Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!

    Sou um leitor assíduo deste magnifico fórum há algum tempo, mas infelizmente a minha participação passa só pela leitura... pois a minha experiência em construção é pouca ou nenhuma...

    Neste momento, infelizmente, encontro-me por terras helvéticas (não por culpa de governos!) e ao longo dos meus últimos anos de vida tenho vindo a desenvolver o gosto por vinho (de qualidade!) e como a colecção tem vindo a aumentar o armazenamento em condições tem-se tornado complicado.
    Durante as minhas últimas férias por terras serranas (Seia!) surgiu a ideia/hipótese de criar uma pequena adega climatizada numa das divisões do anexo da casa dos meus pais. A adega será para a guarda de vinhos mas também um local para um convívio mais reservado.

    Como alguns devem saber a guarda de vinhos deve ser feita entre as temperaturas de 12° (ideal) e 15°(máx.) e com valores de humidade entre os 60% e 70%, mas depois de muito ler por essa internet fora, cada vez fico mais confuso com a solução para o meu caso... Pois, na zona de Seia, no Inverno terei (teoricamente) temperaturas bem abaixo dos 12° e no Verão temperaturas bem acima dos 15°... E como a adega ficará num "barraco", não tenho isolamento nenhum nas paredes exteriores e o telhado só serve para não chover lá dentro, logo é como se estivesse ao "ar livre"...

    Portanto, depois destas condicionantes todas, comecei a meter mãos à obra e comecei a desenhar em AutoCAD a possível solução constructiva para o que pretendo... mas como não tenho muita ideia do que há em Portugal para os materiais, gostaria de ter uma ajuda em saber marcas e revendedores para a zona Centro, pois até agora só me tenho baseado no site da Leroy... e para as madeiras no site da Toscca...

    Outra questão que tenho, tem a ver com a climatização da adega... Existem Ar Condicionados que mantenham a temperatura a 12° e humidade a 70%? O ideal seria uma climatização passiva... mas não estou a ver como... Eu sei que existem sistemas de climatização específicos para adegas, mas não encontrei nada em Portugal...

    Sem me alongar muito mais, agradecia que dessem uma vista de olhos ao pdf que envio em anexo para poder obter uma discussão agradável sobre este assunto. Aviso desde já que não tenho experiência em dimensionamento/construções estruturais de madeira (ou de qualquer tipo!)... tudo o que desenhei e material que utilizei foi baseado no que fui lendo na internet...

    Desde já, o meu muito obrigado a qualquer critica construtiva!

    Cumprimentos,

    Fernando Clara

    PS:
    Sei que os desenhos poderão não estar perfeitos, mas foram feitos um pouco à pressa... Ah! E a construção será feita por mim e pelo meu pai! :)
  2.  # 2

    Bom dia Fernando, não veio nenhum pdf. Veja se consegue de novo, parece-me um tema bastante interessante!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FClaraPT
  3.  # 3

    Pode começar por algo mais simples de executar... comprar uma ou duas coisas destas.
      Expositor_frigorifico_para_vinhos_Infrico_ABD_200MX.jpg
  4.  # 4

    Gineta: Já editei! :)

    LuísPereira: Já pensei nisso... mas com o custo de uma duas coisas dessas penso poder construir algo mais personalizado... :)

    Obrigado!
  5.  # 5

    Colocado por: FClaraPTmas com o custo de uma duas coisas dessas penso poder construir algo mais personalizado

    Pela descrição que fez acho que lhe vai ficar mais caro ter isolamento adequado e climatização 24h/dia a funcionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FClaraPT
  6.  # 6

    Colocado por: LuisPereira
    Pela descrição que fez acho que lhe vai ficar mais caro ter isolamento adequado e climatização 24h/dia a funcionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FClaraPT


    LuisPereira: Obrigado pela resposta.

    Eu sei que se calhar, é a solução mais económica a médio-longo prazo, mas a ideia também seria criar um espaço agradável para convívio e "degustação" dos vinhos... E o meu objectivo não é ter a climatização a trabalhar 24h/dia... Queria algo que funcionasse conforme as necessidades.

    Para o vinho é mais importante manter uma temperatura estável ao longo do ano com variação 1° / 2° e não passar dos 15°... Porque quanto maior a temperatura mais rápido é o envelhecimento...
  7.  # 7

    E uma divisão no subsolo, escavando o espaço necessário?

    Não é por acaso que os produtores e engarrafadores tradicionalmente têm "caves"...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FClaraPT
  8.  # 8

    Colocado por: ClioIIE uma divisão no subsolo, escavando o espaço necessário?

    Não é por acaso que os produtores e engarrafadores tradicionalmente têm "caves"...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FClaraPT


    Clioll: Muito obrigado pela sua opinião!

    Isso era o topo! Mas infelizmente é-me impossível de entrar nessas loucuras...
  9.  # 9

    Ninguém? =|
  10.  # 10

    Assim de repente, Seia até é potencialmente um bom local para fazer uma garrafeira, em termos de clima.
    Terá que ser necessário isolar bem, e aí, que os especialistas da área se pronunciem sobre qual a melhor forma.
    Mas não me parece necessário climatizar.
    Em relação à temperatura mínima, não há qualquer problema em ser abaixo de 12º (eventualmente o que podia acontecer era um envelhecimento mais lento), o importante aqui é que o vinho não congele!
    Um pouco acima dos 15º também não será muito preocupante, eventualmente até 19/20º ainda seria mais ou menos seguro, até porque essas temperaturas serão só em 2/3 meses.
    No que respeita à humidade, penso que nessa zona ela andará dentro dos limites, se for a mais o problema será mais com os rótulos e há muitas formas de a reduzir. se for a menos e aí é mais preocupante por causa da rolha é uma questão de pôr um pouco de areia húmida para aumentar a humidade.
    É importante ser um local sem grandes vibrações (por exemplo ao pé de uma estrada movimentada), pouca luz e sem contacto com cheiros fortes.
    Mas mais importante ainda, parece-me, será escolher muito bem o vinho que quer guardar, pois mais facilmente um mau vinho (para envelhecer) se "estraga" com uma adega nas condições ideais do que um bom vinho numa adega com condições razoáveis. :)
    Concordam com este comentário: FClaraPT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FClaraPT
  11.  # 11

  12.  # 12

    Castela:
    Muito obrigado pelo seu comentário! Concordo com tudo o que disse! A minha ideia de fazer esta garrafeira é precisamente com o intuito de guardar os meus melhores vinhos e ir adicionando mais ao longo dos anos.A minha dúvida está mesmo no isolamento... Gostaria de ter a menor variação possível da temperatura ao longo do ano, pois pelo que tenho lido, também é importante para a guarda do vinho.
    Em relação às características que apresentou, o local em questão apresenta isso tudo. Longe da estrada principal, nenhuma luz (só eléctrica) e nada de produtos que libertem odores fortes.
    Os vinhos a serem guardados... penso que estou a ir pelo bom caminho... :) neste momento tenho muita coisa do Dão... ;)

    DIYouself:
    Obrigado pelo seu comentário! De facto é muito interessante esse conceito! Mas tal como disse ao ClioII, não tenho condições para me meter nessas "loucuras"...
  13.  # 13

    Colocado por: FClaraPTCastela:

    neste momento tenho muita coisa do Dão... ;)




    Com a vantagem de já estarem aclimatizados ao local :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FClaraPT
 
0.0156 seg. NEW