentos?

    A comissão cobrada é de entre 15% e 30%.

    Já agora, se alguém tiver a disponibilidade para me orientar nos passos a seguir até poder arrendar o imóvel legalmente (tal como pretendo), agradecia bastante.

    Obrigado pelo tempo e atenção!

    .
  2.  # 2

    Se vive perto do local, a melhor opção é colocar nas diversas plataformas de Alojamento local (Airbnb, homeaway, booking, etc)

    Têm muita e boa informação aqui:
    https://www.facebook.com/groups/alojamentolocal/?fref=nf
    http://www.alep.pt/

    Colocado por: P_LopezSerá que consigo ter o apartamento no mercado mais rápido recorrendo a uma agência de gestão de arrendamentos?

    Consege meter no mercado em menos de uma semana
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  3.  # 3

    Colocado por: P_Lopezagência de gestão de arrendamentos


    Estas agências estão vocacionadas para o aluguer tradicional, não para o AL. Em Lisboa já existem pessoas que gerem apartamentos/quartos/moradias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
    •  
      FD
    • 8 julho 2015

     # 4

    Em termos de burocracias apenas precisa de fazer uma comunicação prévia à câmara municipal, ou seja, não precisa de qualquer autorização ou licença.

    Para tal, visite o site da câmara e procure por informações sobre como fazer esse procedimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  4.  # 5

    Mas têm de abrir actividade nas finanças o que pode atrasar um pouco. De seguida têm de se inscrever nos sites e esperar a aprovação dos anúncios.
    Mais ou menos uma semana é o que demorei até ficar online.

    As câmaras para informação são algo erróneas, cada uma diz uma coisa. Nos links que deixei, estão lá imensas sugestões e experiências de quem já anda nisto à algum tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  5.  # 6

    Colocado por: orcamentos.eu

    Estas agências estão vocacionadas para o aluguer tradicional, não para o AL. Em Lisboa já existem pessoas que gerem apartamentos/quartos/moradias



    As empresas de LX a quem solicitei cotação, era em media 50% da tarifa por noite cobrada, uma delas ate um pouco acima, conhece alguma que cobre valores mais simpáticos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  6.  # 7

    50%... a isto se chama ladr"##
    Concordam com este comentário: P_Lopez
  7.  # 8

    Por 50% faço eu a gestão. Os valores habituais são entre 20% a 30% do valor liquido, isto é, após as comissões das plataformas.
    Têm de incluir o check in e check out, assim como toda a criação e gestão do anúncio, fotografias e afins. Também têm de tratar da limpeza, mas esse valor é pago em separado pelo hóspede.

    A forma de controlar tudo, é simples: O dono da casa recebe as transferências, pagando as comissões após recebimento. Assim, evita-se alugueres não declarados.

    Uma óptima opção é escolher alguém que já tenha boas referencias no sistema (entre 4 e 5 estrelas) já que dessa forma, o anuncio têm uma maior relevância

    Embora possa parecer caro, isto consome muito tempo e atenção.

    O checkin faz toda, mas toda a diferença, é ai que as pessoas ficam com uma boa ou má impressão do alojamento. Não é invulgar 3 / 4 horas de conversa..

    Gasta-se muito tempo a explicar onde ir, o que fazer, a prestar informação útil.

    É necessário estar sempre disponivel para os hóspedes e ir contactando com eles para os ajudar, especialmente se forem mais idosos.

    Muitas vezes vamos buscá-los e levá-los ao Aeroporto, que para uma pessoa idosa, com mais dificuldades em falar, pouca experiência em viagens, vale ouro. è por isso que alguns têm sempre avaliações muito positivas e outros não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  8.  # 9

    Orçamento de umas das empresas que contactei, 35% mais alguns serviços

    Opção a) - O que inclui?
    ‣ Selecção dos sites especializados aluguer turístico, mais adaptados ao perfil/localização/
    capacidade do imóvel em causa;
    ‣ Criação de anúncio*: colocação de texto/informação e fotos da sua propriedade para
    publicação;
    ‣ Publicação do(s) anúncio(s) da sua casa nos sites seleccionados;
    ‣ Gestão de contactos/Captação de reservas: gestão do contacto/pedidos de informação com
    os potenciais clientes/turistas, resposta a dúvidas e prestação de esclarecimentos, via email
    e/ou telefone, em diversos idiomas;
    ‣ Concretização das reservas (indicação ao hóspede dos valores p/ reserva, forma e timing de
    pagamento);

    * Nota: Os valores do serviço de criação de anúncio e de captação de fotografias não estão incluidos.
    3 - Opções de Serviço ✓ Opção a) - O que inclui?
    ‣ Check-in: acolhimento e “ambientação” dos turistas em diversos idiomas - fornecimento de
    instruções relativas à utilização do imóvel, informações úteis sobre a cidade/zona, o que ver, onde
    comer, fazer compras, etc.; entrega de chaves e recebimento de caução de garantia (valor destinado a
    cobrir eventuais pequenos danos na propriedade);
    ‣ Check-out: solicitação de feedback aos hóspedes sobre a estadia, bem como solicitação de
    apreciação/comentários a realizar no site; inspecção do estado do imóvel no final da estadia;
    recebimento das chaves e devolução da caução aos turistas;
    ‣ Limpeza : realizado antes da chegada dos turistas (e no final de cada período de uma semana, no
    caso da estadia se prolongar por mais de 1 semana);
    ‣ Tratamento de roupa : realizado antes da chegada dos turistas (e no final de cada período de uma
    semana, no caso da estadia se prolongar por mais de 1 semana);
    ‣ lavagem e engomadoria de todas as peças de roupa, referentes a roupa de cama e W.C., para o
    total da capacidade da casa/ hóspedes;
    ‣ Recebimento e depósito de rendas; Recebimento e devolução de cauções;
    3 - Opções de Serviço
    ✓ Opção b) - O que inclui?
    ‣ Check-in: acolhimento e “ambientação” dos turistas em diversos idiomas - fornecimento de
    instruções relativas à utilização do imóvel, informações úteis sobre a cidade/zona, o que ver, onde
    comer, fazer compras, etc.; entrega de chaves e recebimento de caução de garantia (valor destinado a
    cobrir eventuais pequenos danos na propriedade);
    ‣ Check-out: solicitação de feedback aos hóspedes sobre a estadia, bem como solicitação de
    apreciação/comentários a realizar no site; inspecção do estado do imóvel no final da estadia;
    recebimento das chaves e devolução da caução aos turistas;
    ‣ Limpeza : realizado antes da chegada dos turistas (e no final de cada período de uma semana, no
    caso da estadia se prolongar por mais de 1 semana);
    ‣ Tratamento de roupa : realizado antes da chegada dos turistas (e no final de cada período de uma
    semana, no caso da estadia se prolongar por mais de 1 semana);
    ‣ lavagem e engomadoria de todas as peças de roupa, referentes a roupa de cama e W.C.;
    ‣ Recebimento e depósito de rendas; Recebimento e devolução de cauções;
    3 - Opções de Serviço
    ✓ Opção c) - O que inclui?
    ‣ Selecção dos sites especializados em aluguer turístico, mais adaptados ao perfil/
    localização/capacidade do imóvel em causa;
    ‣ Criação de anúncio: colocação de texto/informação e fotos* da sua propriedade para
    publicação;
    ‣ Publicação do(s) anúncio(s) da sua casa em sites especializados na captação de turistas que
    procuram alojamento local;
    ‣ Gestão de contactos/Captação de reservas: gestão do contacto/pedidos de informação com
    os potenciais clientes/turistas, resposta a dúvidas e prestação de esclarecimentos, via email
    e/ou telefone, em diversos idiomas;
    ‣ Concretização das reservas (indicação ao hóspede dos valores p/ reserva, forma e timing de
    pagamento);
    * Nota: O valor do serviço de captação de fotografias não está incluido. Consulte, por favor os anexos de “Outros Serviços”.


    ✓ Opção a)
    ‣ “Serviço Global de Gestão;” preço: 35% do valor de cada reserva (s/ IVA);
    ✓ Opção b)
    ‣ “Serviço de Gestão”; preço: 65€*, até 2 pessoas; + 10€ por cada pessoa extra (s/ IVA);
    ✓ Opção c)
    ‣ “Serviço de Criação de Anúncio / Gestão de Reservas”; preço: 25% do valor de cada reserva (s/
    IVA)




    a outra empresa que contactei era ainda mais caro....
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  9.  # 10

    Acho caro, eu estou no AL à 2 anos (e antes disso estva no CouchSurfing), tenho 2 apartamentos a funcionar e outro a caminho e conheço várias pessoas que fazem esse tipo de serviços e acho isso muito caro.

    65€ até duas pessoas? só se o apartamento valer 150€/200€ por noite, mas ai perde a competitividade.

    Na minha opinião e tenho lá em casa a moça que gere as nossas casas, 25% com tudo incluído (a proposta mais abrangente) é justo. Deixe-me analisar a proposta deles
    Concordam com este comentário: P_Lopez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  10.  # 11

    Neste momento, tenho um apartamento a venda, mas se entretanto não o vender, devo optar por isto mas ainda não encontrei nada para esses 25% tudo incluido..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  11.  # 12

    A diferença entre os 20 a 30% depende da zona, isto é, se é uma zona de fácil acesso / estacionamento, porque nalgumas zonas é bastante complicado (Alfama por exemplo).

    O seu problema é provavelmente estar a falar com empresas. Onde é o apartamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  12.  # 13

    Alcantara, rua Jau
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  13.  # 14

    Colocado por: larkheAlcantara, rua Jau

    Não é má localização, está fora da zona do metro, mas têm o eléctrico como acesso o que é uma mais valia (além do autocarro). Estive quase a comprar ai um apartamento.

    Entre os intervalos que lhe falei, posso mandar-lhe o contacto de alguém que lhe trata disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: larkhe, P_Lopez
  14.  # 15

    Como disse e correndo o risco de passar a época alta,
    Neste momento está a venda, mas se mais 5 ou 6 meses e não for possível, a venda estarei muito interessado numa solução deste género, por isso se me pudesse enviar o contacto agradecia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  15.  # 16

    Full Management:

    http://www.thelisbonconcierge.com/pricing.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: larkhe, P_Lopez
  16.  # 17

    Já agora

    Quanto acham que pode valer o preço por noite nesta zona ? tinha pensado nuns 50€ ( não sei se e pouco ou muito) mas quando vejo por exemplo 50 euros para preparaçao e limpeza se for 2 noites? é um valor alto em relação ao que vou cobrar não acham?


    Sou um principiante desculpem as perguntas que possam parecer parvas....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  17.  # 18

    A taxa de limpeza anda nos 25€, dependendo obviamente do tamanho do apartamento. Mas esse valor é adicionado ao valor total do arrendamento, isto é, se alugar 7 noites a 50€,serão 350+25 menos as comissões das plataformas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  18.  # 19

    Valores a pedir só analisando a zona e a concorrência, até porque uma boa gestão, vai alterando os preços conforme a época. Lembre se que é habitual os hóspedes pedirem descontos....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  19.  # 20

    Boa tarde a todos,

    Primeiramente agradeço a todos pelas orientações. Eu estou em uma situação parecida. Estou a trabalhar no exterior e comprei um apartamento no Estoril - Lisboa, para lá viver, pois pensava que o trabalho por cá iria terminar.

    Portanto estou com o apartamento remodelado, com todos os móveis, fechado!

    Estou a pagar todas as despesas para mantê-lo fechado. Me ocorreu isto, de arrendar para férias, aliás eu não percebia que teria que comunicar a câmara, ia por os burros nágua, pois ia fazer isto direto, se arrumasse um gestor. Sorte que entrei aqui e li vossas mensagens.

    Andei a procurar um gestor para este fim e todos me cobraram 40%, achei um absurdo, pois fico eu a ter os gastos com condominio, luz, água, seguro, IMI, IVA e eventuais avarias no apartamento, e o gestor vem e leva consigo mais do que eu.

    Agora estou sem saber o que fazer, se vendo, tento arrendamento permanente ou ferias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
 
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