Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde,

    Eu e o meu marido estamos a pensar construir uma moradia num terreno herdado com cerca de 1ha. Costumo consultar-vos para tentar ter uma ideia de como começar e por onde mas agora que já andamos a falar nisto há 2 anos queremos mesmo avançar com o projecto. Já pensámos em construção em bloco de betão, lsf, modular e mesmo na alvenaria tradicional. Mas não conseguimos decidir qual a melhor. O local é situado no concelho de Mafra, com poucos edifícios à volta e bastante alto. Gostaria de saber o que aconselham para a construção e, se fosse possível, alguns preços de referência. Todo o trabalho de carpintaria seria feito pelo meu marido, pois é a profissão dele.

    O objectivo é:
    - Menor custo (se possível sem recorrer a empréstimo);
    - Moradia com 3 quartos;
    - Piso térreo;
    - Cerca de 130m2.

    Qualquer coisa do género da imagem sem ser exactamente aquelas medidas ou aspecto, é só uma ideia.

    Agradeço as vossas respostas e peço desculpa se me enganei nalgum termo ou definição, pois sou leiga e o objectivo é informar-me.
      t3.png
  2.  # 2

    Boa tarde Sra. Tânia,

    Em primeiro lugar seria necessário verificar a viabilidade de construção para esse terreno, consultando o PDM de Mafra.
    Quanto ao método de construção, se a sua 1ª intenção é minimizar ao máximo o custo, a construção em alvenaria e betão seria a escolha acertada, em todo o caso, irá variar o preço m2 pela qualidade de materiais que pretende.

    Cumprimentos,

    SMG, arq
    http://smgarquitecto.com/
    https://www.facebook.com/SMG-Arquitectos-1395898437330381/?ref=hl
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tania.s
  3.  # 3

    Olá, Tânia

    Se todo o trabalho de carpintaria será feito pelo seu marido, porque não pensa em fazer quase como se fosse uma espécie de "carcaça exterior" e todo o interior ser feito pelo seu marido? Paredes divisórias, portas, pavimentos e mesmo tectos falsos e revestimentos de parede, já sem falar em armários, guarda-roupas e cozinha...
    Poderia ficar com uma casa bastante interessante com todo o interior em madeira (exceptuando-se zonas humidas)...

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tania.s
  4.  # 4

    Colocado por: Rafael FortesOlá, Tânia

    Se todo o trabalho de carpintaria será feito pelo seu marido, porque não pensa em fazer quase como se fosse uma espécie de "carcaça exterior" e todo o interior ser feito pelo seu marido? Paredes divisórias, portas, pavimentos e mesmo tectos falsos e revestimentos de parede, já sem falar em armários, guarda-roupas e cozinha...
    Poderia ficar com uma casa bastante interessante com todo o interior em madeira (exceptuando-se zonas humidas)...


    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.

    E o alvará?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tania.s
  5.  # 5

    Desde já, obrigado pelas vossas respostas.

    O terreno é urbano, portanto penso que dê para construir.

    A ideia de uma "carcaça exterior" é bastante apelativa mas como poderei seguir por esse caminho? O projecto teria que já ter tudo incluído e em como seria em madeira no interior? E poderia acabar a obra no interior quando quisesse? E como afectaria a licença?

    Em termos de qualidade de materiais, gostaríamos de apostar na boa qualidade no isolamento e no exterior. A zona é bastante húmida e ainda recebe brisa marítima. Quanto ao interior, não necessita de ser tudo da mais alta qualidade, mas que também não seja o mais baratinho. Um bom acabamento com um óptimo preço/qualidade, digamos.

    Primeiros passos a seguir (corrijam-me se estiver enganada):
    1. Pedir à câmara a informação se posso construir;
    2. Levantamento topográfico (se me puderem indicar quem possa fazer este trabalho, agradeço);
    3. Projecto (mais uma vez, se puderem indicar...);
    4. Licença (já andei a pesquisar os valores).

    Se quiserem aconselhar, por favor, estejam à vontade.
  6.  # 6

    Colocado por: trabalharmuitobem
    E o alvará?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tania.s
  7.  # 7

    Para onde é a moradia?
  8.  # 8

    Colocado por: GinetaPara onde é a moradia?

    Qualquer que seja o sitio
    • Gineta
    • 15 dezembro 2015 editado

     # 9

    Se eu perguntei é porque me interessa para dar alguma ajuda...mas pela tabela de taxas já vi que é em Mafra.
  9.  # 10

    Colocado por: GinetaSe eu perguntei é porque me interessa para dar alguma ajuda...

    É independente da camara
  10.  # 11

    Colocado por: GinetaPara onde é a moradia?

    Colocado por: trabalharmuitobemQualquer que seja o sitio


    Colocado por: tania.sO local é situado no concelho de Mafra
  11.  # 12

    Colocado por: GinetaSe eu perguntei é porque me interessa para dar alguma ajuda...mas pela tabela de taxas já vi que é em Mafra.

    Não é pela tabela das taxas, está no primeiro post, mas para que perceba não é como antigamente, quando levantamos as licenças temos que entregar um alvará, independentemente do local, funciona assim em todo o país
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 13

    Mas eu quando perguntei sobre o local não era por causa da sua pergunta de alvará.
    Bem sei como funciona o levantamento do alvará...
  13.  # 14

    Colocado por: GinetaMas eu quando perguntei sobre o local não era por causa da sua pergunta de alvará.
    Bem sei como funciona o levantamento do alvará...

    Levantamento do alvará?, estamos a falar de câmara, não do inci
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  14.  # 15

    Olá, Tânia

    Sem querer precisar ao detalhe tem várias possibilidades para que seja o seu marido a fazer o interior, desde o licenciamento ser feito com uma compartimentação mínima até ao seu marido ter um alvará de empreiteiro de obras particulares ou quando contratarem o empreiteiro utilizarem o seu alvará, como se o seu marido fosse uma sub contratação, e fazerem tudo de uma vez...creio que não é por aí que o gato vai às filhoses, como se costuma dizer...

    No caso de, por exemplo, decidirem fazer uma "carcaça" terão que fazer com que esta cumpra os requisitos do RGEU em termos de áreas e disposição interior e terão que ter o cuidado de deixar a casa infraestruturada para intervenção futura. Como a intervenção que se seguirá será uma compartimentação interior não necessitará de licenciamento ou autorização municipal, visto que em conceito, funciona como levantar uma parede de gesso cartonado. Seja qual for a forma e o tempo da intervenção, recomendo sempre que tenha um projecto que preveja a construção total de modo a minimizar as intervenções posteriores.

    Pode ainda optar por um licenciamento de obras faseado, onde por exemplo poderia construir inicialmente um T1 e posteriormente construir os restantes quartos. As opções são imensas e terá que estudá-las com o arquitecto que contratar, relativamente à ordem dos passos que coloca, eu creio que o 1º passo seria mesmo contratar um arquitecto para auxiliá-la em todo o processo. Pela vista de olhos rápida que dei na tabela de taxas, poderá ter alguma vantagem em fazer um PIP, uma vez que isso reduz-lhe o valor do Licenciamento posterior e permite lhe ter garantido durante um ano (com possibilidade de prorrogação de mais um, se não me engano) uma volumetria definida.

    No que se refere aos projectos de arquitectura (e caso deseje à condução do processo) teria todo o gosto em fazer-lhe uma proposta. Pode ver algum do nosso trabalho aqui: www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.
  15.  # 16

    Boa tarde Tânia, eu também sou de Mafra e só posso desejar-lhe a maior sorte nesse grande projecto. Dito isso, não há muitas pessoas com 1ha de terreno em Mafra, por isso tente explorar ao máximo as possibilidades.

    Essa imagem é gira, mas não se esqueça, quanto mais áreas envidraçadas, maior é o custo final. Pesquise um pouco no fórum e verá que é assim. Vejo que não quer uma moradia muito grande, o que para mim faz todo o sentido. Quanto maior mais custos terá não só a construir, como a mantê-la e também nos custos diários na mesma (água, luz, aquecimento/arrefecimento, etc). Pesquise um pouco sobre o isolamento das casas e não aceite nada com menos de 3 cm de isolamento, infelizmente ainda há muito boa pessoa por aqui (Mafra) que pensa que isso não é preciso ou só mesmo para dizer que tem.

    Eu não sou da área, mas se poder ajudá-la é só avisar.
  16.  # 17

    Também sou de Mafra.
    Lembro-me que iam aumentar a área mínima para construção em terrenos rústicos.
    Em meados de 2010... era necessário ter no mínimo 2.500m^2 um terreno rústico para permitir a construção mesmo que estivesse dentro da localidade.... e iam aumentar para um valor pornográfico.

    Por isso... antes de avançar com algo mais concreto, verifique em que regime está o terreno (RAN/REN...) e se pode ou não construir.
    + info pelo site da câmara:
    http://www.cm-mafra.pt/pt/municipio/urbanismo/novo-pdm-em-vigor
    http://www.cm-mafra.pt/pt/municipio/urbanismo/geomafra-sig-municipal
    http://www.cm-mafra.pt/sites/default/files/1_regulamento_final_parec78.pdf
  17.  # 18

    Colocado por: mafgodLembro-me que iam aumentar a área mínima para construção em terrenos rústicos.
    Em meados de 2010... era necessário ter no mínimo 2.500m^2 um terreno rústico para permitir a construção mesmo que estivesse dentro da localidade.... e iam aumentar para um valor pornográfico.


    Eu tenho um terreno rústico com 41000 m2 e neste concelho só permitem construir em terrenos com pelo menos 50 mil m2. Azar do camandro...
  18.  # 19

    Colocado por: marcoaraujoEu tenho um terreno rústico com 41000 m2 e neste concelho só permitem construir em terrenos com pelo menos 50 mil m2. Azar do camandro...
    :-) pois... o terreno que adquiri tinha ~2000m^2 e foi preciso anexar mais uns m^2 do terreno vizinho para que se pudesse construir :-)

    No teu caso.... tens de adquirir 9.000m^2 :-) a bom preço..... ;-) e anexar ao atual....

    O teu terreno não sei mas, pela dimensão deverá de ser fora de uma localdiade.... mas o me é dentro de uma localidade!!!
    "Apenas" estava como rústico na câmara!

    Nota:
    No meu caso, depois de comprar o dito, com 2.525m^2 (+25m^2 do minimo), tive depois de ceder 60m^2 para passeios... ou seja, menos do que 2.500m^2!!
    Enfim... ;-)
  19.  # 20

    Colocado por: Rafael FortesOlá, Tânia

    Sem querer precisar ao detalhe tem várias possibilidades para que seja o seu marido a fazer o interior, desde o licenciamento ser feito com uma compartimentação mínima até ao seu marido ter um alvará de empreiteiro de obras particulares ou quando contratarem o empreiteiro utilizarem o seu alvará, como se o seu marido fosse uma sub contratação, e fazerem tudo de uma vez...creio que não é por aí que o gato vai às filhoses, como se costuma dizer...

    No caso de, por exemplo, decidirem fazer uma "carcaça" terão que fazer com que esta cumpra os requisitos do RGEU em termos de áreas e disposição interior e terão que ter o cuidado de deixar a casa infraestruturada para intervenção futura. Como a intervenção que se seguirá será uma compartimentação interior não necessitará de licenciamento ou autorização municipal, visto que em conceito, funciona como levantar uma parede de gesso cartonado. Seja qual for a forma e o tempo da intervenção, recomendo sempre que tenha um projecto que preveja a construção total de modo a minimizar as intervenções posteriores.

    Pode ainda optar por um licenciamento de obras faseado, onde por exemplo poderia construir inicialmente um T1 e posteriormente construir os restantes quartos. As opções são imensas e terá que estudá-las com o arquitecto que contratar, relativamente à ordem dos passos que coloca, eu creio que o 1º passo seria mesmo contratar um arquitecto para auxiliá-la em todo o processo. Pela vista de olhos rápida que dei na tabela de taxas, poderá ter alguma vantagem em fazer um PIP, uma vez que isso reduz-lhe o valor do Licenciamento posterior e permite lhe ter garantido durante um ano (com possibilidade de prorrogação de mais um, se não me engano) uma volumetria definida.

    No que se refere aos projectos de arquitectura (e caso deseje à condução do processo) teria todo o gosto em fazer-lhe uma proposta. Pode ver algum do nosso trabalho aqui: www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.

    "Quando contratarem o empreiteiro utilizarem o seu alvará", era aqui que eu estava a querer chegar, se o empreiteiro for nisso...
 
0.0177 seg. NEW