Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Podem-me dar informação sobre qual dos dois produtos é melhor termossifão troia com rendimento de 80,2% no link:

    http://www.relopa.pt/pt/catalogo/go/climatizacao-energia-solar-termossifao/termossifao-troia-150---200---300-l

    OU

    termossifão junkers 150 litros rendimento de 76%

    https://www.junkers.pt/consumer/produtos_consumidor/catalogo_consumidor/product_3456

    Ambos os dois termissifao são parecidos tem dupla camisa, vaso de expansão para liquido solar no acumulador e bom isolamento troia com 38mm e junkers com 50mm mas troia tem um painel solar maior de 2,65 m e junkeres cerca 2 m o troia tem rendimento de 80,8% e junkers 76% entremos de rendimento é importante tem alguma influencia no sistema e qualidade de construção de materiais alguém me sabe dizer as diferenças.

    Obrigado
  2.  # 2

    Esse rendimento é o rendimento óptico, não sei se isso se repercute directamente no rendimento global do painel, porque tem mais características técnica (a1, a2) que influenciam o rendimento do painel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  3.  # 3

    Relatório de cálculo para o Termossifão Junkers




    O termossifão da Relopa/Tróia não está na base de dados do programa SCE.ER. No antigo Soltermo conseguia introduzir os colectores com os dados técnicos (n0, a1, a2, etc) disponibilizados pelos fabricantes, mas acho que agora o SCE.ER tem em conta o perfil de carga dos depósitos e já não permite introdução manual, pelo que não posso fazer-lhe o cálculo para esse painel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  4.  # 4

    Afinal consegui simular para o Troia, mas tive que andar a introduzir dados manualmente, porque o termossifão não consta da base de dados

    Pior, tive que procurar o certificado do painel correspondente (Troia KS 2600 TL ACR) e caracterizá-lo e em cima disso tive que definir o melhor que pude o depósito acumulador da Troia, porque não tenho dados técnicos completos do mesmo.

    Para a mesma habitação da simulação acima (T3, Lisboa, azimute 0, inclinação 35), os resultados são estes:


    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  5.  # 5

    Teoricamente, o TS da Troia assegura uma fracção solar de 71% (+/- 1700 kWh/ano) contra 62% do Vulcano/Junkers (+/- 1450 kWh/ano).

    Em termos de facilidade de instalação e assistências/garantias, há outras pessoas mais competentes que eu para o ajudar.
  6.  # 6

    Boa tarde

    Qual significado para termossifão n0 è o rendimento e a1 e a2 sei que são referentes a redimentos mas quais é melhor com valor mais alto ou mais baixo.
  7.  # 7

    Não sei, isso são parâmetros que são retirados dos ensaios para supostamente retratarem a eficiência do equipamento, ou seja, são factores que definem uma recta qualquer teórica, recta essa que quantifica o rendimento do equipamento. O equipamento é ensaiado e do ensaio saem o n0, o a1 e o a2 e com o n0/a1/a2 obtém-se a recta que determina a eficiência do equipamento para cada tipologia (consumos AQS, localização, inclinação, azimute, etc).

    São valores teóricos, segundo julgo saber.
  8.  # 8

    Qual termossifao escolhia
 
0.0117 seg. NEW