Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Tenho de avançar com as obras de recuperação do 1.º andar de um prédio com mais de 100 anos, cujas paredes exteriores são de alvenaria de pedra. A área por piso é de cerca de 47 m2, com uma frente de 5.5 m por 8.5 m de profundidade.

    A estrutura do piso deste 1.º andar, bem como a dos restantes andares (tem 4 andares no total), é em barrotes de madeira. O seu estado ainda não foi analisado.

    O empreiteiro com quem falei sugeriu-me remover todos esses barrotes e aplicar uma laje aligeirada com vigotas pré-esforçadas e tijoleira e betonilha.

    A ideia é interessante mas, além do custo que representa, fiquei apreensivo com o peso acrescido que se iria introduzir na estrutura do prédio.

    Estas lajes são uma boa solução para este tipo de habitações? Há efectivas vantagens?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: AgonçalvesO empreiteiro com quem falei sugeriu-me remover todos esses barrotes e aplicar uma laje aligeirada com vigotas pré-esforçadas e tijoleira e betonilha.


    Descarte JÁ esse empreiteiro. Essa intervenção do ponto de vista técnico não é de todo aconselhada.
    Fale PRIMEIRO com uma equipa projectista, de modo a estes receitarem uma solução para o seu caso. Não comece pelo fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  3.  # 3

    não são de todo a melhor solução.
    Para reabilitação de edifícios desse tipo o melhor é a construção de uma laje em madeira ou uma laje colaborante com reforços metálicos.
    Recomendação: essas obras necessitam de projeto de estabilidade, necessitam de licenciamento, necessitam de um engenheiro que acompanhe os trabalhos.
    Pela solução que o empreiteiro apresentou a conclusão que eu tiro é a seguinte: Não percebe nada de reabilitação e propos a solução que ele sabe fazer..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
    • DM
    • 3 abril 2016

     # 4

    Porque só intervém nesse piso? Existe compartimenção interior? Se sim, é possível que seja estrutural apesar de mais leve que as paredes exteriores.
    Se fosse um edifício de um ou dois pisos e as paredes estivessem em boas condições não achava má solução, contudo pode ficar com uma estrutura mal amanhada.
    Eu diria pela reabilitação do piso de acordo com existente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  4.  # 5

    Ok, mensagem recebida!

    Vou começar por analisar o estado dos actuais barrotes em madeira. Com sorte, até são em Carvalho ou Castanho e duram mais cem ou duzentos anos.

    Obrigado
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0100 seg. NEW