Colocado por: RaquekMas esta é uma questão pessoal que está diretamente relacionada com a utilização, a dinâmica e a organização que queremos impor na cozinha.
Colocado por: 21papaleguasNo meu caso, a cozinha ficou com sensivelmente 16m2. Não quis cozinha muito grande porque sabia se coubesse uma mesa que pudesse albergar 6 pessoas, raramente iria utilizar a mesa da sala de jantar.
O meu conceito de cozinha ideal é uma que esteja tudo perto para ser funcional e ter espaço suficiente para pequenas refeições, como pequeno almoço e almoço durante a semana.
Esse objectivo foi conseguido, porque depois que comprei a mesa da sala de jantar, faço todas as refeições na sala de jantar, incluindo almoços da semana.
As cozinhas grandes limitam a utilização das salas de jantar e no meu entender não consigo perceber porque é que algumas pessoas gastam dinheiro no m2 de construção de um compartimento, bem como na mobília, para depois a utilizarem apenas na Páscoa e no Natal.Concordam com este comentário:Nmendes3
Colocado por: Nmendes3Cozinhas muito grandes, nem sempre são aproveitadas da melhor forma, e há muito espaço que nunca chega a ser utilizado.
Teremos uma sala grande com espaço para fazer refeições, e temos uma cozinha com cerca de 16m2. Achamos que estas medidas seriam suficientes para a cozinha porque ter ambas as divisões grandes depois numa delas haverá espaço que nunca será utilizado.
Já estive a olhar para a cozinha e tenho algumas dúvidas na organização da mesma (as notificações foram escritas por mim e serão algumas das alterações a fazer)
Quero aproveitar o espaço da melhor maneira, o que acham? O que alteravam?
Colocado por: RaquekVai ter ilha ou mesa?
è dificil opinar sem conhecer a envolvente, possibilidades e constrangimentos...
Colocado por: Pedro BarradasA minha tem área afecta a cozinha com 8m2, é dotada de peninsula e de uma contra bancada..... mas está integrada numa sala comum com mais 35m2 ;) Foi uma boa escolha e é funcional para mim.... É uma zona social auto-suficiente com tudo à mão, bem iluminada e ampla.
O único senão é que tenho a zona de lavandaria integrada e não deveria... é sempre melhor uma zona de tratamento á parte, tenho sempre a casa com cotão das roupas.... no inverno é pior.
Colocado por: Minimal
Existem poucos elementos para dar uma opinião, mas assim de repente, colocaria o frigorifico na parede de baixo. Assim ficava com uma sequência mais organizada (sentido contrário dos pontos do relógio): armazenamento (frigorifico), zona de lavagem (cuba), zona de confecção (bancada entre cuba e placa), zona de confecção (placa) e zona de empratamento (do outro lado da placa).
Colocado por: ANdieselA minha cozinha tem 11m2 e chega perfeitamente. Só usamos para o que se destina: cozinhar e arrumar utensílios de cozinha. Refeições são sempre na sala. Eventualmente, só o pequeno almoço é que é na cozinha (num dos lados tem um balcão para duas pessoas.
Algumas pessoas já me disseram que a cozinha é pequena, mas sinceramente já tive cozinhas maiores e a utilização era a mesma (algumas até com menos arrumação).
Por isso, mais importante que os "m2", é o projeto da cozinha.