Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Gostaria de saber a vossa opinião.
    Comprei casa recentemente que vinha com sistema solar termossifão 300L, mas sem sistema de apoio. O prédio não tem equipamentos a gás nem contadores ou contratos com distribuidoras do mesmo para já. O construtor concordou colocar-me um termoacumulador de 100L da Roca.
    O instalador está a pensar ligar tudo em série: a água vem do solar e entra no termoacumulador, sendo aquecida se necessário. O problema é que assim estou a gastar sempre primeiro a água do termoacumulador! Não sendo um sistema de aquecimento imediato como um esquentador, a água que venha quente do solar e permaneça 5 ou 6 horas no termoacumulador vai sofrer perdas térmicas que terão de ser compensadas pela resistência, ou seja, não estarei a aproveitar a 100% a energia solar (e só penso ter a resistência ligada algumas horas em período de vazio no bi-horário). E no Verão, em que o sistema solar poderia funcionar sem qualquer apoio ou gasto energético? Passará a necessitar de apoio também com o sistema montado desta forma não?
    Existirá maneira mais eficiente de ligar estes dois aparelhos?

    Obrigado,

    Miguel
    • eu
    • 15 setembro 2015

     # 2

    Não era mais fácil simplesmente colocar uma resistência elétrica no depósito do sistema termosifão?
    Concordam com este comentário: jmachado
  2.  # 3

    Tendo um relógio na alimentação para ligar somente 30/45mn antes de ser preciso
  3.  # 4

    Fala em prédio, por isso deduzo que seja habitação multifamiliar, sendo assim, não pode por resistência eléctrica lá em cima, no telhado?! pois não consegue levar energia eléctrica do seu imóvel até ao telhado....
    Se assim for, tem apenas a solução de por um termoacumulador em sua casa. Este recebe água pre-aquecida dos painéis solares o seu termoacumulador aquece o residual. Em principio de maio a Outubro não precisa ligar a resistência do de 100 litros, no resto do tempo é tudo incerto.
    O ideal era mesmo, um esquentador com botija de 13 kg. Se não aqueles aquecedores instantâneos de agua.
  4.  # 5

    Colocado por: euNão era mais fácil simplesmente colocar uma resistência elétrica no depósito do sistema termosifão?
    Concordam com este comentário:jmachado


    Demasiadas perdas: o depósito do sistema está exposto ao ar ambiente no inverno, e perdas no trajecto na canalização até chegar ao apartamento (2 andares), com isolamentos duvidosos. Além disso, estaria a aquecer sempre 300L mesmo que só precisasse de 1 banho ou dois.
  5.  # 6

    Colocado por: jorgealvesTendo um relógio na alimentação para ligar somente 30/45mn antes de ser preciso


    Sim, isso vai levar de certeza.
  6.  # 7

    Colocado por: migkastro

    Sim, isso vai levar de certeza.

    Se estiver para esse trabalho, está resolvido.
  7.  # 8

    Colocado por: callinasFala em prédio, por isso deduzo que seja habitação multifamiliar, sendo assim, não pode por resistência eléctrica lá em cima, no telhado?! pois não consegue levar energia eléctrica do seu imóvel até ao telhado....
    Se assim for, tem apenas a solução de por um termoacumulador em sua casa. Este recebe água pre-aquecida dos painéis solares o seu termoacumulador aquece o residual. Em principio de maio a Outubro não precisa ligar a resistência do de 100 litros, no resto do tempo é tudo incerto.
    O ideal era mesmo, um esquentador com botija de 13 kg. Se não aqueles aquecedores instantâneos de agua.


    Tem razão nisso tudo. Mas a questão é outra. Quando abro a torneira de água quente no Verão, de manhã, por exemplo, não vou estar a receber água directamente do painel, água esta que estaria bem quente, mas água que secalhar passou a noite no termoacumulador (e que por ser verão lhe desliguei a resistência, como o Sr. disse) e já não está bem quente, mas sim morna. Perco assim, desta forma, a eficiência da energia solar. Isto se estiver tudo ligado em série. Mas haverá outras maneiras de ligar este sistema?
  8.  # 9

    assim a inventar um bocado, com uma bomba circuladora e um regulador diferencial!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migkastro
      012.jpg
  9.  # 10

    não seria mais facil ligar o temossifão e o cilindro a um kit termostático solar? vai andar com passadores e ligação em escada para que ? funciona igual a um esquentador modular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migkastro
  10.  # 11

    Colocado por: ins.Brunonão seria mais facil ligar o temossifão e o cilindro a um kit termostático solar? vai andar com passadores e ligação em escada para que ? funciona igual a um esquentador modular.


    Como seria o circuito exactamente?
  11.  # 12

    http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_1600



    Colocado por: migkastroComo seria o circuito exactamente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migkastro
  12.  # 13

    basta usar um modulo solar e um esquentador eletrico, mal a temperatura do solar chegar o esquentador apaga.
  13.  # 14

    Colocado por: ins.Brunobasta usar um modulo solar e um esquentador eletrico, mal a temperatura do solar chegar o esquentador apaga.


    Mas o material de que disponho é mesmo o termoacumulador e o termosifão... opções do construtor... de forma que é com isto que tenho de jogar.
  14.  # 15

    Colocado por: Sergio Rodriguesassim a inventar um bocado, com uma bomba circuladora e um regulador diferencial!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migkastro
      012.jpg


    Não sou mt bom a interpretar estas coisas... como seria o circuito neste caso?
  15.  # 16

    basicamente o termossifão funcionava como uns paineis solares e iam aquecendo o outro cilindro!! mas no meio disto e como eu disse que era inventar um bocado o que o ins bruno falou é mais simples e funciona como quer!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migkastro
  16.  # 17

    Colocado por: ins.Brunohttp://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_1600





    Mas esse aparelho o que faz, é aquilo que alguns esquentadores já fazem, defines uma temperatura, se a água chegar a essa temperatura, o esquentador não liga, se chegar a temperatura inferior, então o esquentador arranca. Qual é a ideia? Só se for em vez do esquentador tem um termoacumulador, no entanto nos dias de verão, a água vai ficar dias estagnada no termoacumulador.
    Podes usar um aquecedor elétrico instantâneo de água, como já tinha referido em cima, e o ins.Bruno disse, no entanto para o inverno essa solução não é nada eficiente, exigindo especial cuidado na tomada, circuito onde vai ser ligado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migkastro
  17.  # 18

    Colocado por: callinasMas esse aparelho o que faz, é aquilo que alguns esquentadores já fazem, defines uma temperatura, se a água chegar a essa temperatura, o esquentador não liga, se chegar a temperatura inferior, então o esquentador arranca. Qual é a ideia?
    Porque aquele aparelho não define so a temperatura que quer, o esquentador não arranca por alguma razão é!! ou seja explicando, aquele aparelho serve para defenir a temperatura que pretende e se a temperatura da agua que vem dos paineis for suficiente entao esse aparelho envia a agua directamente para as torneiras, se a temperatura da agua não for suficiente entao o aparelho desvia a agua e envia-a para o esquentador/cilindro e so depois vai para as torneiras!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migkastro
 
0.0192 seg. NEW