Colocado por: tiagotÉ de facto triste continuar a assistir a este "mito urbano".
Perceber ainda, que como cidadãos , os Portugueses não conseguem perceber que assim estão a fomentar e desenvolver a absurda máquina do Estado que quotidianamente critica e que tanto entrave nos coloca no dia-a-dia.
Acreditar nisto, é;
- não perceber como funciona uma Câmara, e que os departamentos por vezes são integralmente reformulados, sendo os funcionários mudados inclusivé de departamento, (lá se vai a ligação),
- Não perceber que dentro de uma Câmara um processo passa por inúmeras pessoas, que por vezes não têm contacto nenhum com outros departamentos,
- Não perceber que como seres humanos que são, dentro de um município os funcionários não de adoram todos uns aos outros. Logo pode ter alguém a fazer o projecto andar rapidamente para a frente para logo de seguida ficar paradinho numa secretária por incompatibilidades pessoais...
- As exigências da Câmara são por norma públicas e legais. Bem sabemos que depois existem muitas áreas cinzentas não explícitas, Mas não é nada que qualquer técnico minimamente competente não resolva.
- Etc...
Porque não tentar algo inovador?
Num qualquer País Nórdico, possivelmente o tal funcionário seria imediatamente denunciado, mas nós temos costumes mais brandos...
A sugestão até pode por vezes não ser mal intencionada, mas não seria mais adequado aconselhar o munícipe a ir ao "google" e procurar técnicos da sua área e escolher uma equipa com base no critério da qualidade ?
É que se um gabinete está constantemente a receber clientes vindos directamente da reuniões da câmara, a certa altura é capaz de oferecer alguma gratificação ao funcionário municipal. Será que mais tarde ou mais cedo não poderá surgir uma tentação de favorecer uns e prejudicar deliberadamente outros ? Não se estará por esta via a tornar a teia de influências que se alimenta do "Estado" cada vez mais densa e problemática?
Quanto aos donos de obra, não poderiam antes tentar selecionar uma equipa com um percurso e trabalhos de qualidade com os quais se identificam ? No final de contas uma casa faz-se uma vez na vida. É difícil trocar depois.
Assim evitava-se o que por vezes acontece, com escolhas de equipas projetistas segundo critérios relativamente bizarros, que depois terminam em projectos mediocres, e que por vezes até nem andam mais depressa que os outros.
5 de Outubro...O País (também) somos nós.
Colocado por: tozepalmaFaça uma analise geológica ao terreno. Gasta 2000 ou 3000€ mas fica descansado e evita surpresas quando for meter as maos na massa.
Colocado por: riscosde-me a mim os 2000 euros, que eu mando um empreiteiro ir ai abrir 1 m3 de escavação , e ve logo se o terreno é bom ou não!
Colocado por: tiagotNão era de todo uma critica com intenção destrutiva, e percebo que a dica pode não ter sido dada com segundas intenções.
Mas a verdade é que já perdi bastantes projectos para profissionais indicados por esta via, e infelizmente alguns dos projectos de que tive conhecimento mais tarde eram simplesmente medíocres.
Percebo também que não é fácil conduzir um processo que nunca se fez na vida, e portanto poderá sentir-se de facto perdido.
Mas há algo que é difícil de entender, sendo S. Gouveia da Trofa. Há bons arquitectos aos pontapés em Portugal, e ainda mais no Norte.
Há arquitectos para todas as idades, jovens, com prémios internacionais e possivelmente a trabalhar a preços competitivos se os abordar com a atitude certa.
Já fez uma pesquisa a sério no Google ? Não encontrou nada de interesse ?
Colocado por: tozepalmaRiscos não percebo a sua postura vinda de um profissional competente.
No meu caso o terreno firme estava a 3m... Para que servia o seu m3?
Pode haver casos que não justifique, mas se desconfiar... Mais vale fazer...
Colocado por: emadNao percebo...
Colocado por: emadGouveia se o terreno e na Trofa tem ai um arquitecto muito bom.
Noarq
Colocado por: tozepalmaRiscos não percebo a sua postura vinda de um profissional competente.
No meu caso o terreno firme estava a 3m... Para que servia o seu m3?
Colocado por: S. GOUVEIA BRAGAO que acham?
Colocado por: S. GOUVEIA BRAGAtivemos reunião com a arquitecta da camara que nos recomendou uma arquitecta que conhece e está a par, segundo ela, das formalidades e exigências da camara o que poderá facilitar.