Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      MartaD
    • 18 janeiro 2010 editado

     # 21

    VMC: Bom ou mau negócio, adoro o apartamento. Os problemas são um mal geral, talvez não só desta construtora mas tb de tantas outras!
    Realmente os materiais são bons para o construtor, que poupou ehehe

    Aqui fica a planta. Os pontos vermelhos são pontos de bolor e/ou infiltrações. As riscas amarelas são paredes com rachas. Acho que não me esqueci de nada (n referi rachas no exterior):

    planta

    E aqui fica a cobertura:
    cobertura
    coberturaII


    vasco tome: Acertou, o apto também tem fissuras no exterior, uma delas já foi reparada porque estava a dar muito nas vistas e sem nos dizerem nada repararam. Mas tem outras, incluindo na parede exterior da foto que mostrei da janela sem o silicone.
    Não tenho nenhum construtor amigo, mas estou a tirar fotos a tudo o que é problemas e vou fazer um dossier.
  1.  # 22

    Boas

    Pela observação da planta acima é notório que o problema só aparece em zonas de caixilharia.
    Para além das possibilidades já expostas é provável que o assentamento da estrutura (que me parece real) tenha mexido com a caixilharia, agravando a situação.

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 23

    Colocado por: j cardosoBoas

    Pela observação da planta acima é notório que o problema só aparece em zonas de caixilharia.
    Para além das possibilidades já expostas é provável que o assentamento da estrutura (que me parece real) tenha mexido com a caixilharia, agravando a situação.

    cumps
    José Cardoso


    Geralmente é na zona das janelas sim. E na zona do armário embutido, junto ao WC, aparece-me bolor nas roupas. Mas só nessa zona.
    A única janela sem infiltrações é a única janela que não vai até ao chão, ou seja, do quarto 2, está sequinha e a madeira impecável (e sem água na calha).
    Todas as outras janelas que tocam no chão, estão com problemas de infiltrações para dentro da madeira. Ah... sempre achei bastante estranho ver água metida no interior das calhas. Ficam com um carreiro de água pela parte de dentro.
  3.  # 24

    Assusta-me a quantidade de defeitos e problemas que a sua casa apresenta ao fim de 1 ano e meio. Se umas rachas na parede se aceita, bolor em tudo o que é parede, madeiras todas estragadas por causa de infiltrações, etc.. já me começa a parecer uma coisa bem esquisita.

    Arrisco a dizer que se o seu problema forem mesmo as caixilharias, penso que se pode dizer que d mal o menos, pois parece-me de mais fácil resolução.
  4.  # 25

    Acho estranho os vestígios de humidade na lavandaria acima do rodapé, que para mais não encostada a nenhum wc. Já houve alguma inundação dentro do apartamento?

    De resto, pela planta parece confirmar-se que o problema é da má colocação das caixilharias. Parece-me completamente descabido dizer, como alguém já aqui disse, que a inundação é pela cobertura, nesse caso os primeiros vestígios de humidade apareceriam algures nos tectos.
  5.  # 26

    Boas

    Geralmente é na zona das janelas sim. E na zona do armário embutido, junto ao WC, aparece-me bolor nas roupas

    Acho estranho os vestígios de humidade na lavandaria acima do rodapé, que para mais não encostada a nenhum wc

    Reparem que há uma parede interior que liga uma zona de infiltração na varanda a esses arrumos.

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 27

    Colocado por: VMCParecem-me eflorescências, ie, a humidade desce pela parede e acumula-se na laje do seu chão. Pelo efeito da capilaridade sobe a parede, dependendo da quantidade humidade e do material da parede pode subir até 1 metro.

    Caro amigo,
    Você aqui não sabe do que está a falar. Se fosse humidade que descesse pela parede não apareceriam vestígios só acima do rodapé mas em todo o trajecto que a água percorresse.

    A capilaridade é um problema quando a humidade tem origem no pavimento ou abaixo deste, mas só um ignorante diz que pode subir até um metro. A altura a que pode subir a água por capilaridade é função dos materiais que constituem a parede e da espessura desta. Tanto pode subir até 20/30 cms numa parede interior de tijolo de 11cms e reboco tipo seral, como pode subir até 3mts de altura numa fachada duma igreja italiana (vi a foto), que tem paredes de 1m de espessura.
  7.  # 28

    Colocado por: j cardosoReparem que há uma parede interior que liga uma zona de infiltração na varanda a esses arrumos.

    Mas não aparecem sinais de humidade na parede entre a varanda e os arrumos, e deveriam aparecer estragos em todo o percurso da água, ou seja, no quarto.
  8.  # 29

    Boas

    Mas não aparecem sinais de humidade na parede entre a varanda e os arrumos, e deveriam aparecer estragos em todo o percurso da água, ou seja, no quarto.

    Não vou dizer que é usual, mas já vi acontecer.

    cumps
    José Cardoso
    •  
      MartaD
    • 18 janeiro 2010 editado

     # 30

    Vocês preocupam-se muito com a humidade (será mesmo humidade ou é só a tinta a sair como na sala?? ) dos arrumos, mas eu acho que é o menos... inundações? Só no início quando abria a torneira da cozinha e a água espalhava-se pelo chão. Mas isso foi logo resolvido.

    Reparem na janela da cozinha, só vi isto agora e constatei que nas outras janelas também acontece.
    A mesma janela vista na parte de baixo:
    janela

    E a mesma janela, vista na parte de cima:
    janela II

    A parte de cima encosta totalmente, na parte de baixo cabe-me quase um dedo na zona onde não encosta.
    Além da calha cheia de água.
    • VMC
    • 18 janeiro 2010

     # 31

    Caro J. Fernandes

    Parece que temos opiniões e experiências diferentes. Como não é o tópico indicado, fico-me por aqui. Quanto à capilaridade a 1 metro, é um valor de referência, sendo por norma menos de metade, mas depende de vários factores.

    Quanto à capilaridade em apartamentos acima do solo, já não seria o primeiro ao qual tirei fotos.

    Ao que interessa.

    Por cima do compartimento dos arrumos não existe nenhuma caixa, chaminé, antena, ou algo que não seja só a cobertura?
  9.  # 32

    Boas,

    Relativamente às infiltrações aqui vai a minha opinião à distância:

    Depois de tantas hipóteses relativas a essa parede... Só me ocorre uma coisa dado o posicionamento do compartimento e por ser último andar, wc improvisada na execução dos trabalhos, o que resulta numa altíssima alcalinidade do suporte durante muito tempo.

    Solução: Remoção até ao tijolo e execução de novos revestimentos.

    Quantos às outras,vedações inexistentes em volta dos caixilhos e falhas no assentamento das canatarias.

    Solução: algumas poderão ser corrigidas facilmente com silcones de qualidade, outras dificilmente serão corrigidas nesta fase.

    Agora o maior problema serão descobrir a origem dessas fissuras/rachas:

    Assentamentos diferencias (solos) também aí estão como é óbvio, e até lhe posso dizer que se confundem muitíssimas vezes com a deformabilidade das estruturas por se manifestarem de forma semelhante, mas...

    Essa racha horizontal na parte superior da parede, parece-me pela movimentação térmica da cobertura, se calhar essa protecção térmica da cobertura não é suficiente entre a estrutura e alvenaria.

    Penso que deformação estrutural estará fora de hipótese neste caso, mas não meto as mãos no fogo.
  10.  # 33

    Ahhh vou imprimir isto tudo que vocês estão a escrever e mostrar ao responsável que vem cá arranjar tudo eheheheh, é que pode nem lhes passar pela cabeça qual a resolução de certas coisas.

    O que está na placa é visível nas fotos que meti, não sei exactamente onde batem aquelas chaminés visíveis na placa.
  11.  # 34

    Sorte a dele e talvez a sua porque se ele for teimoso faz como costuma fazer e ponto.

    Eu também queria que me viessem com um leque de soluções em vez de problemas...
  12.  # 35

    Venho aqui dar notícias.

    Um dos problemas já foi resolvido, que era esta janela que está dentro de um poliban.

    Antes:
    1


    Durante:
    A janela nem sequer estava isolada com silicone
    2
    3


    Final:
    Faltam umas "orelhas" na madeira.
    4
    •  
      MartaD
    • 9 abril 2010 editado

     # 36

    Colocado por: aprendiz2porque não ficou toda em granito??...(janela)

    a parte de cima entrava de "gaveta" na mesma para ter acesso ao estore.


    Porque o senhor das obras deve ter sido preguiçoso. Disse que ficava com aquela parte em madeira para se poder tirar e ter acesso ao estore. Só nos disse isso. Realmente não gostei daquela combinação. Mas melhor do que nada. Como não paguei...
  13.  # 37

    MartaD, apartamento comprado na planta há tempos me parece algo ruim, não podemos confiar na construtora, muito comum atraso na obra e não entregar o trabalho da maneira como prometeu.
 
0.0193 seg. NEW