Iniciar sessão ou registar-se
    • PandR
    • 2 fevereiro 2016 editado

     # 41

    A entrada principal está muito mal resolvida. Porque não fazer escadas simétricas? Assim terá uma espécie de “caganito” de escadas salientes (desculpe-me a expressão) que para além de estarem completamente desintegradas só servirão para tropeçar. Imagine também o percurso que terá de fazer para arrumar um casaco no armário (minúsculo) ou para ir à IS de serviço. Também com uma entrada assim não há justificação possível para ter um armário tão pequeno.
    - Veja o espaço desperdiçado em circulação no piso superior por causa das escadas


    Concordo. Será algo a melhorar.

    - O vazio por cima da sala não tem qualquer lógica funcional, muito menos estética! E imagine o barulho da TV da sala no quarto principal.


    Quanto ao barulho não me preocupa. Quanto á estética seria para fazer algo do género do anexo.

    - Há-de reparar que apesar de a moradia ser uma espécie de L aberto, os espaços pertencentes a esse ângulo não têm qualquer uso. Nem poderá ser por uma questão estética porque não há nada que justifique isso


    Vamos esperar por uma versao onde já se visualize os vãos e as janelas para vermos esse enquadramento com o exterior.

    - O closet comum é uma má ideia. Imagine os seus filhos a partilhar um espaço onde se vestem. Se estivesse na pele dos seus filhos, certamente não gostaria de partilhar o meu closet se pudesse ter um espaço só para mim (tem área para isso).


    Percebo a ideia. Mas é precisamente pela partilha do espaço e roupa que achamos que fica bem assim.

    Que escadas são aquelas junto à cozinha no R/C? Porque não sobrepor todas as escadas?!


    Escadas de acesso á cave/garagem. Queremos acesso direto para a cozinha. E também não gosto de ver as escadas todas seguidas desde o piso da cave até ao piso 1.
      mezz.jpg
  1.  # 42

    PandR, apesar das suas justificações mais uma vez volto a insistir que poderá conseguir o que pretende de uma forma mais coesa e harmoniosa, começando o projecto de novo.

    - A questão do ângulo não ter qualquer uso nada tem a ver com a falta de vãos. Há-de reparar que não tem qualquer peça de mobiliário ou organização do espaço que justifique isso, e não me parece que a envolvente tenha algum enquadramento lógico nisso. Parece que tem esta forma simplesmente porque sim!

    - O pé direito duplo que tem na sala não vai ficar como o da imagem que mostra. Quer dizer, visto de baixo a ideia está lá (mal mas está)... Mas visto do 1º andar vai ficar muito mal. Basicamente está mal enquadrado com o restante espaço.

    - Quanto ao acesso directo à cozinha não acho minimamente funcional. Imagine os barulhos e cheiros que virão da garagem para a cozinha.

    Já percebi que não tem muita sensibilidade para observar os muitos problemas presentes nas plantas que mostra, coisa que é normal, mas acredite nos profissionais que aqui estão a tentar explicar que consegue muito melhor!
  2.  # 43

    PandR... perceba que a imagem exemplo que mostrou da sala com pé direito duplo, não se reflecte nas plantas que aqui colocou....
    • PandR
    • 4 fevereiro 2016 editado

     # 44

    Atualizaçao de plantas.

    Penso que ja se devera perceber que foi realizada por um arquiteto(a)...

    Ja da tambem para perceber a envolvente com o exterior.

    Foram feitas pequenas alteraçoes. Vamos la analisar de novo.

    Obrigado pela vossa ajuda.
    • PandR
    • 4 fevereiro 2016 editado

     # 45

    • PandR
    • 4 fevereiro 2016 editado

     # 46

  3.  # 47

    Piso Garagem
  4.  # 48

    - A questão do ângulo não ter qualquer uso nada tem a ver com a falta de vãos. Há-de reparar que não tem qualquer peça de mobiliário ou organização do espaço que justifique isso, e não me parece que a envolvente tenha algum enquadramento lógico nisso. Parece que tem esta forma simplesmente porque sim!




    Como o terreno tem alguma inclinação a parte mais baixa será a utilizada para fazer a entrada da garagem, assim, o fim o "L" será o melhor local para fazer a entrada da mesma, daí esse "L" aberto. Como esta nova imagem do piso da garagem penso que dá para perceber o que estou a tentar dizer.



    - O pé direito duplo que tem na sala não vai ficar como o da imagem que mostra. Quer dizer, visto de baixo a ideia está lá (mal mas está)... Mas visto do 1º andar vai ficar muito mal. Basicamente está mal enquadrado com o restante espaço.




    Era isso que queria mostrar, visto de baixo é essa a ideia, visto de cima nada tem a ver mas na realidade o impacto visual pretendido é de baixo para cima e não o inverso. Na realidade na parte superior aqueles cerca de 2 metros de varamdim até poderiam estar fechados.



    - Quanto ao acesso directo à cozinha não acho minimamente funcional. Imagine os barulhos e cheiros que virão da garagem para a cozinha.




    Nós achamos muito funcional, vir com compras e deixa-las logo na cozinha. Quanto aos barulhos e cheiros com a nova planta da garagem apresentada vai haverá uma antecâmara antes de subir as escadas que vai cortar esse efeito. No piso 0, na chegada á cozinha penso que poderá ser melhorado pois essas escadas nao deveriam ter nenhum impedimento (portas ou paredes) no seguimento do acesso para as escadas do piso superior para o caso de chegada por exemplo á noite e deslocação logo direta para os quartos.
  5.  # 49

    Pandr

    não sei o que o seu arquiteto anda a pensar mas o piso dos quartos continua a infringir o polígono de implantação. ainda se fossem só os balanços de varandas...agora área de construção fechada duvido que isso passe.
    de resto é mais do mesmo, já não sai da mesma coisa e ainda com área desperdiçada/desnecessária numas zonas e noutras a tentar "enfiar" o programa, nomeadamente a escada, a wc social, a zona do closet e wc da suite...enfim
    a meu ver se a escada fosse única, portanto desde a cave até ao piso dos quartos, tudo poderia ganhar outra fluidez, é uma ideia que poderia corrigir o desequilíbrio que se nota nos espaços dessas plantas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Margs
  6.  # 50

    Ora!!!, Então o arquitecto "transcreveu" aquilo que o cliente quis... Ideias fixas e sem qq noção espacial do que está representado nas plantas.
  7.  # 51

    O projecto vai de encontro ao que disse ali ao lado. Essa casa organizada por um bom arquitecto, dava para poupar uns 15 mil euros em fase de construção.
  8.  # 52

    Em relação á área de implantação a mesma só tem de ser cumprida no piso que está em contacto com o chão. Confirmado com a Câmara.

    Pode-se dizer que a casa tem áreas grandes, pode e tem. Agora não se pode dizer que está tudo mal.

    A questão das escadas entendo e será algo a melhorar. Agora tê-las desde a cave até ao piso 1 está fora de questão. A mim, em casos como esse parece-me um prédio. Não gosto e não quero. Subir 6 lanços de escadas (2 por piso) seguidas não é para mim lógico. Terei de os subir na mesma e percorrendo uma distância maior mas para mim faz mais sentido do que ter tudo seguido.

    A questão do WC social também será reorganizado em função da reorganização das escadas. Mas que mal tem? É pequena e desproporcional relação ao resto? Precisava se ser maior? Porquê?

    O closet e WC da suíte em que termos estão mal desenhados?
  9.  # 53

    Pedro Barradas, o arquiteto não tem de fazer aquilo que o cliente quer? (Obviamente aconselhando que isto ou aquilo pode não funcionar)

    Quando refere que a noção de espaço não está bem representado, pode concretizar?

    É que para mim que não percebi o que me está a dizer (e só vou perceber com exemplos práticos), a sala de refeições tem de estar ao lado da cozinha (e está) a zona de estar logo ao lado e de seguida (e está), o WC social tem de estar no meio da casa equidistante de todas as divisões (e está apesar de necessitar de uma reorganização), o escritório tem de ter acesso á sala (e tem).
    Já no piso 1 o closet conjunto tem muito mais pontos a favor do que contra. A porta do WC do primeiro piso terá de ser eventualmente mudada. Não vislumbro problemas na disposição da suíte mas mas já vos pedi objetivamente onde é que eles estão.
  10.  # 54

    os problemas estão onde não os vê e isso não é fácil de lhe explicar
    agora uma coisa é certa, tudo aquilo que deseja podia ter outra configuração com menos área e mais funcional.
    de uma forma geral
    já reparou que no 1ºandar do lado direito á frente que até é uma zona nobre da casa, tem pura e simplesmente um volume com uma casa de banho e do outro parece que lhe faltou espaço, e o closet e a casa de banho da suite parece que tem de balançar "quase" até ao passeio?
    o bico tanto no closet como na wc é área desperdiçada e que não serve para nada a não ser forçar o volume pelo exterior.
    como já disse anteriormente o esquema funcional até pode já lá estar, está tudo é ( arquitetonicamente) mal "desenhado".
    e também tem muita sorte com essa camara, pois na maioria os alinhamentos são para cumprir tanto mais que basta interpretar o conceito de implantação como a projeção zenital do piso da cobertura no plano do solo para isso não cumprir.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Margs
  11.  # 55

    Colocado por: PandREm relação á área de implantação a mesma só tem de ser cumprida no piso que está em contacto com o chão. Confirmado com a Câmara.

    Acho isso muito estranho, então vamos supor uma coisa
    exemplo aqui numa estrada municipal tenho que recuar 8m ao eixo(+/- 5M de terreno)
    fazia o r/c afastado os 5m e o 1º piso ia ate ao limite do terreno depois eles alargavam a estrada e começavam a passar os carro por baixo da casa.
    agora de essa parte confronta com um vizinho e a linha vermelho pode ser a distancia para abrir janelas que são 5m aqui
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 56

    Muito interessante.

    PandR. Não sou profissional desta área.

    Pelo que percebo, o PandR tem-se debruçado muito sobre o estudo e as ideias para a construção da sua casa, naturalmente.
    Parece ter também ideias muito concretas do que quer : o mezzanine como praticamente uma obrigatoriedade na sala, a cozinha ter que ser grande, o closet, (e teve algumas duvidas sobre a disposição das escadas), (vi os seus tópicos anteriores) e então ora aparentemente decidiu por esta disposição que apresenta na planta actual e que coloca agora em discussão.

    E se se tentasse ver isto de outro prisma, que é, estas características que o PandR pretende na sua casa vieram de onde, onde foi buscar as ideias e porque razão?
    Viu noutras casas? Viu imagens e gostou delas ou viu ao vivo espaços com essas características que pretende? (Se pudesse colocar essas imagens por exemplo, seria interessante também, aliás, como fez com o mezzanine..).
    Como é mencionado numa das contribuições, o arquitecto está obviamente a incluir aquilo que o PandR optou por querer, na casa.

    Será que me podia explicar porque optou por cada uma das características que para si parecem importantes , qual o estilo/a inspiração/o objectivo/ o fim de cada uma delas?

    Não para as eliminar obviamente mas antes para ver se poderiam ser contempladas de melhor, ou outra, forma pelos arquitectos que aqui participam (e assim até fazer uma comparação, e talvez até ter uma alternativa ao que tem, como projecto actual)?
    Concordam com este comentário: ajrpc
  13.  # 57

    marco1
    os problemas estão onde não os vê e isso não é fácil de lhe explicar


    Ui, para mim é dificil de entender o cinzento, ou é preto ou branco :) Se não vejo os problemas não os consigo identificar...


    já reparou que no 1ºandar do lado direito á frente que até é uma zona nobre da casa, tem pura e simplesmente um volume com uma casa de banho e do outro parece que lhe faltou espaço, e o closet e a casa de banho da suite parece que tem de balançar "quase" até ao passeio?
    o bico tanto no closet como na wc é área desperdiçada e que não serve para nada a não ser forçar o volume pelo exterior.



    A questão é que a frente desse lado direito até nem é uma zona nobre. É uma pequena rua virada a norte (daí os 2 WC's do piso 1 estarem virados para esse lado) e que a vista não é lá grande coisa (casas mais antigas).
    Do outro lado, quando fala em balançar, é precisamente essa uma das ideias deste projetos, ter cubos/volumes descentrados e balançeados com partes saídas e desencontradas.
  14.  # 58

    nelson__ricardo ,

    A informação da Câmara digamos que não foi oficial, disseram-nos que poderia ter desde que se enquadrasse de acordo com a moradia, se não fosse em todo o perimetro, se a área permitida do piso superior não fosse na sua totalidade ultrapassada. Ou seja, poder pode mas só em alguns casos.

    Obviamente que se a área de implantação fosse apenas 100 m2 (mesmo sendo permitido 150m2) mas depois o piso superior tivesse 200 m2, não seria permitido (pois só é permitido 150 m2 por piso).
  15.  # 59

    os problemas já estão identificados, agora a questão é que para si podem não ser problemas.
    realmente tem de avançar com isso e depois da casa feita logo se verá se eram ou não problemas, não vejo outra forma.
    No entanto entenda que há uma diferença entre aquilo que a gente quer ( legitimamente) e a forma como essa coisa é feita.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 60

    Colocado por: marco1os problemas já estão identificados, agora a questão é que para si podem não ser problemas.
    realmente tem de avançar com isso e depois da casa feita logo se verá se eram ou não problemas, não vejo outra forma.
    No entanto entenda que há uma diferença entre aquilo que a gente quer ( legitimamente) e a forma como essa coisa é feita.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Bem exposto marco1.
 
0.0318 seg. NEW