Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 21 setembro 2015

     # 1

    Bom dia!

    Tenho andado a investigar sobre portas de segurança para incluir no projeto da minha futura moradia.

    Pelo que li aqui pelo forum já encontrei referencias as portas da Portisa e da Fichet.

    Nas portas da Portisa fico um bocado preocupado com a questão do isolamento térmico e estanqueidade ao ar (junto à soleira), assegurados pelos modelos.

    Nas portas da Fichet, tenhos como de grande qualidade pelos comentários já vistos e garantem boas caracteristicas de isolamento térmico e acustico, mas o design das portas exteriores para moradia não é muito apelativo. Além de que, pelo que verifiquei os preços também não são muito convidativos.

    Encontrei esta marca GARDESA para portas de segurança, que me é apelativa esteticamente e as performances também me parecem boas.

    Gostava de saber se já alguém instalou portas de segurança da Gardesa, ou se tem alguma referência sobre as mesmas.
  1.  # 2

    Não encontrei os certificados relativos aos graus de segurança dessas portas de segurança da GARDESA... mas partindo do principio que o fabricante está a dizer a verdade (serem certificadas) e se forem relativamente à norma mais recente, parece bem.

    Vale lembrar que se o objetivo for manter intrusos amadores do lado de fora, talvez o nível 4 de segurança seja o mais adequado, se for para manter também os profissionais do lado de fora (por mais tempo) terá de ser o nível 5 ou mesmo o 6 de segurança.

    Não sei se nas outras marcas é igual (talvez seja), mas reparei que na garantia refere somente 24 meses de garantia contra defeitos. Para produtos tão caros como são as portas de segurança não estaria à espera de menos de 10 anos de garantia. Vale referir que o fabricante diz explicitamente que qualquer outra garantia dada não é coberta pelo fabricante... por isso mesmo que o vendedor garanta por exemplo 5 anos, o fabricante só garante até aos 2 anos... se existir problemas depois dos 24 meses já se sabe quem é que fica a arder com o problema... quase sempre o cliente.

    A instalação do aro à volta da porta propriamente dita, é de suprema importância... se não estiver bem instalada a porta poderá na pior das hipóteses não funcionar convenientemente e na "melhor" funcionar aparentemente bem, mas se o azar calhar (literalmente) à porta e o intruso decidir entrar por ali mesmo... se o aro não estiver bem chumbado / fixado, podem ultrapassar a porta muito mais facilmente do que seria de supor.

    Dependendo das condições climatéricas talvez queira pedir os extras "Silent+", "Thermo", e "idro".

    Tudo isto depende do orçamento claro... mas não coloque uma porta de segurança de nível 1, 2 ou 3 e pense que tem ali uma grande segurança.

    Outra coisa a ter em conta é que portas de segurança não são resistentes a balas... a menos que o fabricante coloque algo extra, ou as fabrique para esse propósito. Esta preocupação quase ninguém precisa de ter felizmente, mas tenha isso em atenção se ter resistência contra balas for importante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, MNeo
  2.  # 3

    A FICHET até tem alguma variedade
    http://www.seguranca-ja.com/produtos/PORTAS_SEGURANCA/GAMA_FICHET/Catalogo_Geral.pdf

    Agora os preçosé que pode não gostar ;)
    • MNeo
    • 22 setembro 2015

     # 4

    Colocado por: Pedro BarradasAgora os preçosé que pode não gostar ;)


    Pelo que já andei a ver as portas da Fichet são boas em performance e também muito boas para puxar pela carteira...

    Das FICHET não gosto muito do design das apresentadas para moradias no catálogo...
    • MNeo
    • 22 setembro 2015

     # 5

    Colocado por: josexyVale lembrar que se o objetivo for manter intrusos amadores do lado de fora, talvez o nível 4 de segurança seja o mais adequado, se for para manter também os profissionais do lado de fora (por mais tempo) terá de ser o nível 5 ou mesmo o 6 de segurança.


    Pelo que tenho visto não se encontram muitos modelos de portas de nível 5 ou 6...

    Para optar por portas com esses niveis de segurança, na envolvente da casa também tem que se garantir esses níveis em outras zonas que não permita a entrada de intrusos (janelas)...
  3.  # 6

    Portas com nível 5 ou mesmo 6 de segurança são realmente mais difíceis de encontrar, mas provavelmente não vai querer este tipo de portas visto na primeira mensagem já ter dado a entender que o preço também é uma questão importante na escolha.

    A chamada de atenção acerca dos níveis de segurança é só para compreender que não são todas iguais... se umas apenas resistem a pés de cabra, outras até a intrusos com berbequim eléctrico e serra eléctrica tornam a vida difícil.

    Na verdade também as paredes devem ser resistentes (e basta estar atento às notícias e aos relatos de conhecidos que certamente irá ouvir/ ler a entrada por abertura de paredes... um exemplo recente de que me lembro foi a entrada numa ourivesaria).
    As janelas muita gente coloca as mesmas resistentes a balas e explosões... mas não vai notar a diferença em relação às normais... somente se lhe disserem ou souber o que procurar. Só vi até hoje uma casa com esse tipo de janelas e se não me dissessem que eram resistentes a balas não dava por isso.
    Também pode colocar estores de segurança que até resistem a balas e são muito difíceis de abrir à força. Ou até optar pelas tradicionais grades que tantos colocam... umas giras outras nem por isso... mas o que importa mesmo é a sua boa fixação... pois não é só nos filmes que as arrancam com um cabo de aço e carro/ camião a puxar o mesmo.

    Não lhe deve interessar mas fica aqui a indicação de onde pode encontrar alguns desses modelos que oferecem nível 5 e nível 6 de segurança:

    Até classe 5:
    http://www.dierre.com/images/porte/porte_di_sicurezza/d-one/D-One-Catalogo.pdf
    http://www.dierre.com/images/porte/porte_di_sicurezza/d-five-stars/D-Five.pdf
    http://www.eurosegur.com/w/96/serie-5.0

    Classe 6:
    http://www.roconsa.com/puertas-blindadas-y-acorazadas-roconsa/acorazadas/puerta-acorazada-goliat/


    A parte mais vulnerável nas portas costumam ser as fechaduras... e até agora são poucas aquelas que a malandragem não consegue ultrapassar com surpreendente rapidez.
    Só tenho esperança em sistemas digitais com chave pública/ privada avançadas tipo curvas elípticas de 1024 bit ou outras ainda mais avançadas... mas os fabricantes até agora só tem provado uma e outra vez serem incapazes de fazer um sistema do género bem feito e sem qualquer vulnerabilidade de segurança.
    • MNeo
    • 23 setembro 2015

     # 7

    Muito obrigado pelas informações.

    Por acaso não conhecia portas blindadas de classe 6. Mas também acho que não preciso de tanta segurança :)

    Os preços das Fichet são um bocadinho puxados, mas acredito que em qualidade devem ser muito boas!

    Pedi orçamento e apresentaram-me o seguinte:

    - FICHET FORSTYL "S" (3 PONTOS DE FECHO) - 2.820,00€ + IVA (fabrico sempre por medida e encomenda especial)
    - FICHET FORSTYL "HIS" (5 PONTOS DE FECHO)- 4.050,00€ + IVA (fabrico sempre por medida e encomenda especial)

    Não é para todas as carteiras...
    • josexy
    • 24 setembro 2015 editado

     # 8

    Até uma porta de madeira de contraplacado pode ser o que chega se nunca alguém tentar entrar à força.

    As fichet só gosto mais pelas fechaduras em si! Pelo menos as 787.Z são conhecidas pelos entusiastas das fechaduras por serem das mais complicadas de ultrapassar.
    A Fichet F3D que é o modelo de fechadura que a marca está agora a promover talvez seja boa, mas não consigo opinar pois ainda não vi os planos da fechadura para perceber se é coisa aparentemente fácil de ser ultrapassada pelos entusiastas ou não.

    Por isso desde que a porta esteja certificada com a norma europeia EN 1627: 2011 e respectiva classe de segurança, pelo menos alguma protecção extra oferecerá. Mas existem empresas que também fabricam e vendem portas blindadas (estou a lembrar-me de empresas nacionais)... mas que só passaram em testes menos exigentes de normas anteriores a esta que referi de 2011.

    Poderá ver que para proteger do famoso pé de cabra a porta deverá ter a classificação EN 1627: 2011 Classe 3, como pode ver neste web site que mostra as diversas ferramentas que as portas que eles comercializam devem resistir segundo as normas europeias desde a classe 2 à classe 4, que são as que eles comercializam: http://www.door.lt/en/security-classes (deslizar um pouco para baixo a página para ver).

    Se tiver reparado, na porta de classe 6 que indiquei, apesar de custar alguns 20 mil euros, mesmo assim só garantem que se os intrusos usarem os mesmos tipos de ferramentas que usaram nos testes, uma protecção de à volta de 3 horas... se a classe 6 (segundo o fabricante um "6+") só aguenta à volta de 3 horas.... o que será das outras?
    Segundo este web site: http://www.sitec.de/en/information-and-advice/burglar-resistance/
    Se respeitarem a norma mais recente: EN 1627: 2011
    Classe 2: 3 a 15 minutos
    Classe 3: 5 a 20 minutos
    Classe 4: 10 a 30 minutos
    Classe 5: 15 a 40 minutos
    Classe 6: 20 a 50 minutos

    Cada classe tem que defender de um certo tipo de ferramentas, também é certo, e quanto maior a classe, mais poderosas serão tais ferramentas.
    Mesmo assim, mesmo na melhor das hipóteses se o fabricante apenas quiser passar nos testes de classe 6, por exemplo, apenas tem de aguentar 20 minutos e já está dentro do aceitável... por isso mesmo entre as mesmas classes a qualidade conta porque um pode fazer com que o intruso demore 20 minutos e o outro 2 horas... e sim, eventualmente o intruso se tiver as ferramentas e tempo, conseguirá sempre entrar... e é aí que se espera que a pessoa tenha outros meios de protecção (alarmes, vigilantes, seguranças, resposta por parte da policia, etc.).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, MNeo
  4.  # 9

    Então qual será a melhor escolha?
  5.  # 10

    Colocado por: anasaramagoEntão qual será a melhor escolha?

    A melhor escolha será a porta de Classe 6 (EN 1627: 2011): http://www.roconsa.com/puertas-blindadas-y-acorazadas-roconsa/acorazadas/puerta-acorazada-goliat/ (é só um exemplo, embora não tenha conseguido encontrar outro com essa classe tão elevada)

    Se não tiver uns 20 mil euros para gastar em uma porta de segurança, tente comprar a classe imediatamente abaixo (classe 5... classe 4 ou classe 3).

    Tente não comprar portas de segurança de classe 1 ou classe 2, porque a segurança que proporcionam contra invasores é praticamente nula (nem sequer resistem ao pé de cabra).
  6.  # 11

    Para quem gosta da ideia de fazer a sua própria porta de segurança, aqui está um tipo de porta que ainda não tinha visto e que parece interessante a nível de fixação da porta ao aro... que se tiver bem construído poderá ser mais resistente que os modelos tradicionais.

    https://www.youtube.com/watch?v=HBYe2r_rfLs&t=685 (11:25)

    Passado uns 2 minutos já mostram a porta por dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      porta-blindada.jpg
 
0.0152 seg. NEW