Colocado por: NunoDaSilvageralmente falando: acham mesmo que o controlo da obra por etapas, pedindo orçamentos para cada uma resulta mais barato que a obra na totalidade?
Colocado por: Luis K. W.Colocado por: NunoDaSilvageralmente falando: acham mesmo que o controlo da obra por etapas, pedindo orçamentos para cada uma resulta mais barato que a obra na totalidade?Poderá ser, se você considerar que o seu tempo vale zero euros à hora.
Mas é preciso que a pessoa que coordena os vários empreiteiros saiba da poda. Caso contrário, o pintor vai dizer que é do estucador, o estucador vai dizer que é do pedreiro, o pedreiro vai dizer que é do carpinteiro, o carpinteiro vai dizer que é do pintor...
Colocado por: MRuiSó por curiosidade, numa situação dessas (adjudicação directa) como é com o alvará, seguro, etc.?
Colocado por: NunoDaSilvasim... ía fazer essa anotação. Tendo em conta que o meu tempo não vale zero, mas que é "pago" a mim próprio!
é que eventualmente pode haver interesse de um empreiteiro assegurar a realização da obra na totalidade, fazendo um valor total próximo do que seriam as varias fases em separado, por diferentes empresas! n acham?
Colocado por: Luis K. W.Colocado por: MRuiSó por curiosidade, numa situação dessas (adjudicação directa) como é com o alvará, seguro, etc.?É uma balda. :-)
Segundo aprendi aqui no Forum, (sobretudo nas obras nortenhas) há sempre um pedreiro que tem um primo amigo de um conhecido, que empresta o alvará para toda a duração da obra a troco não sei bem do quê (ou de fazer uma parte da obra).
Colocado por: naarTem que contratar uma empresa de construção, a que vai fazer a estrutura, alvenarias, reboco e telhado que esteja na disposição de ficar com a responsabilidade da obra até ao final
Colocado por: NunoDaSilvatb n sei como é isso do alvará! alguém sabe? provavelmente cada prestador de serviço ou "sub-empreiteiro" terá que ter o seu alvará de construção!
n sei que queres dizer com alvará a licença de construção...? penso que existe regime juridico para o dono da obra fazer a administração directa da obra e mediante apresentação do seguro poder levantar o alvará.
Com o seguro penso que o responsavel serei eu...
Colocado por: filiposColocado por: Luis K. W.Colocado por: MRuiSó por curiosidade, numa situação dessas (adjudicação directa) como é com o alvará, seguro, etc.?É uma balda. :-)
Segundo aprendi aqui no Forum, (sobretudo nas obras nortenhas) há sempre um pedreiro que tem um primo amigo de um conhecido, que empresta o alvará para toda a duração da obra a troco não sei bem do quê (ou de fazer uma parte da obra).
Olhe que aqui no centro também já apanharam cá essa moda! Perco empreitadas por causa disso, porque a empresa nem alvará tem, mas vai ter aqui com uma que "dá o alvará" e depois tem que gastar material deles!!! ...lol... existe INFELIZMENTE algumas empresas aqui a fazerem isso. Empresas essas, que repito, NAO TÊM ALVARÁ, e ganham as obras todas que concorrem...
deviam ser denunciadas essas empresas que facultam os alvarás... sem duvida!
Colocado por: zedasilvaE porque é que não são?
Colocado por: filiposconhece aquelas historias dos livrinhos, em que tem um rei que controla o reinado todo. Ele faz coisas más, os habitantes fazem tudo para o destruir e não conseguem?! por terem o poder de controlar tudo...?!...
Colocado por: zedasilvaFilipos
Sem me querer armar em bufo hoje a denuncia deste tipo de situações está bastante facilitada.
O site da ACT tem lá uma parte especifica para se denunciarem estas ilegalidades, nem precisa de se identificar.
Eu defendo que todos tem o direito de trabalhar mas quando há alguem que se julga com mais direitos que os outro já me faz um bocadinho de confusão.
Eu poderia candidatar-me a um alvará e depois ficar aqui muito sossegadinho sentado no escritorio limitamdo-me a receber umas quantias por cada empréstimo.
Não tenho encargos nem com maquinaria nem com pessoal nem chatiçes com os donos de obra.
Não emito facturas, chego ao fim do ano fecho a empresa e abro logo outra nova e fresquinha para viver bem durante mais um ano, enquanto os outros lá fora se desunham para manter as suas empresas á tona de água e honrar todos os seus compromissos.
Creio que cabe a cada um de nós começar a arrancar esta ervas daninhas para que neste matagal que é o mundo da construção possa haver espaço para quem quer verdadeiramente trabalhar possa conseguir respirar.
Colocado por: Luis K. W.Um exemplo com uma coisita simples e sem grande significado:
Se, quando estiver a mobilar a casa, encostar um móvel a uma parede e perceber que o tecto está todo torto, de quem é a responsabilidade?
Do que fez a cofragem, do que meteu o betão, do que rebocou, ou do que estucou?
Ah! Já sei. É do responsável da obra... o NunoDaSilva! :-)
Agora imagine que o problema é mesmo grave (esgotos que não escoam, tomadas sem corrente, paredes todas estaladas, infiltrações...)...
Colocado por: MRuiColocado por: naarTem que contratar uma empresa de construção, a que vai fazer a estrutura, alvenarias, reboco e telhado que esteja na disposição de ficar com a responsabilidade da obra até ao final
E que também fica com a responsabilidade da garantia por 5 anos sobre os defeitos de construção das especialidades adjudicadas directamente, etc.
Tanta responsabilidade que começa a cheirar mais a irresponsabilidade.