Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei uma moradia que pretendo restaurar. Pretendo ampliar para a parte da frente de rua que tem pátio com área excessiva. Acontece que nesse pátio tem o poço. O poço funciona bem.
    Está ao centro do pátio, ou seja, caso seja um problema construir por cima, vai inviabilizar todo o aumento que se pretende fazer.
    Quero então assim aqui pedir a opinião, por cima do poço ficaria a sala. É possível manter o poço ou teria que o deitar a perder preenchendo-o para não correr riscos?
    E se sim, de que forma manter em segurança e continuar a usar. E esteticamente, que sugestões fariam?
    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Uma foto desse poço era interessante de ver
  3.  # 3

    Colocado por: callinasUma foto desse poço era interessante de ver


    Primeiro é cimento, depois é uma pedra amarela. É tudo o que se vê.
    Tentarei fazer foto amanhã.
  4.  # 4

    Por falar em construção sobre poço.

    (historinha)
    Há uns 25 anos, perto da actual estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos-Lisboa, os mais velhos diziam que existiam por ali, algures, uns caminhos dos romanos e um poço. Mas estava tudo tapado por terras e entulhos.
    Um dia, estava uma bulldozer a escavar as fundações de um prédio de 15 andares do outro lado da rua - onde nós estávamos a contruir outro (com 18 pisos) - e ... a escavadora DESAPARECEU.
    Tinha acabado de "descobrir" o tal poço, que era gigantesco.
    (ninguém ficou ferido)

    Isto dificilmente teria acontecido nos prédios que construí mesmo em frente, porque antes de começar as obras mandei fazer uma detalhada pesquisa geológica (o que nos deu argumentos para defender perante a Câmara a necessidade de construir mais "fundo", permitindo fazer mais de 100 estacionamentos, isto é 2 e 3 automóveis por cada apartamento). O permitiu tirar da rua uns 50 carros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
  5.  # 5

    Bom dia,
    Retomo esta discussão. Estou na fase de dizer ao arquitecto o que pretendo em termos de área de construção. Temos um poço mesmo a meio da área de implantação. O poço coincide com a sala. Na opinião do arquitecto, fazia-se planta por forma a não coincidir com o poço. O problema é que ia ficar com uma casa muito estreita e com pouca área, teria que ficar "comprimida" para não chegar ao poço.
    O que procuro é uma opinião alternativa, exemplos de situações em que o poço continuou em uso apesar da construção de moradia por cima. Será térrea.
    Alguém que possa opinar? Obrigado.
  6.  # 6

    O problemas dos poços é a possibilidade de fazerem algum desassoreamento das terras onde assentam as fundações.
    Neste caso justifica-se um estudo geotécnico do terreno. Sem isso, nenhum técnico deveria aceirar calcular uma estrutura para um terreno com essa condicionantes
  7.  # 7

    Tive uma situação semelhante, contudo, a minha casa é cave e R/C.
    Optamos por manter o poço, tendo uma abertura para o mesmo com tampa na cave e de onde se aproveita a água para rega e banhos através de uma bomba de balão.
    Se o poço tem água todo o ano é de tentar aproveita-lo.

    No seu caso, e sendo somente R/C talvez não seja muito interessante ter uma tampa de acesso ao poço na sala.... mas poderá te-lo numa despensa por exemplo, ou num jardim interior....
  8.  # 8

    Colocado por: mafgodTive uma situação semelhante,

    A que profundidade entram as águas para o poço?
    A que profundidade estão as sapatas mais próximas?
    Fizeram estudo geotécnico?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    https://www.pinterest.pt/pin/786441153649653255/
    https://www.pinterest.pt/pin/374009944038556962/

    Porque nao faz algo assim o genero?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mysterium
 
0.0099 seg. NEW