Colocado por: CMartinPelo que percebo, o PandR tem-se debruçado muito sobre o estudo e as ideias para a construção da sua casa, naturalmente.
Colocado por: CMartin
Parece ter também ideias muito concretas do que quer : o mezzanine como praticamente uma obrigatoriedade na sala, a cozinha ter que ser grande, o closet, (e teve algumas duvidas sobre a disposição das escadas), (vi os seus tópicos anteriores) e então ora aparentemente decidiu por esta disposição que apresenta na planta actual e que coloca agora em discussão.
Colocado por: CMartin
Como é mencionado numa das contribuições, o arquitecto está obviamente a incluir aquilo que o PandR optou por querer, na casa.
Colocado por: CMartin
O que se compreende é a planta que aqui está e repare que sobre esta tem aqui uma série de arquitectos a concordarem todos nos mesmos pontos em comum, e são pontos negativos, certamente reparou. É muita coincidência.
Colocado por: CMartin
Logo o PandR poderá estar de facto a tentar transmitir é que não se percebe o pensamento ou o estilo da sua arquitecta ao planear a sua casa e ao incluir os elementos que o PandR pretende nela…o que é verdade de facto, e para mim parecia-me interessante, se colocasse um link por exemplo dum trabalho feito, ou apenas de umas imagens se houver (e se não quiser identificar o profissional até porque não é esse o interesse de todo, de o saber identificar..), até para perceber o estilo de trabalhos feitos. Se calhar há algo que está a passar (nos) ao lado(…).
Colocado por: CMartinEstá a investir tanto tempo e estudo PandR, já agora, vá até ao fundo da questão. Era o que eu faria no seu lugar. (Depois mantém e faz exactamente como está ou repensa e chega a outras conclusões, afinal não tem nada a perder, antes pelo contrário).
Colocado por: PandR
Mas ajudem-me a descobrir o fundo da questão...
Também foi dito que com outro arquiteto pouparia 15 mil euros. Pergunto eu (que vejo a poupança só em redução de área), onde é que poderia ser reduzida?
Colocado por: Pedro BarradasDo meu ponto de vista tenho estas:
A estrutura aí assinalada está mal alinhavada ou a arquitectura não foi pensada tendo em atenção as condicionantes estruturais... Mas isso já alguém comentou uns posts atrás ( e foi um engenheiro)
Recortes e mais recortes sem aparente necessidade.
Piso 0
- Pé direito duplo da sala...face a área total da mesma, não me parece importante espacialmente a existência desta. Dificuldade em aquecer o local e mais ruido de incómodo para a zona dos quartos.
Piso +1
- Areas mal aproveitadas, especialmente a desproporção na suite.
- Quarto de vestir partilhado, vai funcionar mal. Ainda por cima havendo área para efectuar dois belos roupeiros
- IS mal resolvidas, desproporcionadas
- varandim junto IS, não serve para nada.
- Circulação/ acesso ás escadas mal resolvido...
Sinceramente estas plantas são uma má solução, não estando de todo optimizadas e complicando em situações que não há necessidade.
Muitas vezes os clientes tem ideias pré-concebidas, e/ou querem juntar uma série de coisas que viram noutras casas numa única... mas isso normalmente não resulta.
....Concordam com este comentário:marco1
Colocado por: marco1para mim só se pode aproveitar o esquema funcional ( o esqueleto dos circuitos e distribuição da casa) de resto está tudo sem desenho convincente e mal aproveitado
.Concordam com este comentário:Pedro Barradas
Colocado por: MargsPandR,
- A entrada principal está muito mal resolvida. Porque não fazer escadas simétricas? Assim terá uma espécie de “caganito” de escadas salientes (desculpe-me a expressão) que para além de estarem completamente desintegradas só servirão para tropeçar. Imagine também o percurso que terá de fazer para arrumar um casaco no armário (minúsculo) ou para ir à IS de serviço. Também com uma entrada assim não há justificação possível para ter um armário tão pequeno.
- Veja o espaço desperdiçado em circulação no piso superior por causa das escadas
- O vazio por cima da sala não tem qualquer lógica funcional, muito menos estética! E imagine o barulho da TV da sala no quarto principal.
- Há-de reparar que apesar de a moradia ser uma espécie de L aberto, os espaços pertencentes a esse ângulo não têm qualquer uso. Nem poderá ser por uma questão estética porque não há nada que justifique isso
- O closet comum é uma má ideia. Imagine os seus filhos a partilhar um espaço onde se vestem. Se estivesse na pele dos seus filhos, certamente não gostaria de partilhar o meu closet se pudesse ter um espaço só para mim (tem área para isso).
- Que escadas são aquelas junto à cozinha no R/C? Porque não sobrepor todas as escadas?!
Infelizmente tenho de concordar com o Pedro Barradas e com o Marco1. Este projecto está cheio de pequenas falhas, tornando impossível, a meu ver, aproveitar alguma coisa que não seja o esquema funcional.
Com tanta área disponível podia ter um projecto fantástico. Faça um favor a si mesmo e recomece do zero.Concordam com este comentário:Pedro Barradas
Colocado por: Pedro Barradas.. mas as plantas aqui mostradas não reflectem a qualidade espacial que mostra nos exemplos... percebe!!!? Tem os compartimentos mal controlados!!!!
Colocado por: Pedro Barradas
PS: Só está a dar agora razão aos comentarios, meus e dos restantes colegas. Está a fazer alterações e mais alterações devido à notória falta de controle desses espaços...
Colocado por: PandRAgora outro exemplo como a questão do closet conjunto faz, para nós, cada vez mais sentido. Aqui creio não se tratar de uma questão de arquitetura.
Colocado por: CMartinTem que me dizer para eu "enquadrar" e nada mais do que isso..de que zona de Lisboa estamos a falar para a construção.
Colocado por: CMartin
Pedro o que quer dizer isso ?