Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: SkinkxPara 5/6 metros? Na maior parte das vezes a vigota simples até resolve, tudo depende das cargas e controlo da flecha, mas aí não é ser vigota simples ou dupla que resolve.


    Ai sim para lajes de pisos.hum não me parece, até porque para lajes com vãos de 5 ou 6m está no limite do vão para lajes aligeiradas!!mas nada que shinks fazendo umas continhas possa demonstrar como.
  2.  # 42

    Colocado por: riscos

    Ai sim para lajes de pisos.hum não me parece, até porque para lajes com vãos de 5 ou 6m está no limite do vão para lajes aligeiradas!!mas nada que shinks fazendo umas continhas possa demonstrar como.


    Porque carga de água é que há-de estar no limite do vão, se cumprir todos os estados limite (últimos e de serviço)?

    Há várias maneiras de melhorar a resistência da laje aos diversos estados limites, é preciso é saber em que parâmetros mexer. 5 e 6 metros é "lana caprina", não há fabricante nenhum de lajes aligeiradas que não cumpra esses vãos com qualidade. E mesmo acima disso ainda é possível realizar estruturas com este tipo de lajes, mas já é preciso ter mais cuidados para garantir o cumprimento de todos os requisitos.
  3.  # 43

    fazendo uma verificação rápida, um vão de 6.00m, laje de vigotas com 20 de espessura...secalhar o skinkx faz com menos;) sobrecarga de habitação, com carga permanente de 1.5knm2 com paredes interiores..... Da uma laje 3P3-38*16-20, ou seja 3 vigotas paralelas do tipo P3- com abobadilhas de 38 cm largura, laje acabada de 20cm, explique-me lá como faz uma laje de 6.00m de piso com uma vigota, para eu aprender qual é o truque...
  4.  # 44

    Colocado por: riscosfazendo uma verificação rápida, um vão de 6.00m, laje de vigotas com 20 de espessura...secalhar o skinkx faz com menos;) sobrecarga de habitação, com carga permanente de 1.5knm2 com paredes interiores..... Da uma laje 3P3-38*16-20, ou seja 3 vigotas paralelas do tipo P3- com abobadilhas de 38 cm largura, laje acabada de 20cm, explique-me lá como faz uma laje de 6.00m de piso com uma vigota, para eu aprender qual é o truque...


    Há lajes com espessuras desde 15 a 35 cm, a espessura é apenas um dos parâmetros. E uso sempre 2.0 kN/m2 para habitação e 1.5 kN/m2, tanto para revestimentos como para paredes divisórias, por isso é mesmo sem rapar nada em lado nenhum.

    Se a laje for de piso habitável, tem que ser mais alta e levar vigotas duplas (muito, muito, muito raramente uso vigotas triplas e só me lembro dum único caso). Se for uma laje de tecto com vãos a caminhar para os 7 metros, colocar vigotas duplas não resolve quase nada, mas há estratégias que resolvem com enorme facilidade.
  5.  # 45

    Por exemplo, com vão de 6 metros e com as cargas que indiquei acima consigo encontrar no catálogo do fabricante que estou a usar uma laje com altura de 30 cms que verifica o dimensionamento e com vigota simples, só tenho que ajustar a largura da abobadilha e reduzi-la para 32 cms, porque se não o esforço transverso trama-me na curva... :-)
  6.  # 46

    ...e depois são os arquitectos que se perdem nos tópicos a discutir o sexo dos anjos...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Mk Pt
  7.  # 47

    .. aumentem a armadura da lamina de compressão....
    Metam pré-lajes...
  8.  # 48

    Colocado por: SkinkxPor exemplo, com vão de 6 metros e com as cargas que indiquei acima consigo encontrar no catálogo do fabricante que estou a usar uma laje com altura de 30 cms que verifica o dimensionamento e com vigota simples, só tenho que ajustar a largura da abobadilha e reduzi-la para 32 cms, porque se não o esforço transverso trama-me na curva... :-)


    E que vantagem existe em meter uma laje de vigotas que seja superior a 25cm quando pode fazer uma maciça de 17 ou 20.aliás eu como só trabalho com a SECIL Prébetao, o máximo de altura que eles têm são 25cm.
  9.  # 49

    Isto tudo para dizer que não concordo com a utilização de laje aligeirada para esta moradia..
  10.  # 50

    Colocado por: Pedro Barradasaumentem a armadura da lamina de compressão....


    Não resove porque para vãos grandes a armadura de compressão não tem influencia a meio vão. A armadura /tipo de vigota é que manda..
  11.  # 51

    Colocado por: Picareta
    Pormenores dos apoios é que nicles !!!
    Sérgio, peça lá os pormenores para o apoio das vigotas nas vigas rasas sff.


    Só tenho isto...
      11.png
  12.  # 52

    ...
      12.png
  13.  # 53

    ...
      13.png
  14.  # 54

    ...
      14.png
  15.  # 55

    ...
      15.png
  16.  # 56

    que treta de pormenores são esses...

    1º No projeto de estabilidade essas informações não fazem parte do mesmo, acabamento, impermeabilização etc... depois não se mete arquitetura em pormenores de estrutura, como portas!!! Depois se fosse de estabilidade ~devia ter a informação que realmente é importante, dimensões e designação das armaduras.

    2º Se esses bonecos forem do projeto de arquitetura...está mal também porque não estou a ver o arquiteto a fazer essas pormenorizações quando ja estão feitas na estabilidade.

    que raio..!!!
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  17.  # 57

    Isto faz parte do projeto de arquitetura. A arquitetura e o projeto de estabilidade foi feito no mesmo gabinete. "Pressuponho" que tenha sido feito em conjunto.
  18.  # 58

    Colocado por: sergio_pintasColocado por: Picareta
    Pormenores dos apoios é que nicles !!!
    Sérgio, peça lá os pormenores para o apoio das vigotas nas vigas rasas sff.

    Então as vigotas não pousam em cima das vigas?
  19.  # 59

    Mesmo sendo feito no mesmo gabinete...não faz muito sentido
  20.  # 60

    Colocado por: sergio_pintasEntão as vigotas não pousam em cima das vigas?

    Normalmente sim, no seu não.
 
0.0183 seg. NEW