Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 20 dezembro 2009 editado

     # 1

    Um dos aspectos a melhorar no Fórum da Casa, actualmente e na minha opinião, é o da quase exclusividade da existência de discussões na sua vertente de "ajuda sob a forma de pergunta resposta".
    Este é um fórum, em grande maioria, de ajuda. Eu, pessoalmente, gostava que fosse algo mais. Gosto de ver coisas, e acho que todos somos, mais ou menos, voyeurs, no bom sentido. :)

    Daí que, após alguma maturação, escolhi começar por criar uma nova categoria (esta) com o título: diários e exposição de projectos, trabalhos e bricolagem.
    O objectivo desta categoria é, exclusivamente, ter diários de projectos (bricolagem ou não), tutoriais e mostras de trabalhos relacionados com casas.
    Mostrar o que fizemos/fazemos e como fizemos/fazemos, seja como forma de auto promoção (no caso dos profissionais) seja como forma de partilhar com outros aquilo de que nos orgulhamos.
    Um misto de enciclopédia de saber fazer, portefólio e mostra/exposição de trabalhos.

    Gostava de encontrar aqui diários e informações sobre coisas complicadas, como construir uma casa, como de coisas banais, como instalar uma prateleira, sempre com o objectivo de satisfazer quem gosta de mostrar, de ver e de quem procura experiências sobre como fazer.

    Para os profissionais pode ser uma forma interessante de mostrar trabalho feito e angariar novos clientes. Tenho noção que muitas pessoas procuram profissionais para realizar determinado trabalho mas, têm dificuldade e desconfianças naturais. Se, ao procurarem, encontrassem uma espécie de portefólio, algumas dessas questões poderiam ser dissipadas.

    Para os participantes, pode ser aquilo que um diário é - um registo para a eternidade de como tudo se passou, pode ser uma boa forma de aperfeiçoar o que fizeram ou vão fazer, de ajudar pessoas que estão a tentar fazer o mesmo e, de mostrar os seus dotes de bricolagem. ;)

    Um dos principais requisitos para abrir uma discussão aqui é que exista informação e/ou fotografia em quantidade considerável face ao propósito. Não quero exigir mas, devem entender que sem esta informação, a utilidade é relativamente pouca.
    Aviso desde já que discussões com apenas uma foto e um contacto - uma clara intenção de publicidade gratuita sem esforço - não são bem vindas e poderão ser movidas ou apagadas.

    Tentarei dar o exemplo e vou, dentro do que sei e do que me é possível, abrir algumas discussões para verem o que é pretendido.

    Para evitar situações desagradáveis e para incentivar e promover a participação, o autor da discussão terá total controlo sobre a mesma. Como?
    -> no ínicio da discussão deve indicar claramente se aceita ou não comentários (gosto, não gosto), críticas (fez mal, fez bem) e sugestões (deve/devia fazer antes assim, também pode fazer isto)
    -> se o autor não aceitar qualquer uma das formas de intervenção/resposta acima indicadas (comentários, críticas e/ou sugestões), peço que se inibam de os fazer sob pena de serem apagados ou movidos
    -> se o autor aceitar alguma das formas, peço a quem participe que respeite o pedido e que se cinjam ao que foi permitido
    -> em caso de omissão (se o autor não diz se quer ou não comentários), entendem-se que todos os comentários são permitidos - bons ou maus
    -> sempre que o autor da discussão veja que há algo inconveniente e que não respeite os seus pedidos, deve-me contactar por sussurro para resolver a situação
    -> em qualquer momento da discussão, o autor pode mudar o critério de aceitação de comentários

    Espero que esta iniciativa traga mais um motivo para visitar o Fórum da Casa. :)

    Aceito comentários, críticas e sugestões. :D
  1.  # 2

    FD,

    Excelente iniciativa.
    Acho que irá valorizar muito o forum.
  2.  # 3

    Eu estou a gostar imenso daquelas discussões de engenharia civil. Ainda por cima tenho um fascinio por asnas de madeira!
    • AnaT
    • 25 dezembro 2009

     # 4

    Excelente .

    Para uma curiosa como eu que gosta de saber como se faz "tudo"... Estou no céu.

    Grande prenda de Natal.
  3.  # 5

    :)
  4.  # 6

    Excelente ideia
    Como "futuro cliente" e recente utilizador é uma mais valia, pois assim conseguiria obter informação mais organizada!
    por ex um tópico de construção "passo-a-passo" vinha mesmo a calhar, pelo para mim que pretendo iniciar brevemente a construção de moradia!

    Espero que resulte este novo estímulo!

    Cumprimentos
  5.  # 7

    Colocado por: Forçax um tópico de construção "passo-a-passo" vinha mesmo a calhar, pelo para mim que pretendo iniciar brevemente a construção de moradia!


    http://montedochafariz.blogspot.com/
  6.  # 8

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Forçax um tópico de construção "passo-a-passo" vinha mesmo a calhar, pelo para mim que pretendo iniciar brevemente a construção de moradia!


    http://montedochafariz.blogspot.com/


    Agora fiquei envergonhado :( pois o meu simples e modesto blog está longe de ser perfeito, creio que as pessoas precisam de algo deste genero, mas com a utilização de conceitos tecnicos e explicações do tipo "passo a passo", o meu blog foi apenas uma brincadeirazita de fim de tarde...

    abraços

    Ps. Quando tiver a minha licença de utilização na mão, vou abrir um tópico sim para relatar a minha aventura e sobretudo para assinalar os erros que cometi, que creio não terem sido muitos, mas foram uns tantos...

    Filipe
    • naar
    • 28 dezembro 2009

     # 9

    A começar por não teres chumbado as "unhas" do portão e soldá-las aos ferros do pilar! :))

    Desculpa Filipe mas não resisti! :))

    Quanto ao Blog, brincadeira ao fim da tarde?? Faço ídeia qauntas vezes não precisaste da preciosa ajuda das famosas lampâdas de Leds! :)

    Um Abraço.
  7.  # 10

    BRAVO ... FD o Forum que já é excelente, ficará ainda melhor!!!

    Cumprimentos a todos!!! Feliz Ano Novo : )
 
0.0137 seg. NEW