Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!

    Penso meter um ar condicionado na minha sala e entre 1000 questões mais ou menos "existenciais" seleccionei as seguintes:
    - Como funciona o AC? Alguém me pode indicar um site com uma explicação sintética do princípio de funcionamento?
    - Como é possível que uma máquina que consome apenas 1800W possa produzir mais de 5500W de calor (dados SAMSUNG)? Isto não viola as leis da física?
    - O sistema Inverter (nítidamente mais caro) será vantajoso no meu caso, uma vez que a minha sala, apesar de ter apenas 20m2 é um espaço muito aberto ( escadas de acesso ao resto da casa, hall de entrada, cozinha, tudo interligado sem portas). Presumo que nestas condições o aparelho nunca se desligará.
    - Alguém, com experiência, me pode inidcar um bom instalador na zona Norte (mais concretamente Famalicão).

    Obrigado pelas vossas respostas!
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 2

    Colocado por: CleophasComo funciona o AC? Alguém me pode indicar um site com uma explicação sintética do princípio de funcionamento?

    Se sabe ou percebe inglês: http://videos.howstuffworks.com/howstuffworks/1-how-air-conditioners-work-video.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cleophas
  2.  # 3

    boa tarde
    So com uma visita ao local posso dar uma opinião mais exacta
    mas pensso que no seu caso só um aparelho na sala não iria foncionar corretamente ,nas escadas como é sabido o calor sobe e o frio desce o que iria provocar um grande choque termico
    A questão de transformar 1800w em 5500w não posso garantir que os dados sao exatamente corretos mas com as bombas de calor é possivel transformar pouca potencia eletrica em grande potencia calorifica.
    [pub]estaremos ao seu dispor em www.soskasa.blogspot.com[/pub]
    Atentamente Carlos Loureiro
    • eu
    • 5 janeiro 2010

     # 4

    Colocado por: Cleophas- Como é possível que uma máquina que consome apenas 1800W possa produzir mais de 5500W de calor (dados SAMSUNG)? Isto não viola as leis da física?


    Na realidade, a máquina não produz 5500 W de calor, transfere 5500 W de calor do exterior da casa para dentro da casa. É uma diferença semântica muito importante, que ajuda a compreender a razão pela qual não viola as leis da física.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cleophas
  3.  # 5


    Na realidade, a máquina nãoproduz5500 W de calor,transfere5500 W de calor do exterior da casa para dentro da casa. É uma diferença semântica muito importante, que ajuda a compreender a razão pela qual não viola as leis da física.


    Perdoem-me a ignorância, entendo então que não "viole" as leis da física. Mas significa mesmo que com um consumo eléctrico de 1800W, consigo a mesma quantidade de calor que com 3 radiadores a óleo (p.EX)?

    Quanto à questão do sistema inverter numa área aberta, alguém me pode ajudar?
    • eu
    • 5 janeiro 2010 editado

     # 6

    Colocado por: CleophasPerdoem-me a ignorância, entendo então que não "viole" as leis da física. Mas significa mesmo que com um consumo eléctrico de 1800W, consigo a mesma quantidade de calor que com 3 radiadores a óleo (p.EX)?


    Exactamente! É por isso que tanta gente está a optar por usar ar condicionado para aquecer a casa.

    Quanto ao inverter, é sempre melhor que o "não inverter", mas como é muito mais caro, é sempre uma decisão pessoal, pois é preciso analisar bem a relação custo/benefício. Pessoalmente prefiro a relação custo/benefício de bons aparelhos "não inverter".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cleophas
  4.  # 7

    Estou praticamente decidido pelo SAMSUNG NEOFORTE INVERTER AQV18NSAN. Continuo no entanto com muitas dúvidas quanto ao ganho que poderei ter face ao Não Inverter (diferença de preço de 1350€ para 950€, com instalações incluídas) tendo em conta as definições do espaço a climatizar (Sala muito aberta).

    Aguardo os vosso comentários no que dis respeito ao modelo escolhido, à discussão INVERTER não INVERTER, aos preços que consegui e, eventualmente, ao instalador (Casa Salora - V.N. Famalicão)

    Obrigado!
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2010 editado

     # 8

    Pesquisou Daikin?

    Pelo que sei e tenho lido, é uma das melhores marcas...
  5.  # 9

    Pesquisei mas nos instaladores que consultei deram-me preço proibitivo para a Daikin.
  6.  # 10

    eu acho que esta muito preocupado com rendimentos e consumos e n esta a dar muita importancia ao facto que refere de a sala ser muito anerta sem portas com caixa de escadas , um so aparelho tenho duvidas se vai ser ificas ,calro que n estou a ver a sala e a casa em si mas como tinha dito anteriormente na caixa de escadas sera de o or quente subir rapidamente forçando o ar frio a descer criando ai um grnde choque termico fale nisso ao seu istalador ou consulte outrosp
    para ver se as opinioes sao iguais
  7.  # 11

    Colocado por: soskasa.blogspot.comeu acho que esta muito preocupado com rendimentos e consumos e n esta a dar muita importancia ao facto que refere de a sala ser muito anerta sem portas com caixa de escadas , um so aparelho tenho duvidas se vai ser ificas ,calro que n estou a ver a sala e a casa em si mas como tinha dito anteriormente na caixa de escadas sera de o or quente subir rapidamente forçando o ar frio a descer criando ai um grnde choque termico fale nisso ao seu istalador ou consulte outrosp
    para ver se as opinioes sao iguais


    Consultei 3 instaladores e todos concordaram em colocar apenas um aparelho, mas alertaram-me que como o espaço era aberto o aparelho nunca se iria desligar pois não atingiria a temperatura desejada em todo o espaço. Dai a minha dúvida sobre a possibilidade do inverter compensar ao não.

    Desculpem-me, pois presumo que esteja a ser um pouco "nabo" nas questões que coloco... é que não percebo mesmo nada disto e não queria ser levado. Obrigado
  8.  # 12

    senso assim acho que os propios tecnico se contradizem
    um tecnico n é um istalador ha muitos instaladores que pemssam que sao tecnicos mas apenas decoraram umas palavras bonitas para dizer ao cliente
  9.  # 13

    Concluída a instalação (SAMSUNG NEOFORTE INVERTER AQV18NSAN) estou, para já bastante satisfeito. Consigo uma temperatura agradável na sala e também nos espaços adjacentes. Vou esperar pelas primeiras medidas de consumo para tomar a decisão de colocar outro aparelho no quarto.

    Obrigado pelas vossas contribuições e até breve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  10.  # 14

    E como foi em termos de instalação? a sua casa ja tinha pre instalaçao?
  11.  # 15

    De facto não tinha pré instalação mas o técnico responsável pela instalação revelou-se "inventivo" e acabou por conseguir encontrar uma boa solução estética/funcional/custo. Ainda assim, penso que o valor que paguei para instalação foi elevado (face aos preços online do equipamento...). Ao valor de 1300€ tive de acrescer cerca de (não terminado) 70€ de reparação dos rasgos...
 
0.0143 seg. NEW