Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Venho já à alguns meses a ler este forum, principalmente nos tópicos de humidade e precisava de uma sugestão e ajuda.

    Adquiri uma moradia antiga à cerca de 3 anos e desde então a esta parte venho a verificar vários problemas de humidade e condensação, existem outros mas são negligenciáveis comparado com isto.

    Um dos grandes problemas que tinha, era o de ter uma fossa séptica praticamente encostada à casa completamente saturada, este problema foi resolvido à 3 meses com a ligação à rede de esgotos. A fosse poderia ser mais um factor de humidade visto que esta transbordava para o terreno deixado a zona circundante muis certamente sempre encharcada.

    Dentro de casa tenho claras bolhas de salitre (parece algodão doce) a sair junto aos rodapés, e nas paredes, principalmente no quarto que é azona que é mais frequentemente aquecida, aparecem-me as manchas de bolor (negras) e muito recorrentemente nas zonas escondidas (atrás de móveis).

    Quando fiz a ligação ao esgoto, porque não havia alternativa, tive que literalmente rasgar a casa por um corredor e nesse rasgo deu para constatar que a casa está assente em alguns centimetros de caboco e nada mais. Não me espanta muito, afinal a casa tem cerca de 60/70 e tanto quanto sei era uma adega.

    Decici que vou fazer obras e do que vou lendo no forum, a alternativa mais comum para resolver esta questão é criar uma vala de 80cm a 100cm à volta da casa, impermiabilizar da parede para o dentro que fica dentro da vala para baixar o nível friático. Vi algures também um post sobre o piso sanitário que não na casa toda mas existem zonas onde estou disposto a levantar o chão para criar zonas de respiração. Depois tenciono "forrar" a casa com a técnica EPS e projectar poliestireno na placa superior na zona do sotão.

    Caso isto resolvesse continuaria com a mudança total de janelas, e colocação de um forro em pladur no interior da casa.

    As minhas grandes questões são, isto consegue-se fazer com um investimento médio, ou vou gastar uma fortuna? Se for a segunda vendo o imóvel porque para passar uns fins de semana serve no verão serve (está na zona da encarnação, mafra, perto da praia), mas para viver todos os dias não é a melhor solução.

    A casa é um piso térreo e geometricamente é um rectangulo de 160m2.

    Obrigado desde já pelas vossas opiniões.

    Cptos,
    NunoA
  2.  # 2

    Olá penantes...
    Eu já tive esse problema numa casa de banho minha numa vivª que tenho perto do Algueirão,e ao retirar toda a terra envolvente nas paredes e rebocar as paredes exteriormente com produtos isolantes Sika,logo depois devolver a terra onde estava,resolvi radicalmente o problema.

    Cumps
    Manuel Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: penantes
  3.  # 3

    Fazendo a vala e respectivas impermeabilizações, há também que deixar um tubo geodreno ligado a uma caixa de águas pluviais para baixar o nível freático.
  4.  # 4

    Colocado por: J.FernandesFazendo a vala e respectivas impermeabilizações, há também que deixar um tubo geodreno ligado a uma caixa de águas pluviais para baixar o nível freático.


    Exactamente,foi o que fiz também.
 
0.0100 seg. NEW