Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Esse ligador cerâmico é o quê? Não estou a ver ao certo, será que funciona como caixa de derivação onde se ligam os 2 aparelhos e os cabos que vêm do quadro?
  2.  # 22

    Colocado por: two-rokEsse ligador cerâmico é o quê? Não estou a ver ao certo, será que funciona como caixa de derivação onde se ligam os 2 aparelhos e os cabos que vêm do quadro?


    É um ligador que se coloca dentro de uma caixa de derivação que deverá estar atrás do forno. Basicamente é um ligador normal, com a particularidade de ser em cerâmica. Se perguntar em qualquer casa da especialidade sabem o que é.
  3.  # 23

    Já tratei do assunto, não totalmente como me recomendaram, pois não deu para passarem 3 cabos de 4mm, como tal usei o fio-terra de 2,5mm... Sei que não devia, mas... Foi o que se conseguiu arranjar...

    Mas será que as descargas feitas para o fio terra são assim tantas ao ponto de aquecer o fio de 2,5mm que deixei?

    Já testei os aparelhos (forno no máximo 1 hora conforme o fabricante aconselha para remover o cheiro a novo + 2 bicos da placa ligados para fazer o jantar. Portaram-se lindamente :)

    Falta apenas comprar uma caixa de derivação maior pois aquela que comprei não a consigo fechar, pois não cabe tudo lá dentro. Usei ligadores wago com patillhas de segurança.
    Deixo assim e coloco apenas a caixa a proteger, ou compro uma com ligador cerâmico? Na minha ideia, os ligadores wago são o melhor produto para fazer ligações, estarei errado?

    A meio da "empreitada" tive um percalço... A placa nova não cabia no buraco existente, tive de cortar 5mm... Ficou uma cozinha linda, como devem imaginar :P

    Coloquei um disjuntor de 20A no lugar daquele que lá estava de 16A.

    Obrigado no geral a todos os que mesmo não sendo profissionais tentaram ajudar, e em particular ao especialista cá do forum, o jorgealves, e lamento não ter conseguido fazer exactamente como foi recomendado, mas julgo ter ficado muito melhor do que estava anteriormente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  4.  # 24

    Colocado por: two-rokou compro uma com ligador cerâmico?
    eu aconselho a fazer a ligação com ligadores de mola, os ligadores de parafuso (dos ligadores ceramicos) por vezes ao apertar cortam os fios e dá origem a sobreaquecimento.

    Colocado por: two-rokcomo tal usei o fio-terra de 2,5mm

    apesar de não ser o ideal, pelo menos garante a protecção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    • pc76
    • 10 março 2016

     # 25

    Bom dia,

    Antes de mais e visto ser a primeira vez que escrevo no fórum, vou passar a apresentar-me.

    Sou o Paulo, não sou profissional de qualquer área ligada à construção, mas interesso-me por estas temáticas, pelo que já várias vezes visitei o fórum, umas vezes para obter conhecimento (por carolice) outras vezes para ajuda nas minhas bricolagens.

    Após pesquisar no fórum, este tópico parece-me aquele que mais se identifica com o meu problema, por isso decidi repesca-lo.

    Recentemente adquiri uma placa de indução de 7200 watts (modelo Siemens EH645FE17E) para trocar pela placa a gás. O cabo de alimentação tem cinco fios ( penso que de 2,5 mm2) sendo que o preto e o castanho estão unidos entre si, bem como o azul e o cinzento, estando o terra sozinho, assim, penso que a ligação eléctrica poderá ser feita através de um só circuito, ou através de dois circuitos distintos. Estará correcto o raciocínio?

    Tenho uma instalação monofásica de 3,45 Kva (15A) tendo já pedido a alteração para 6,9 Kva (30A). Aqui levanta-se a minha primeira dúvida. Apesar do aumento de potência, ainda assim, está ligeiramente abaixo da potência necessária com a placa no máximo. Bem sei que dificilmente a placa trabalhará no máximo, mas temos todos os outros consumos dos electrodomésticos habituais. Não tenho AC e o aquecimento é por caldeira a gás. Acham que os 30A chegam? É que a habitação só tem autorização até 30A e para pedir os 45A (10,35 Kva) penso ser necessária uma inspecção da CERTIEL e tendo a casa cerca de 15 anos será que passa? Receio principalmente a utilização em simultâneo das quatro bases da placa (ainda que não no máximo) com o forno, situação que acontece nomeadamente em dias de festa.

    No local da placa apenas tenho uma ligação eléctrica onde está ligado o forno e o extractor, sendo alimentada directamente do quadro, por fios de 4 mm2 em tudo anelado de 20 mm. Como a placa também deveria ter um circuito dedicado, estou tramado.

    Assim pensei em algumas hipóteses:

    1º Ligar ao circuito do forno, alterando o fio para 6 mm2 e disjuntor de 25A ou 32A. O problema é que não terei o circuito dedicado e não sei se conseguirei pôr os fios de 6 mm2 no tubo de 20 mm.

    2º Ligar aos circuitos dedicados da MLL e MLR. O problema seria não ter circuito dedicado à placa, se bem que a MLL à partida não trabalhará com a placa em utilização, e a MLR é para sair da cozinha. No entanto, estes circuitos são alimentados por fios de 2,5 mm2, em tubo de isogris de 16 mm ( penso eu), o que me parece pouco e não sei se será possível colocar fios de 4 mm2 e protecção de 20A.

    3º Colocar dois tubos para dois circuitos independentes para a placa com fios de 4 mm2 e protecção de 20A.

    4º colocar um tubo para um circuito independente à placa com fio de 6 mm2 e protecção de 25 A ou 32 A.

    Nas situações 3 e 4, o problema é claro a nova instalação, sendo que o quadro dista em linha recta cerca de 10m da placa, mas para nova instalação, aproveitaria talvez a sanca com os focos da sala (abriria uns buracos no pladur de x em x metros para segurar os tubos) e numa área feita recentemente (lavandaria) em que teria mesmo de abrir roços, perfazendo já uma distancia de cerca de 25m, a esta distância daria os fios de 4mm2? Pode-se utilizar tubo anelado de 20mm?

    Desculpem o testamento, agradeço desde já os vosso comentários e possíveis sugestões.
  5.  # 26

    Vai funcionar... Não cumpre a legislação com os cabos de 4mm.mas vai funciionar. Os 6.9kVA, também chegarão.
    A Protecção desse circuito está com 20A ou 25A?

    PS, tenho placa hi-light de 6.4kVA +forno electrico e exaustor tudo ligado num circuito de 2.5mm e protegido a 16A...
    Potência instalada de 30A/ 6.9kVA ( na instalação ainda tenho pendurado o termoacumulador e dois AC - 12000 e 14000BTU....)Já conta com 14 anos sem problemas.
    • pc76
    • 10 março 2016

     # 27

    Boa noite,

    Antes de mais obrigado pela resposta.

    Actualmente a ligação do forno e exaustor está com fios de 4mm2 e protegido por 16A.

    Acha então que poderia ligar a placa de indução a este circuito com estes fios de 4mm2 trocando apenas o disjuntor por um de 20A ou 25A? Os fios aguentam essa corrente?
    É que mesmo com a placa a 50% são 16A adicionando o forno de 2350W são mais 10A. Ou seja são 26A.
  6.  # 28

    Não faça isso que arrisca-se a esturricar o circuito. Eu deixava isso para já nos 16A, depois se houver problemas logo pensa se vale a pena aumentar para 20A. ( e não mais)
    como compreende esses equipamentos, especialmente a placa funciona intermitentemente, pelo que nuca estará a consumir os A todos ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc76
    • pc76
    • 10 março 2016

     # 29

    Obrigado Pedro,

    Então e tendo em consideração que a MLR irá sair da cozinha ficando um circuito independente livre, apesar de fios de 2,5mm2 e protecção de 16A, acha que o poderia utilizar para a placa sendo suficiente para esta?
    Acha que, tendo em conta que está em tubo isogris 16mm seria possível colocar fios de 4mm2 podendo assim fazer a protecção de 20A?
  7.  # 30

    Vamos lá ver, eu não sou electricista nem eng. electrotécnico... Estamos a desenrascar a coisa, dentro de alguma margem de segurança.... mas não cumprido o reg.
    Se conseguir enfiar é sempre melhor.

    PS; eu tenho a MLR, no mesmo circuito daquilo tudo.. ainda não ardeu, nem o quadro foi abaixo. ( tenha o cuidado de não utilizar a MLR em simultâneo com o resto, não é dificil),
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc76
 
0.0136 seg. NEW