Iniciar sessão ou registar-se
    • diysol
    • 26 dezembro 2015 editado

     # 1

    Boa noite.
    Tenho um sotão em que só tem as vigas e as telhas a verem-se e mais nada (belos empreiteiros...). As paredes exteriores são todas duplas e já têm wallmate, mas os tectos não têm nada.

    A maior parte do sotão não vai ser usada e apenas uma parte vai ser usada para arrumação e nada mais. Como não é para habitar, estou a pensar isolar o sotão pelo chão com floormare 200.A parte para arrumações se calhar é melhor usar floormate 500 não?
    De qualquer das formas quero também isolar todo o sotão da entrada de bicharada e pó, por isso estou a pensar usar uma solução que me parece relativamente barata que já vi aqui neste forum: placas esferovite colocada entre as vigas e rematada com espuma expansiva.

    Contudo por uma questão de segurança queria material não inflamavel, pelo que pesquisei sei que existem placas EPS (que e o vulgar esferovite certo?) que são classificadas como não inflamáveis. Sabem onde é que posso encontrar este material a bom preço e em grandes quantidades? Queria começar já a isolar as telhas e depois na Primavera começa a isolar o chão com o floormate.

    Estou aberto a sugestões e qualquer ajuda é bem vinda ;)
  1.  # 2

    Tinha lido qualquer coisa sobre placas esferovite classificadas como M1 (não inflamável).

    Sendo assim, recomenda à mesma o uso de esferovite para impedir a entrada da bicharada no sotão? Como o isolamento térmico vai ser feito posteriormente no chão com floormate (será a melhor opção?), que placa esferovite devo usar entre as vigas para não andar a desperdiçar € desnecessários? 2-3cm de espessura?
  2.  # 3

    Contudo por uma questão de segurança queria material não inflamavel,

    Conhece a rockwool? Um produto isolante não inflamavel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diysol
    • diysol
    • 26 dezembro 2015 editado

     # 4

    Colocado por: joao2
    Conhece a rockwool? Um produto isolante não inflamavel.


    Isso é a lã de rocha certo?
    Não tenho muito interesse porque já li vários relatos em que se a lã de rocha apanha qualquer humidade fica uma valente porcaria.
    Este é um desses casos: http://ecocasa3.blogspot.pt/2010/01/o-isolamento-1-fase-o-sotao.html

    Se existir algum tipo de lã de rocha que não tenha problemas com humidades seria a minha escolha, porque não queria meter coisas inflamaveis no telhado. Sabe se exiset alguma coisa desse género? Ou problemas de humidade e lã de rocha é mito? Pergunto isto porque muitas das vezes um gajo lê umas coisas na net que não são bem como as pessoas descrevem ;)
  3.  # 5

    Caro Diysol a la de rocha tal como outro isolamento nao pode nem deve apanhar humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diysol
  4.  # 6

    Colocado por: joao2Caro Diysol a la de rocha tal como outro isolamento nao pode nem deve apanhar humidade.


    Sim, mas o esferovite por exemplo não se torna uma pasta mesmo colocado debaixo de agua ;)
    O esferovite entre as vigas já era com o intuito de isolar o floormate de qualquer humidade/chuva que entrasse pelas telhas.

    Já coloquei fora de hipotese a lã de rocha . Acho que vou mesmo pelo esferovite entre as vigas e floormate para o chão.

    O meu quarto nas paredes perto do tecto tem umas gotas a escorrer (não são propriamente gotas que dão para limpar com um pano, mas ficam marcadas), penso que seja condensação. Colocar floormate na laje do quarto/sotao não vai piorar ainda mais a situação?
  5.  # 7

    Vamos lá ver se me faço entender.
    A condensacao é quando o vapor de água condensa numa superficie fria, paredes ou tectos mal isoladas no inverno arrefecem mais e favorecem a condensacao em lugares como no quarto . Agora isolar o sotao é boa ideia, se o quer aproveitar para arrumos ponha umas placas de roofmate entre as vigas e faça o acabamento com forro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diysol
    • diysol
    • 27 dezembro 2015 editado

     # 8

    Colocado por: joao2Vamos lá ver se me faço entender.
    A condensacao é quando o vapor de água condensa numa superficie fria, paredes ou tectos mal isoladas no inverno arrefecem mais e favorecem a condensacao em lugares como no quarto . Agora isolar o sotao é boa ideia, se o quer aproveitar para arrumos ponha umas placas de roofmate entre as vigas e faça o acabamento com forro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:diysol


    Só uma divisória do sótão é que vai ser aproveitada para arrumações por isso é que estava a pensar usar floormate 500 nesta divisão e 200 nas outras.
    Contudo estava a presumir que todas as divisões estavam niveladas e cimentadas (como a divisão que seria para arrumações) mas hoje quando fui ver as outras divisões é que reparei que não dá para colocar floormate directamente no chão porque está todo aos altos e baixo com cimento e brita.

    Estive a ler o manual de aplicação do floormate e tinha que colocar areia fina no chão para nivelar, por isso colocar isolamento no chão está completamente fora de questão mesmo sendo a melhor opção de isolamento. Se isolar por baixo da telha vou perder calor porque tambem vou estar a aquecer o sótão certo?

    Neste caso só me resta a opção de isolar por baixo da telha. Vi um projecto que usava esferovite entre as vigas e depois wallmate preso as vigas com ripas de madeira. O uso de esferovite entre as vigas é necessário? Não era melhor usar o dinheiro gasto em esferovite em wallmate com maior espessura? Não queria estar a furar as vigas para as não enfraquecer (são poucos furos e poucos profundos por viga, mas enfraquece sempre), existe algum método de colocar wallmate/roofamate sem furar as vigas?

    Moro perto de Santarém, que espessura de xps recomendam? Estava a pensar em 5cm, será suficiente?
  6.  # 9

    Quer fazer algo tipo isto?
      Screenshot_2015-12-28-00-04-27.png
  7.  # 10

    Colocado por: Anonimo16062021
    Isso não existe
    Estas pessoas agradeceram este comentário:diysol



    http://www.acepe.pt/index.php/eps/propriedades-qualidades/item/112-reac%C3%A7%C3%A3o-ao-fogo
  8.  # 11

    Sem duvida que são bons argumentos...
  9.  # 12

    Colocado por: diysolNão queria estar a furar as vigas para as não enfraquecer (são poucos furos e poucos profundos por viga, mas enfraquece sempre), existe algum método de colocar wallmate/roofamate sem furar as vigas?

    Também gostaria de saber se existe um método, suporte, algo que prende-se ás vigas para segurar as ripas ás ditas vigas sem as furar e depois colocar forro.
    desde já obrigado Diysol pela boleia.
  10.  # 13

    Colocado por: rui morgadoTambém gostaria de saber se existe um método, suporte, algo que prende-se ás vigas para segurar as ripas ás ditas vigas sem as furar e depois colocar forro.

    há uns grampos com rosca. depois mete porcas.
  11.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreira
    há uns grampos com rosca. depois mete porcas.


    Podia colocar umas fotos desses grampos?
  12.  # 15

    Colocado por: diysol
    Podia colocar umas fotos desses grampos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui morgado
      hastes_260x240.jpg
  13.  # 16

    São grampos normalmente utilizados para fixar chapas de cobertura... No seu caso, meta umas anilhas bem largas e não precisa das borrachas.
  14.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021E mais tretas
      Steinhude_1.jpg


    Já sabemos que é adepto incondicional da lã de rocha em detrimento do o EPS. Mas essas são situações excecionais. Quantas vezes é que isso aconteceu?

    Se fosse assim tão mau acha que seria aprovada a sua colocação pelas autoridades competentes?
  15.  # 18

    Acho que não vale a pena. Tudo o que disser não vai alterar a ideia que tenho (eu e muitos mais...!) sobre a utilização do EPS em sistemas ETICS.
  16.  # 19

    A minha ideia é simples: não é o melhor material para ser usado em ETICS, mas cumpre a sua tarefa e é o mais económico. Toda a gente fala dele.

    Deve ser bastante elevada a percentagem de utilização relativamente a outros materiais para idênticos fins.

    Ainda não percebi qual é a dúvida....
  17.  # 20

    Não estou a conseguir citar... Adiante!

    Então, tirando a cortiça, ficamos com as lãs (vidro/rocha). Isto já não falando nos isolamentos projetados.

    A questão é sempre esta: quanto pago a mais para ter o quê a mais?

    Tirando o pormenor de eventual risco de incêndio, o que se pode poupar com a aplicação de EPS relativamente aos que citei justifica que seja o mais utilizado,

    isto num país em que uma pessoa se endivida até ao fim dos seus dias para construir uma casa.
 
0.0226 seg. NEW