Iniciar sessão ou registar-se
    • Art
    • 14 dezembro 2009

     # 1

    Boas a todos. Vou começar a construir brevemente (já deveria ter começado), e tenho andado a navegar pelo vosso forum de há algum tempo a esta parte e desde já os meus parabéns. É fantástico.
    Neste momento estou com alguns problemas com a casa dos meus sonhos. O pior problema tem a haver com a agua. O sítio é lindo mas ainda não tem água canalizada, pelo que tive que fazer um furo para captação de água (até foram 2), mas pouca água consegui obter. Até porque nem sequer paguei o serviço E ainda por cima trata-se de uma zona de água muito férrea! Ou seja, a pouca que poderei conseguir (e ainda não sei ao certo a água que me vai dar) pode não servir para consumo. Mas a questão principal tem a haver com o tipo de corrente que colocarei em minha casa: Monofásica ou trifasica? Qual a melhor opção? Esta questão vem agora pq vou comprar a bomba de profundidade para colocar no furo e tenho que optar por um tipo de alimentação.. Dentro de dias vou mandar limpar e entubar o furo para então poder colocar a bomba a trabalhar. Para já agradeço resposta a esta questão e seja o que Deus quiser..
    • eu
    • 14 dezembro 2009

     # 2

    Viva,

    Opte por monofásica. Não precisa de trifásica para nada...
  1.  # 3

    ponha a baixada trifasica e um contador monofasico.paga mais um pouco agora,mas no futuro pode dar jeito...
  2.  # 4

    se é só por causa da bomba coloque monofásica. há boas bombas monofásicas. E...claro...a referência é Grundfos (sem desprimor nem querer ofender outras marcas também muito boas).
    caso seja "rico" coloque trifásica :-)
  3.  # 5

    A decisao da escolha de trifasico ou monofásico, tem a haver com os equipamentos que vai ter na sua casa, e o tipo de carga que eles representarao.
    Veja tambem qual o maximo monofasico que lhe poderao dar nessa zona, pode ser que seja uma limitaçao para si, só ultrapassada com a opçao do trifásico.
    Ninguem no seu perfeito juizo lhe pode dizer qual a melhor opçao sem ter mais dados em concreto.
  4.  # 6

    Colocado por: joaosantosponha a baixada trifasica e um contador monofasico.paga mais um pouco agora,mas no futuro pode dar jeito...


    concordo com o joaosantos, é possivel fazer isso e se um dia mais tarde precisar de ter trifasica so precisa de mudar o contador, caso contrario iria necessitar de refazer a instalaçao e nova inspeçao a instalaçao.

    a diferença sao 100€ no maximo se fizer como diz o joaosantos e como vai construir possivelmente nem vai pagar a diferença.

    cumprimentos
  5.  # 7

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: underruncaso seja "rico" coloque trifásica


    e é preciso ser rico para colocar bomba trifásica??..normalmente até são mais baratas


    referia-me ao custo do aluguer do contador.
    • Art
    • 15 dezembro 2009

     # 8

    não sei qual a diferença de preço entre os 2 contadores underrun mas para fazer um comentário desses deve ser grande e rico é coisa que eu não sou. Mas parece-me uma boa ideia a do marich. se não tiver que pagar mais ao final de cada mês só para ter disponível corrente trifasica um dia mais tarde.
    quanto á marca da bomba de facto a Grundfos seria uma boa escolha se não fosse tão cara e acima de tudo se não estivesse eu a dar um "tiro no escuro". é que, como já disse em cima, não sei se a quantidade de água que o furo me vai dar me chega para sobreviver. mas obrigado pela dica...
  6.  # 9

    a diferença é que em trifasica no minimo pede 15A que ao pagar vai pagar 15x3=45A e em monofasica pode pedir 25A que já é suficiente para uma moradia normal,
    (nao sei de cor o equivalente em KWh)

    normalmente a instalaçao é feita como eu falei (depende tambem do projecto de electricidade) e depois pede-se baixada monofasica, assim podemos ter mais potencia contractada a um custo mais baixo, e se mais tarde necesitar de trifasica so tem o custo de trocar o diferencial do quadro e pedir um novo contador sem necesitar de nova bisturia porque a instalaçao inicial foi aprovada como trifasica.

    a diferença de custos entre fazer trifasica ou monofasica é minima ou mesmo nenhuma, depende de quem lhe fizer a instalaçao, a diferença em material é a regua dos dijuntores e o diferencial.

    cumprimentos
  7.  # 10

    A vantagem da monofásica é que tem toda a potência contratada, disponível.

    Se por exemplo contratar um contador trifásico 3x15A=45A tem que ter os aparelhos
    distribuídos de forma equilibrada pelas três fases. Se estiver a gastar 16A numa fase,
    mesmo que não gaste nada nas outras (16+0+0=16A) vai disparar o limitador da EDP, apesar
    de ter contratado uma potência de 45A.

    Num sistema trifásico, na prática , nunca vai aproveitar toda a potência que está a pagar.
  8.  # 11

    tanta complicaçao com coisa tao simples....ter a baixada trifasica e so estar prevenido pro futuro...essa de ser rico...por amor de deus,rico e kem poe trifasica passados uns anos de pagar a monofasica...
    • eu
    • 15 dezembro 2009

     # 12

    Colocado por: joaosantoskem poe trifasica passados uns anos de pagar a monofasica...


    Mas pôr trifásica mais tarde... para quê ?

    A menos que possua motores eléctricos de grande potência, não estou a ver nenhuma necessidade da trifásica...
  9.  # 13

    nao tem nada a ver com grande potencia,mas fico me por aki...ah..e trabalhei 17 anos na edp...vi muita coisa
    Concordam com este comentário: Klauser
    • eu
    • 15 dezembro 2009

     # 14

    Colocado por: joaosantosnao tem nada a ver com grande potencia,mas fico me por aki...ah..e trabalhei 17 anos na edp...vi muita coisa


    Então explique...
  10.  # 15

    Colocado por: MakepeaceA vantagem da monofásica é que tem toda a potência contratada, disponível.

    Se por exemplo contratar um contador trifásico 3x15A=45A tem que ter os aparelhos
    distribuídos de forma equilibrada pelas três fases. Se estiver a gastar 16A numa fase,
    mesmo que não gaste nada nas outras (16+0+0=16A) vai disparar o limitador da EDP, apesar
    de ter contratado uma potência de 45A.

    Num sistema trifásico, na prática , nunca vai aproveitar toda a potência que está a pagar.


    Boas

    aqui está uma forte razão para definir se pede monofasico ou trifasico, isto dentro das potencias disponiveis monofasicas, porque a partir de uma certa potencia só é disponibilizado em trifasico.

    Cpts
    kakai
    • eu
    • 15 dezembro 2009

     # 16

    Estamos a falar de uma vivenda, por isso, eu diria que 6,9 KVA (30 A) monofásica chega e sobra para as necessidades...
  11.  # 17

    Colocado por: euEstamos a falar de uma vivenda, por isso, eu diria que 6,9 KVA (30 A) monofásica chega e sobra para as necessidades...


    Sem querer apropriar-me do tópico, mas aproveitando esta discussão pergunto:
    Vou colocar piso radiante eléctrico na minha moradia. Já ouvi versões a dizer que necessitaria de trifásico e outras que não. Como já reparei que há aqui muitos bons profissionais....alguém me pode esclarecer?
    • marich
    • 16 dezembro 2009 editado

     # 18

    801.1.1.3.3 As instalações eléctricas (de utilização) não previstas para alimentar receptores trifásicos, que sejam alimentadas a partir de redes de distribuição (públicas) em baixa tensão e cuja potência total não exceda 10,35 kVA (45 A, em 230 V) devem ser monofásicas.

    Para potência superiores a 10,35 kVA, as instalações eléctricas (de utilização) devem ser alimentadas em trifásico, podendo, com o acordo prévio do distribuidor, ser alimentadas em monofásico.

    Nas instalações eléctricas trifásicas, as potências devem ser distribuídas pelas fases, tanto quanto possível de forma equilibrada.


    o que aconcelho é fazer a instalaçao em trifasica e pedir baixada monofasica.

    no meu caso tenho uma bomba de rega trifasica se a minha instalaçao fosse monofasica tinha de refazer a instalaçao e nova bisturia a instalaçao, se a instalaçao fosse antiga tinha de refazer a instalaçao com as normas em vigor, e quem trabalha na area sabe que uma casa com 10anos se fosse feita uma inspeçao a instalaçao era reprovada.

    so falo em prever o futuro, nunca se sabe o que podemos precisar.






    Colocado por: eu
    Colocado por: joaosantosnao tem nada a ver com grande potencia,mas fico me por aki...ah..e trabalhei 17 anos na edp...vi muita coisa


    Então explique...


    deve estar a referir certos diferencias da edp que sao alterados mostram limite de 15A mas so cortam aos 45A por exemplo, e quem tem acesso aos selos mais facilidade tem pra fazer isso. mas isso fazia-se mais no tempo em que os selos eram em chumbo...

    para mais informaçoes deixo este link, se fizerem pesquisa no forum encontram o que precisam.

    http://www.electricidade.com.pt/

    cumprimentos
  12.  # 19

    nao tem a ver com os chumbos...mas a baixada é uma infraestrutura..logo,se puder por trifasica é melhor..mas ok..
  13.  # 20

    Quais os custos de ter trifasica e monofásica com o valor máximo?
 
0.0161 seg. NEW