Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Fiz um móvel em MDF, comprei uma pistola Bosch PFS 5000E e esmalte poliuretano Titanlak mas o resultado foi péssimo, agora no fim fiquei com ideia que devia ter diluido um pouco o Titanlak, pois apesar de ter afinado o melhor possível a pistola ficou uma camada demasiado grossa e acabei por ter de passar o rolo e ficou com relevo.

    Vou deixar secar, lixar e depois queria finalizar aquilo bem, alguma dica de quem tenha experiência em lacagem?

    Obrigado pela atenção.
  2.  # 2

    Colocado por: nandotxFiz um móvel em MDF, comprei uma pistola Bosch PFS 5000E e esmalte poliuretano Titanlak mas o resultado foi péssimo, agora no fim fiquei com ideia que devia ter diluido um pouco o Titanlak, pois apesar de ter afinado o melhor possível a pistola ficou uma camada demasiado grossa e acabei por ter de passar o rolo e ficou com relevo.

    Vou deixar secar, lixar e depois queria finalizar aquilo bem, alguma dica de quem tenha experiência em lacagem?

    Obrigado pela atenção.
    isto tem ser feito primeiro tem de pasar um primario de secagem rapida a mioria sao assim pasa uma camada em toda supraficia que pretende lacar.. depois de secar aranja papel de lixar com granulação180-220-240 e lixa bem tudo depois pasa outra demao de memo primario (o ideal era ar comprimido com bico fino 1.0.-1.4 )depois lixar outravez com lixa ainda mais fina tipo 240-320 e se nao haver defeitos pode pasar a primeira demao de tinta pretendiza quando secar completo tem de ser lixado novamenete com lixa 240-320 e observar imperfecçois ai tem de ser muito critico e nao deixar nada e depois aplicar ultima demao....
    a coisa dificil e que há uma tecnica de pasar a pistola para ficar perfeito mas em uma peça nao vai conseguir aprender...tenta e depois monstra aqui os rezultados ainda ha aqui outros pintores ou restauradores aguarda a resposta de mesmos também...
    ou mai facil entregar a alguem que saiba fazer...
    Concordam com este comentário: ramos1999
  3.  # 3

    Esqueci-me de referir que passei primário, mas apenas uma mão.
  4.  # 4

    Colocado por: nandotxBosch PFS 5000E

    ora ai esta o problema,,essas pistolas tem uma projeção muito grossa e so são boas para gradeamentos pois são rapidas,,neste caso se fosse professional e estivesse habituado a fazer este tipo de trabalhos aconselhava uma pistola de copo a ar comprimido mas o ideal para lacar é uma de airless pois não corre o risco de se não trabalhar depressa deixar emendas,o lacar não é como o pintar e não é num dia que se apreende a lacar!

    aconselho a diluir bem a pintura e numa pistola de copo a ar comprimido aplicar várias camadas rapidas para evitar escorridos!
  5.  # 5

    Apostei nesta pistola a pensar que ia conseguir ajustar melhor o fluxo e isso tudo para sair perfeito e afinal é a que me está a tramar...

    As pistolas de copo têm todas o bico igual?

    E em relação à diluiçãocomo devo fazer?
  6.  # 6

    Colocado por: nandotxApostei nesta pistola a pensar que ia conseguir ajustar melhor o fluxo e isso tudo para sair perfeito e afinal é a que me está a tramar...

    As pistolas de copo têm todas o bico igual?

    E em relação à diluiçãocomo devo fazer?

    não não tem mas uma pistola de ar comprimido tem na maioria os bicos bons para vernizes e lacagens,a diluição eu gosto praticamente de deixar bem líquido pois fica menos relevo da pintura mas corre o risco de escorrer mais!
  7.  # 7

    E qual a diferença (vantagens/desvantagens) entre a pistola de copo e uma airless?
  8.  # 8

    Colocado por: nandotxE qual a diferença (vantagens/desvantagens) entre a pistola de copo e uma airless?


    a pistola que eu falo a airless é das grandes profissionais que custam 1500 euros,,é a que uso para lacagem ou verniz pois em grandes quantidades e areas larga tinta suficiente para não deixar emendas nem fumos da pistola,,a de copo é mesmo para o pequenas quantidades e superfícies pois enquanto na outra da para por uma lata de 15 litros na do copo é preciso estar sempre a atestar!

    a que costumo usar é igual a esta
    http://www.toutseloue.fr/outillage/location-pistolet-peinture-airless-230-v-nantes-176.html
  9.  # 9

    E entre estas duas de copo, de qual fala?
      image51.jpeg
  10.  # 10

    Colocado por: nandotxE entre estas duas de copo, de qual fala?
      image51.jpeg


    a que eu uso é esta
    http://www.toutseloue.fr/outillage/location-pistolet-peinture-airless-230-v-nantes-176.html

    mas quando tenho que me desenrascar prefiro essa do copo por baixo em metal,o copo em cima cansa mais e leva menos litros e é mais pratico tirar o copo por completo como o de metal que so a tampa como no de plástico
  11.  # 11

    Colocado por: nandotxesmalte poliuretano Titanlak.


    Isso é um esmalte alquídico (sintético) uretanado....não tem nada a ver com o poliuretano 2K que é usado profissionalmente (publicidade enganosa), no entanto possui um teor de sólidos bastante elevado que lhe dificulta a aplicação com esse equipamento.

    A viscosidade do material normalmente é especificada pelo fabricante na ficha técnica, não existe um standard pode ser um copo de viscosidade ford 4, din 4 ou zhan 2 (as mais comuns) depois se procurar online existem tabelas de conversão.

    Não me quero alargar muito em relação ás diferentes tecnologias das pistolas, mas bombas airless servem para pintar paredes! O standard na industria para lacagens e envernizamentos é air assisted airless tambem conhecido como airmix .

    Copo inferior(sifão) ou superior(gravidade) outra vez é necessário compreender a tecnologia...hoje em dia copo inferior só se for de pressão(pressure pot), os antigos sistemas com copo por baixo chamadas pistolas de sifão estavam dependentes da pressão do ar para criar o vácuo necessário para extrair o material do copo e fazem uma pulverização desgraçada e obviamente tem uma eficiência de transferência medíocre...por isso é que estão obsoletas. Por outro lado uma pistola com copo superior utiliza a gravidade para fazer o material chegar ao bico e têm uma eficiência de transferência muito superior...por isso é que não se encontra pistolas que cumpram com as normas de poluição actual com o sistema de sifão.


    Em relação ao seu equipamento eu não conheço, no entanto estou familiarizado com a tecnologia das turbinas HVLP e são bastantes populares porque têm bastantes vantagens em relação ao sistema de ar comprimido, são bastante fáceis de transportar devido ao seu tamanho compacto, fornecem apenas ar limpo e seco...não tem agua ou oleo como os compressores e por isso não necessitam de filtros e secadores de ar.
    A qualidade de uma turbina normalmente mede-se em "stages" e actualmente podem chegar ás 5, basicamente é apenas um motor de aspirador com rodas compressoras cada stage indica o numero de rodas compressoras e quanto mais alto esse mais pressão faz.

    Trocado em miúdos necessitava de uma turbina de 3 stages com uma pistola decente para não ter de diluir o esmalte excessivamente e ter um bom acabamento.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 12

    Colocado por: abrasivoNão me quero alargar muito em relação ás diferentes tecnologias das pistolas, mas bombas airless servem para pintar paredes

    a airless tem bicos ate mais finos que as pistolas de copo deixando um acabamento industrial sem contar que trabalhar com uma pistola na mão de copo de 1 kilo ao lado de uma pistola de airless de 100 gramas ,não deve fazer diferença nenhuma nem de cansaço nem de acabamento,,,nem me estou a ver a parar todos os dez minutos para ir encher o copo!
  13.  # 13

    Uma bomba airless funciona com base na pressão hidráulica, possuo bombas com rácios de compressão 32:1; 28;1 e 15:1 o que isso significa na pratica é que a minha bomba 28:1 com 2 bar de pressão pneumática comprime o fluido a 56bar!!! Esse fluido a alta pressão a passar por um orifício bastante fino cria a atomização...dai o termo airless....logo a sua comparação com os "bicos finos" é simplesmente ridícula.
    A atomização não é feita com ar como numa pistola aerográfica.... no entanto como disse o standard industrial é Air Assisted Airless....que utilizam a pressão hidráulica e ar comprimido para uma das melhor atomizações que conheço com uma eficiência de transferência a chegar aos 85%! O melhor dos 2 mundos...

    O resto dos seus argumentos seguem na mesma linha, lembro-me de ter o pote de pressão de 5L e depois ter evoluído para uma bomba de diafragma que metia directamente em cima da lata de 25L...isso sempre com pistolas aerográficas.
    Concordam com este comentário: tiyxu, Joao Dias
    • tiyxu
    • 24 maio 2016 editado

     # 14

    eu uzei pistola airles em fabrica de moveis para aplicar verniz nitro....aplicação top , e uzo constante de ar comprimido... eu consigo bons acabamentos ainda ha poco fiz umas peças em fibra de carbono e invernizei com verniz da glasurit parece que esta vidarado ...muito bunito ficou...um bom pistolo com bico 1.0 mm faz maravilhas ...
    Concordam com este comentário: Joao Dias, abrasivo
  14.  # 15

    Abrasivo, que sugestões me dá para concluir o meu trabalho o melhor possível, logicamente sem ter de investir numa pistola ou máquina de 1500€.
  15.  # 16

    se fose de aqui de perto (Porto) compras os materiais e ,,ariscome,,, de pintar aquilo ,,bem,,
  16.  # 17

    Não sei bem...tem fotos do móvel para avaliar a situação?
  17.  # 18

  18.  # 19

    Mais algumas sugestões?
  19.  # 20

    Colocado por: nandotx

    Não me quero alargar muito em relação ás diferentes tecnologias das pistolas, mas bombas airless servem para pintar paredes! O standard na industria para

    isso esta muito carregado,,tem que dar a tinta mais diluida e mais vezes!!não se esqueça de tirar ou lixar bem esse escorrido na segunda foto! de todas as maneiras com essa pistola não vai longe!
 
0.0195 seg. NEW