Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Depende, se eu fosse solteiro ou se ainda não tivesse a minha filhota, esse projecto português era uma boa solução, desde que inserida em pelo menos 1000 m2 de terreno para ter uma pequena horta, galinhas, patos, etc.

    É tudo uma questão de perspectiva.


    Para uns um local tão pequeno seria uma prisão, para outros seria uma forma de comunhão com a natureza.

    A situação relatada no link que colocaste é um claro exemplo de exploração e não tem nada a haver com o que a Joana quer.
  2.  # 82

    Colocado por: branco.valterdesde que inserida em pelo menos 1000 m2 de terreno para ter uma pequena horta, galinhas, patos, etc.


    Concordo!
  3.  # 83

    Colocado por: branco.valterA situação relatada no link que colocaste é um claro exemplo de exploração e não tem nada a haver com o que a Joana quer.


    Sim claro...
  4.  # 84

  5.  # 85

    Colocado por: branco.valterEntão depois dá noticias porque este tipo de informações devem ser conhecidas. Tu não és a única pessoa que tem este tipo de idéia (muito pelo contrário).


    Assim farei.
    Concordam com este comentário: branco.valter, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  6.  # 86

    Boa noite a todos
    Embora esta tópico já tenha uns tempos, penso que é sempre actual.
    Em relacao a muitas das respostas aqui dadas nao estou nada de acordo.
    1- contentor colocado num terreno privado nao é nenhuma construcao, seja um ou meia duzia.
    2- sendo terreno em zona industrial ou urbanizavel sem sombra de duvidas a questao de os colocar nao pode ser posta em causa.
    3- os contentores já de si foram construidos com normas e certificacoes da estrutura (nao importa se vai lá morar ou nao). Se é para si sem intencao de venda será indiferente ter ou nao licenca de habitabilidade. Nunca ninguem o poderá proibir de lá morar. Dou lhe um exemplo simples, Na zona industrial da varziela (V.do Conde), moram centenas de pessoas nos armazens e até já deu na televisao, a resposta da policia e da Camara na altura em que houve um incendio foi: Nao podemos impedir que dentro do que é deles, trabalhem em baixo e morem ou facam o que quer que seja em cima, pois é propriedade privada e por lei impossivel impedir morar lá. No entanto tambem nao tem licenca de habitabilidade. Os carros tambem nao tem e se voce lá morar nao o podem de lá tirar.
    4- pode ser isolado por fora para poupar na altura ou colocar um(s) em cima do(s) outro(s) e abrir (mas se quiser morar lá dentro sem isolar o problema de calor e frio é seu) ninguem o vai poder proibir.
    5- Luz e agua qualquer pessoa pode pedir para qualquer terreno (mesmo que nao tenha ainda lá nada (até num terreno agricola como sabe), nao necessita "puxadas"
    6-Saneamento sem escavar (seria preciso licenciamento para ser subterranea) compra uma bem grande e mete dentro de contentor pequeno, faz toda a sua casa nos contentores superiores (12mts) e usa os de baixo como garagem, assim tem inclinacao para tudo que for necessário enviar para a fossa. Tambem nao o podem proibir nem exigir licenciamento.
    7- Se quiser fazer tudo isto sem minimo stress, compre dois semi reboques usados (sao baratos) e deixe-os separados alguns metros lado a lado e meta contentores de 12mts em cima deles e depois meta atravessado por cima mais 3, assim faz uma casa enorme em cima de semi reboques (que aguentam esse peso todo e bem mais), depois existem uns apoios para servir de amparo ao semi reboque (evita que precise ver pressao de pneus de tempos a tempos).
    8- Ninguem lhe vai poder fazer nada nem obrigar a desmontar nem nada de nada, ja houve em tribunal (supremo) situacao semelhante e o juiz mandou a Camara em questao dar uma "curva ao bilhar grande", pois era tudo considerado amovivel. Mas tem mais, Tambem já houve situacao de abrigos de jardim colocados e abertos entre eles e a camara tambem tentou aplicar multas e coimas etc, o Juiz tambem nao lhes deu razao, pois mesmo estando abertos entre eles continuavam a ser amoviveis.
    Mas tem mais, nem sempre o que está de alguma forma na lei nao pode ser contornado, pois ha muitas leis que sao "neutralizadas" por outras Leis. Nem tudo é linear.
    As camaras querem é dinheiro e sao nossos senhorios toda a vida (com algo que pagamos durante uma vida ao banco). neste caso imi.
    Sou apologista de contornar tudo que se possa, pois devemos seguir o exemplo que vem de cima (estado) maior incumpridor que existe.
    Se tiver duvidas procure processos ou decisoes do supremo tribunal de justica. Pense tambem que se voce tivesse dinheiro poderia comprar um camiao autocaravana e colocá-lo no seu terreno e lá morar tranquilo sem dar satisfacoes a ninguem. Tem pessoas que nao entendem bem a palavra "construcao". O juiz tambem disse isso a uma das Camaras.

    Nao precisa fazer nenhum "mono".
    9- Tem casas lindas na net em contentores, basta depois cobrir o exterior com bom gosto e tem uma casa de sonho.
    A minha preferida é essa que tem jardim em cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
      IMAG4667.jpg
  7.  # 87

    Tem bastantes, mas as mais bonitas encontra com facilidade. essa em cima do semi reboque tem apenas 6mts, mas serve bem de exemplo.
      IMAG2205.jpg
  8.  # 88

  9.  # 89

    Em relacao ao Pedro Barradas, que escreveu isto : "A obrigatoriedade de o "edificio", ser ligado aos serviços públicos - estou a falar claro no abastecimento de água e de esgotos - em ZONAS Urbanizadas", lamento informar que ainda a semana passada foi sentenciado um caso destes e o juiz disse que nao era obrigado a estar ligado á rede publica e a ter contador de agua (onde vem descriminado diversos pagamentos sem ser agua). E só procurar e vai encontrar. Sabem que os juizes tem "livre arbitrio" e sao mais humanos que muitas Camaras e afins.
    Claro que vai haver muito aqui quem diga que estas ideias é de "chico esperto", Mas se nao fossemos sujeitos a tanta injustica tributária, talvez estas coisas nao fossem tao apeteciveis.
    Pais do mais injusto é mesmo o nosso (olhem para o que eu digo (Legislacao), mas nao olhem o que fazemos (Estado e demais entidades).
    Usem e abusem destas ideias, pois a Lei permite e se Permite... é legal ;)
  10.  # 90

    Colocado por: uschyLuz e agua qualquer pessoa pode pedir para qualquer terreno

    experimente fazer isso e depois venha cá dizer como é que correu, pois isso não é possível.

    Colocado por: uschycompre dois semi reboques usados

    passa a ser deposito de veiculos e para isso precisa de licença e se por acaso pensa usar o argumento que não andam passam a ser sucata e como tal não podem ser "depositados" num terreno somente em sucateiras e claro que também precisam de licença.

    Colocado por: uschyNinguem lhe vai poder fazer nada nem obrigar a desmontar nem nada de nada, ja houve em tribunal (supremo) situacao semelhante

    poupa na baraca e gasta em advogados e tribunais, e continua ter uma barraca, mais vale esperar e fazer como deve ser.
  11.  # 91

    Colocado por: uschy (...) Sou apologista de contornar tudo que se possa, pois devemos seguir o exemplo que vem de cima (estado) maior incumpridor que existe. (...)

    Teço-lhe os maiores elogios pela coragem que teve em assumir por que é apologista e pelo exemplo - verdadeiro e indesmentível - de que temos um Estado incumpridor. É que, às vezes, andam por aí umas virgens ofendidas que «garantem» que o Estado é uma pessoa de bem e muito cumpridor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: uschy
  12.  # 92

    Senhor Jorge alves, eu tenho um terreno junto ao rio d´ouro que é Agricola e tenho agua canalizada e luz. Nao preciso experimentar.

    Tambem tenho energia solar e um furo num outro terreno á beira da estrada, Tambem saiu este ano legislacao que nos permite ter energia para uso próprio sem tar ligado á rede.

    Num terreno privado veiculos (semi reboques) ou outros, nao é nenhum depósito ou algo semelhante (está a falar de cór), Essa de pedir licenca quase teve piada.. Tenho 6 carros cá em casa, (Somos só dois), Todos ficam no terreno (murado) da casa, será que tenho tambem aqui um depósito? Nao sao carros velhos (nao vá de repente usar a palavra "sucatas" como usou "barraco"), sou mesmo eu que gosto de carros e que sejam bons.

    Mentalidade bem demonstrada a sua ao chamar de "Barraca" a algo que dá inveja a muita gentinha, para nao falar que sao melhores e bem mais bonitas do que muitas moradias por essas cidades fora.

    Tribunais nao me assustam, já processei a camara do Porto duas vezes e a de Matosinhos uma e ganhei. Sabe que os tribunais administrativos funcionam bem e rápido e ainda recebi as custas de volta. Mas certamente o senhor nao sabe quanto isso custa e nem mesmo um Advogado. Se nao tiver dinheiro? pode pedir um oficioso. Pode sempre pedir danos morais e outros que tais (juros de um processo ganho, sao 4% ao ano sabia)? Vale bem a pena :)


    Ficou lhe muito mal criticar por criticar (barraca). se perdesse alguns minutos a ver os links que meti, certamente nada disso diria. Ou secalhar viu e queria uma para si :)
    Ou entao procure sentencas da relacao ou do supremo, assim ve que barracos e semelhantes (abrigos de jardim) já andam nos tribunais.
    Bom fim de semana Joanax
  13.  # 93

    Colocado por: uschyeu tenho um terreno junto ao rio d´ouro que é Agricola e tenho agua canalizada e luz

    um caso esporadico não faz a regra, a regra é que não consegue ter em qualquer terreno como afirmou.

    Colocado por: uschyTambem saiu este ano legislacao que nos permite ter energia para uso próprio sem tar ligado á rede.

    esta enganado pois desde que não estivesse ligado á rede sempre o pode fazer,

    Colocado por: uschyNum terreno privado veiculos (semi reboques) ou outros, não é nenhum depósito ou algo semelhante
    se lhe colocar uns pavilhões em cima deixam de ser viaturas e podem ter muitos outros nomes conforme se quiser analisar, mas não deixa de ser uma artimanha facilmente desmontada se alguém se der a um bocado de trabalho, mas a incompetência é o forte das nossas câmaras,

    mas como muito bem diz o estado é desleixado e deixa fazer e andar a quem tem conhecimentos e posses para isso,

    mas isso não esta ao alcance do comum do cidadão, somente de quem pode como parece ser a seu caso.


    não sou apologista da selvajaria urbanística seja em proveito próprio ou publico, doa a quem doer e nesse contexto não posso concordar com as suas afirmações independentemente de as compreender.
  14.  # 94

    Por acaso também tenho um terreno de 1600m2 e por acaso também não tive dificuldade nenhuma em pedir uma baixada para ele. Claro que neste terreno tenho um poço :-). Também eu não estou minimamente interessado em viver ou possuir uma casa, o meu lema de vida é trabalhar o menos possível às ordens de um patrão, e alimentar menos possível esse glutão que é o Estado. A minha casa neste terreno é uma tenda mongol (yurt) já cá está à 5 anos, tem electricidade, tem frigorifico e aquecimento e não foi preciso licença de construção, nem arquitecto nem engenheiros, nem empreiteiros, nem certificado energético, nem o diabo A4. Parece-me que anda aqui muita a viver à custa do sistema e quer à viva força fazer as suas próprias leis.
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem, uschy, Verita
  15.  # 95

    Senhor Jorge Alves. Leu em algum lado que eu disse que o estado é desleixado? Ladroes e corruptos até lhes poderia chamar..

    Nunca foi Antes permitido produzir eletricidade em valores de sustentacao de uma habitacao. tinha de a produzir e injectar na rede publica e voltar a comprar.

    Falei em pavilhoes? Contentor sao aquelas coisas rectangulares (normalmente) e que se usam para transporte de mercadorias. Tambem os ha para residir e dar aulas e escritórios e... Ou seja "barracos" de todo o tipo :)

    Nao sei se sabe como sao feitos os camioes que servem de autocaravana? pois é, sao com estruturas metálicas e fibras e acabamentos ao gosto de quem paga.. O contentor em cima de um semi reboque é igual e é para esse fim que milhares de semi reboques sao construidos, Ou Seja nao existe outro nome para algo assim. Tem rodas logo é amovivel, nao imposta o que tem em cima, até pode meter lá uma casa de Madeira.
    Penso que o senhor nem se dá ao trabalho de procurar se de facto aos olhos de um tribunal superior eu tenho razao (pois tenho). Mas vamos mas é contrariar esta pessoa que tem umas artimanhas e tal. Sabe o que é uma decisao dessas fazer jurisprudencia? pois, tem de procurar como eu fiz.

    A Àgua e luz, Nao é caso exporádico, existem e pode ser de varias formas (artimanhas), voce planta meia duzia de alfaces e pede luz e agua para cultivo e deixa de ter contadores com prazo de validade. Ou faz o mais simples e produz e gasta. Um contentor de 6mts isolado devidamente por dentro, armazena milhares de litro de agua Grátis. filtrada e tratada até a pode beber.

    Nao sei trabalha para alguma entidade estatal pois para chamar artimanha a algo viável é de estranhar nao chamar Artimanha a tudo que a lei preve para nos ir buscar algum ao bolso, Isso sim artimanhas para sustentar uma cambada de inuteis. Ou nao sabe que qualquer fiscal e outros tais, fecham os olhos a tudo com uns trocos? isso sim é ser corrupto, pois lesam quem lhes paga ao fim do mes.

    Tou nem ai para os que consideram artimanha e xico espertismo algo viável. só mesmo alguem com... (sei lá, ha tantos adejectivos), vem tecer comentários sem fundamento como o seu, pois só o dizer que já podia produzir electricidade sem tar ligado á rede diz tudo.
    Sabe que as pessoas que tem bastante dinherio porque o ganharam e o pouparam sao as que mais fogem a ser "xuladas" pelo sistema? Os que menos tem sao os que mais depressa esbanjam, os outros querem continuar a ter bastante toda a vida e viver melhor do que os que nao tem ou tem pouco e gastam. Eu sei que nao devia saber.
    Pesquise um pouco antes de citar, é sempre instrutivo.
  16.  # 96

    Colocado por: uschyNunca foi Antes permitido produzir eletricidade em valores de sustentacao de uma habitacao. tinha de a produzir e injectar na rede publica e voltar a comprar.

    Colocado por: uschyPesquise um pouco antes de citar, é sempre instrutivo.


    Devia ter feito o mesmo. Sempre foi legal produzir electricidade fotovoltaica.



    Colocado por: uschyaos olhos de um tribunal superior eu tenho razao (pois tenho).


    Colocado por: uschySabe o que é uma decisao dessas fazer jurisprudencia? pois, tem de procurar como eu fiz.

    Como não percebo muito disso, poderia indicar-me quais, por favor?
    • uschy
    • 27 julho 2015 editado

     # 97

    Nao, nunca foi (antes) possivel produzir para sustentar uma casa sem a electricidade ser injectada na rede publica e depois comprada. Penso tambem que nao sabe quantos paineis e baterias sao precisos para sustentar uma casa. O senhor é que devia ter pesquisado.

    Como nem essa simples pesquisa (producao elect) o senhor fez (treker), terá agora a oportunidade de as fazer, seja nas de sentencas que digam respeito ao que pode fazer no seu terreno ( se é que quer fazer algo) e aproveita e pesquisa producao electrica, pode tambem fazer isso em outras matérias, é sempre util. Umas horitas de pesquisa e chegará lá.. ou talvez nao.

    Como Voce ja nao é o primeiro que diz que estou errado na questao da producao elect. Esta é de oferta e apenas para lhe tirar a credibilidade nao suas afirmacoes (e de outros).

    Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de março e as Portarias n.º 14/2015 e n.º 15/2015, ambas de 23 de janeiro 2015, já é possível consumir a energia elétrica produzida na sua habitação/empresa. Desta forma, pode reduzir ou até mesmo eliminar os custos de energia da sua habitação... Eu já tinha escrito num outro post que "este Ano" já era possivel tal feito. Esse Seu " sempre foi...." Enfim. Ainda por cima falou em fotovoltaica como se essa fosse especial em relacao a outros meios de producao. Espero que saiba que o que aqui em cima está escrito nao tem valor legal enquanto nao sair no Diário da Republica. Tem pouco tempo que saiu.

    Tenha uma boa semana de pesquisas
  17.  # 98

    Como sempre, nestas discussōes, aparece sempre alguém a dizer que SIM, é possível fazer tudo e mais alguma coisa e que estāo cheios de razāo e que os interessados na matéria deverāo acreditar na sua palavra como se de uma religiāo se tratasse.
    Isto é um forum de entreajuda. Seria interessante (só para nāo dizer ridiculo) se em cada tópico discutido a resposta fosse

    Colocado por: uschyTenha uma boa semana de pesquisas
    •  
      FD
    • 27 julho 2015

     # 99

    Colocado por: uschyNunca foi Antes permitido produzir eletricidade em valores de sustentacao de uma habitacao.

    É engraçado ver a sua opinião em relação às casas e depois em relação à electricidade.
    Ou seja, nas casas nunca foi permitido muitas das coisas que diz, mas o uschy faz com que "seja permitido", contornando essa proibição.
    Na electricidade, sempre foi permitido mas o uschy acha que nunca foi permitido.

    O que o uschy esquece, ao contornar as regras dos contentores, é a questão do acampamento selvagem.
    Em terrenos industriais e urbanos, talvez escape.
    Em todos os outros, duvido.
    Claro, excluíndo a habitual inércia camarária e uma eventual dificuldade de terceiros verem o que se passa (incluíndo os fiscais).

    Mas, tudo bem, ainda bem que há outras visões e outras opiniões - dá para ir discutindo. :)
    • uschy
    • 27 julho 2015 editado

     # 100

    Senhor treker. eu sei o que é entreajuda. Mas tambem vi a sua certeza ao dizer que eu estava errada ( e corrigir me), porque eu disse que antes nao era permitido produzir para consumo.
    Portanto se o senhor sem pesquisar vem contradizer alguem.. de mim nao terá a minima ajuda certamente. Alem de que nao vi qual foi até agora a sua ajuda á pessoa que abriu o tópico, No que me diz respeito, penso que algo util lhe escrevi, no seu.. lamento mas nao vi. Mas obrigada, vi que se esforcou


    Quanto ao outro senhor (FD). Nao sou que faco com que isto ou aquilo seja permitido, é a legislacao em vigor. Se achou que eu ao dizer que nao era antes permitido produzir electricidade sem ser injectada primeiro na rede publica, Mas que com isso estava contra quem o fazia... foi uma interpretacao sua, nao sao palavras minhas. Apenas escrevi o que realmente era Legal antes e o que é agora (mas foi apenas para aquelas pessoas cumpridoras a 100%) e q só fazem Tudo o que diz a lei.Já vi que aqui tem uma percentagem enorme de pessoas assim, Serao certamente um orgulho para a nacao. Eu sou a favor de tudo e todas as formas de contornar a Lei (leis essas que nao foram de acordo com o que acho justo), logo, sinto me no direito de o fazer. Felizmente ha muitas pessoas como eu, por isso as mentalidades vao evoluindo e os Habitos mudando.

    Nao falei em que tipos de terreno poderá ou nao ter problemas "Expecificamente", cada um que veja no que se vai meter. Eu ao contornar a Lei tomo precaucoes, Mas tambem fico pronta a tudo. Se for em tribunal, lá estarei com prazer, Mas lhe garanto que nao vou para perder.

    Nao existe inércia no caso que expus em relacao aos contentores, pois nenhuma Camara se sobrepoe a uma decisao de tribunal, muito menos se tiver ido ao supremo, nesse caso morre á Nascenca sem muito stress.

    Nao diga tambem que: "vem o uschy" pois uschy é um nome feminino Alemao. Poderá exporádicamente o meu marido escrever, mas ele até acha uma perda de tempo eu discutir com quem fala por falar sem bases nem pesquisas. Eu sei que dá trabalho perder horas a fazer isso, é mais facil vir aqui ver e dar palpites sem saber o que é ou nao verdade. Ainda pior é dar palpites que nao servem para nada, pois a entreajuda é Solucoes e Respostas para algo que surja a alguem. Nao vi nada util nos vossos comentários em relacao a este tópico.

    Mas se calhar nao li bem e até tem utilidade. Tenham atencao ao tópico e tentem ajudar quem o iniciou. Nao se preocupem em me ilucidar sobre algo, pois quando eu precisar pesquiso e se nao encontrar virei aqui abrir com alguma questao. :)
 
0.0248 seg. NEW