Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os forenses
    preciso de ajuda:tenho uma casa em TRANCOSO que não tenho agua da rede, costumo gastar agua de um poço,agora mandei analisar a mesma ,e as anlises deram inpropria para consumo com COLIFORMES TOTAIS > 100 com valor de referencia 0, ENUMERAÇÃO DE ENTEROCOCOS FECAIS (UFC100ml 4 VALOR REFENCIA 0 sera que ha algum filtrO que possa instalar para que a agua seja boa para consumo agradeço respostas obrigado
    vitor
  2.  # 2

    se pensar que coliformes e enterococos sao bacterias do intestino....... vai perceber que nao é uma questão de filtro! quem nao bebia essa agua era eu!
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  3.  # 3

    Pelo estudo da concentração dos Coliformes nas águas pode-se estabelecer um parâmetro indicador da existência de possíveis microorganismos patogênicos que são responsáveis pela transmissão de doenças pelo uso ou ingestão da água, tais como a febre tifóide, febre paratifóide, disenteria bacilar e cólera.
  4.  # 4

    e isso deve estar a acontecer porque deve haver fossas áí na zona que estão a contaminar a agua do poço.....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
  5.  # 5

    È possivlel tratar, com UV, desinfecção quimica e filtros especificos...
    Tem de pegar nas analises e contactar uma empresa de venda e instalação de tratamento de agua para consumo. Depois ha que efectuar analises periodicas para controlo.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasÈ possivlel tratar, com UV, desinfecção quimica e filtros especificos...
    Tem de pegar nas analises e contactar uma empresa de venda e instalação de tratamento de agua para consumo. Depois ha que efectuar analises periodicas para controlo.


    acho o risco demasiado elevado face ao beneficio! mas pronto isto cada um sabe de si!
  7.  # 7

    SR LOVERSCOUT
    A zona e uma Aldeia no campo com pastagem de animais (ovelhas) o poço esta rodeado de arvorees de fruto tem 7 mts de fundo e esta construido por manilhas de betão obs
    vitor
  8.  # 8

    Colocado por: vitor caetanoSR LOVERSCOUT
    A zona e uma Aldeia no campo com pastagem de animais (ovelhas) o poço esta rodeado de arvorees de fruto tem 7 mts de fundo e esta construido por manilhas de betão obs
    vitor


    mas tambem deve ter a sua casa por perto..... e essa sua casa tambem deve ter fossas.... ou tem esgotos? apesar de que os animais tambem ajudam..... mas nao deve ser só isso!
  9.  # 9

    Os lencois freáticos podem ficar contaminados com pontos de contaminação distantes vários km... Fora a "auto-contaminação" , como aqui foi agora referido.
  10.  # 10

    Fossas sumidouras, currais de animais, etc...
    Tudo isto pode provocar infiltrações nos cursos e lençóis de água, e o efeito pode-se fazer sentir a quilómetros de distância.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    as casas mais proximas estão 150 mts e so são habitadas aos fins de semana e ferias a minha esta a 200 mts ,a agua vai em tubo plastico preto para um deposito de 500 litros na garagem e depois e bombada para casa eu penso que o probelema sera de estrume que se mete nas pastagens para os animais,
    mas a minha pergunta e:sera que ha filtros que possa instalar para resolvever o probelema,e tornar a agua boa para consumo,obrigado
    vitor
  12.  # 12

    Colocado por: vitor caetanoera que ha filtros que possa instalar para resolvever o probelema,e tornar a agua boa para consumo,obrigado

    Já respondi lá atras sobre o que deve fazer.
    Concordam com este comentário: eu, fernandoFerreira
  13.  # 13

    Provavelmente o tratamento mais eficaz será com luz UVC. É dispendioso na compra mas a longo prazo tem custos reduzidos.
  14.  # 14

    Colocado por: vitor caetanopastagem de animais (ovelhas)

    Até onde sei, isto é uma das principais fontes de contaminação de águas em zonas rurais.

    Atenção que pode ter sido uma situação pontual: maior pluviosidade que tenha arrastado águas contaminadas para o seu poço, por exemplo.

    Se não tem alternativa, a minha recomendação no imediato é que deixe de usar essa água para consumo humano.
    Pode usar como água sanitária, de lavagens (use água bem quente) e rega. O risco para a saúde subsiste, mas é bem mais controlado.
    Para beber, cozinhar e lavar os dentes é que recomendo muito que compre água engarrafada.

    Mande repetir as análises. Se a situação se mantiver, vai ter mesmo de se ligar à rede.
    Se não se mantiver, vá fazendo o controlo, principalmente em épocas de maior chuva. Se voltar a acontecer, mais uma vez fica a recomendação de se ligar à rede.
  15.  # 15

  16.  # 16

    Colocado por: mhpinto
    (use água bem quente)


    isso pode ser um erro....


    Há os coliformes totais, que são grupos de bactérias gram-negativas, que podem ou não necessitar de Oxigênio - Aeróbias ou Anaeróbias, que não formam esporos, e são associadas à decomposição de matéria orgânica em geral. Há também os Coliformes Fecais, também chamados de Coliformes Termotolerantes pois toleram temperaturas acima de 40ºC e reproduzem-se nessa temperatura em menos de 24 horas. Este grupo é associado às fezes de animais de sangue quente.
  17.  # 17

    Colocado por: loverscoutisso pode ser um erro....

    Obrigado pela correção. Pensei que um aumento da temperatura inibisse pelo menos de forma significativa a capacidade de multiplicação das bichezas. Parece que me enganei.
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasLeia qui um pouco sobre as opções:
    http://www.aquaquimica.pt/areas-de-actuacao/agua-potavel/

    A opção da lixívia é a mais básica e barata, tem é todas essas desvantagens.
    Instalar um sistema de tratamento por UV compensa em relação a ligar-se à rede?
  19.  # 19

    O melhor é passar a beber binho... a água é um perigo para a saúde.
    • DAJP
    • 18 novembro 2016

     # 20

    Alguem sabe de alguma empresa na zona do Porto que faça estas análises e o custo aproximado?
 
0.0191 seg. NEW