Olá! Aceitam-se sugestões para alteração da planta...
...temos um quarto interior, mas gostava de manter o apartamento com 3 quartos... a varanda está fechada e penso daria um óptimo espaço de jantar / multifunções...
... não é um caso de remodelação mas sim de reconstrução porque o apartamento está mesmo em mau estado...
Normalmente essas divisões interiores sem luz natural resolvem-se atirando para lá o WC. Isso pode não ser muito fácil por causa dos esgotos: a localização dos tubos de queda das águas sujas condiciona a localização dos WC e cozinha. A cozinha ainda tem a agravante da exaustão de fumos e vapores (fogão e esquentador se o houver).
em principio pode-se mexer pois o apartamento nao terá paredes mestras. o apoio é lateral e tratando-se de um último andar, tem apenas o peso da cobertura para suportar.
Colocado por: Obras em casaconcordo com a sugestão da alteração do WC e da abertura da cozinha. Fica menos atravancado, acho.
Eu concordar concordo,tenho é duvidas de será possivel, os tectos devem ser em madeira e muitas vezes apoiados nas paredes se tira as paredes mesmo sendo um ultimo andar onde vai apoiar os tectos..... mas isso só um Eng com algum experiencia nesse tipo de estruturas lhe poderá dizer.
Estas pessoas agradeceram este comentário: dinacosta
Do que está neste e noutros posts sobre esta casa, julgo que o melhor seria mesmo gastar um pouco com quem realmente sabe (engenheiros, arquitectos), que permitem poupar muito no futuro.
Portas, portadas, chão, há aí imenso potencial, mas é mesmo entregar a quem sabe.
Pela parte que me toca, sou apenas opinadora, mas conhecimento técnico não tenho.
Vivi num apartamento em Coimbra com uma planta parecidíssima com essa! A vista da marquise era esplendorosa e muitas vezes me pus a imaginar como seria refazer todo aquele espaço... Concordo que deva contratar um arquiteto (tem-nos aqui bem bons no fórum...) para fazer um estudo, esse apartamento pode ficar fantástico ou pode ficar um buraquito remediado.
Acho boa ideia o túnel de luz. Considerando as reservas já colocadas na conversa e enfatizando que haverá que levar lá um técnico para averiguar o modelo estrutural, a rede de saneamento , etc, etc, etc, ofereço aqui um desenho para discussão.
Nuno, com tanta parede que deitou abaixo nesse estudo, isso merecia outros voos
penso que este caso é daqueles em que a abordagem deve iniciar-se fundamentalmente por uma analise estrutural a priori em se conclui qual a "limpeza" máxima que se pode fazer ao interior. é que não interessa á partida nenhuma daquelas divisões e quanto mais se poder desobstruir o interior melhor. depois é "ver" muito bem quais as hipóteses possíveis quer para tubos de queda quer para exaustão e ventilação, isto mediante os pisos inferiores e o telhado/ desvão em si, depois ainda por a hipótese se possível de como é o ultimo piso, fazer o aproveitamento precisamente do desvão e assim poder até conceber alguma espécie de mezanino ou mesmo partes da casa com pé direito alto e teto inclinado. enfim, valorizar este apartamento pode não ter limites.
O desvão é zona comum, vai dar problemas com o condomínio. Se se trata do último piso, estas demolições serão mais pacíficas, mas claro está, haverá que analisar a questão com um técnico in loco. Eis então a planta com as demolições e mais uns acertos:
torno a frisar: com tanta parede a amarelo, isso está muito retilíneo, merecia outros voos, outros paradigmas de divisões/ vivencias
esse desenho por exemplo: porque desviar as paredes do corredor, será que naquele espaço não cabe lá o programa da wc que o Nuno desenhou?? e assim manter a largura da tal divisão interior??