Dependendo da arquitectura, envolvência, decoração da fachada, podem ser utilizadas várias molduras, de modo a se conseguir um efeito muito satisfatório.
É certo que este tipo de molduras, não servem para todas as habitações, pois há habitações que primam pelo minimalismo, mas também há que saber diferenciar as situações.
Estas molduras podem ser utilizadas: 1-Aquando da execução do Sistema de Isolamento 2-Após a execução do Sistema de Isolamento 3-Fachadas sem Sistema de Isolamento
1- Aquando da execução do Sistema, as molduras são aplicadas após a fase de barramento armado, isto é, primeiro procede-se como de um Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior normal se tratasse portanto cola-se as placas de isolamento, após tal colagem, caso haja necessidade de fixação mecânica, procede-se à aplicação das mesmas, após isso faz-se o reforço das zonas frágeis, como esquinas, zonas das caixilharias, etc, depois executa-se o barramento armado. Após o barramento estar executado, e seco, é que se faz a colagem destas molduras. Para acabamento basta pintar as molduras
2- Imaginando que após 5, 6, 7 ou os anos que forem, o cliente pretende colocar alguns elementos decorativos na fachada, então pode-se efetuar essa aplicação, tendo o cuidados redobrados, pois já existirá um acabamento que vai prejudicar um pouco a adesão, contudo é possível a aplicação.
3- Fachadas sem isolamento, e pretendendo o tal elemento decorativo, também é possível a aplicação.
Para acabamento, em qualquer uma das situações, basta pintar.
Um novo acessório, que vem aumentar o leque de opções. Trata-se novamente de acessórios de fixações, mas neste caso, poderemos dizer mais vocacionado para "pesos pesados", conseguindo até um máximo de 225kg em 10cm de isolamento (este valor vai depender o "set" e da espessura de isolamento).