Colocado por: euPauloCorreia, quando um cliente pede 10 orçamentos, é óbvio que 9 orçamentistas vão trabalhar para o boneco.
Colocado por: PauloCorreiaagora se lhe fizer o projecto e lhe der a solução, já não é aceitável
Colocado por: PauloCorreiaº - Paga a tempo e horas
Colocado por: eu
E porque raio faz o projecto e dá a solução ? ;)
Colocado por: aprendiz2
e é para quem quer,as coisas não caiem do "céu"!!
Colocado por: aprendiz2luis
isso significa "profissionalismo" (experiência de vida),de certeza que se fosse o contrario você também ficaria agradado!!
Boas
Não diria "profissionalismo" - experiência de vida, mas sim como já referi em um outro post; Vai do intimo de cada um, em que se pensa no próximo e pelo menos se retribui com um pequeno gesto por todo o tempo e trabalho que nos foi dispensado.
Colocado por: MRuiBom... vamos lá por partes: numa obra, o único possível aldrabão é o dono da obra?Pois eu estou convencido do contrário. É menos verdade.
É possível, mas pela minha experiência, correntemente, o inverso é mais verdade.
Bom... vamos lá por partes: numa obra, o único possível aldrabão é o dono da obra?
É possível, mas pela minha experiência, correntemente, o inverso é mais verdade.
Colocado por: MRuiBom... vamos lá por partes: numa obra, o único possível aldrabão é o dono da obra?
É possível, mas pela minha experiência, correntemente, o inverso é mais verdade.
Estou com vontade de arranjar caldeirada com esta afirmação? Não! Estou com vontade que se esclareça.
Quando cheguei a este tópico, fiquei estupefacto. Apesar de, pelo seu início, me parecer ter sido "partido" de outro tópico qualquer (que infelizmente não acompanhei) e de os participantes serem na sua maioria pessoas que muito considero, não compreendi nem compreendo este "fundamentalismo" (mesmo sabendo o título do tópico). Melhor, só o entendo como desabafos que todos precisamos de ter.
Todos têm deveres, mas também têm direitos. Incompridores ou aldrabões, existem em ambos os lados da "barricada". Mas, muitas vezes, essas situações acontecem por mal entendidos. Mal entendidos/incompetência, muitas vezes, originados pelos "profissionais".
Os clientes (vulgo, particulares), na sua esmagadora maioria (descontando os chico-espertos aludidos nos post's anteriores), não percebem nada de obras. Os profissionais, muitas vezes, acham que os clientes têm a obrigação de perceber de obras e omitem muitas coisas por conta disso. Depois, nesses casos, é o que se sabe: ninguém se entende.
É muito fácil dizer que o cliente tem de ter isto, fazer aquilo e aqueloutro, quando se sabe por experiência que o cliente por mais boa vontade e interesse que tenha,de per si, não tem conhecimentos nem capacidades para isso. Pela simples razão que não é profissional da "coisa", nem a "coisa" se aprende em dois dias na net. O cliente pode ser ignorante, mas o profissional tem o dever de o esclarecer e antever as consequências do seu desconhecimento. Infelizmente, o que acontece muitas vezes é o profissional da arquitectura desculpar-se com o profissional da engenharia que por sua vez se desculpa com o profissional da empreitada que por sua vez se desculpa com o profissional de determinada especialidade e por aí fora. Muitas vezes o cliente paga e fica sujeito a isto. Muitas vezes o cliente paga a todos os profissionais supostamente necessários à boa realização da sua obra e fica com uma obra deficiente.
Há clientes chico-espertos, que não pagam, que não cumprem as suas obrigações? Há!
E o inverso?