Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Preciso de ajuda dos entendidos na matéria para o seguinte:

    Por estes dias comprei uma salamandra na maxmat para substituir uma antiga que tinha cá em casa. A salamandra é sem ventilação ( colocarei fotos em anexo) e é feita de aço. Ontem fiz a troca da salamandra nova pela antiga e acendi-a, o problema é que passado pouco tempo encheume a casa de fumo. Com a luz do telemovel verifiquei que o fumo sai das juntas quer do tampo superior, onde tem a chaminé, quer do tampo de baixo. Decidi dirigir-me á loja para verificar se esta situacão, explicando que as soldas nas juntas não me parecem acabadas. O sr da loja disse me que era normal e que as juntas são assim propositadamente para fazer circular o ar, porque se for tudo fechado a salamandra pode rebentar.... ora aqui é que eu já perco a noção do que devo ou não fazer e assumo a minha ignorançia.... afalou me da chaminé que deveria ser de 150mm e a que eu tenho é de 125mm.... e que tendo eu uma curva de 90 graus na chaminé prejudica a extracção (aqui eu sei que sim mas não tenho outra opção). Portanto queria a vossa ajuda porque tenho um bebe com um mes e meio em casa e ter o minimo de fumo a sair da salamandra não é opção.

    Desde já agradeço a ajuda.
      IMG_0508.JPG
  2.  # 2

    No primeiro uso e durante alguns dias vai fazer um bocado de fumo devido ao "queimar" da tinta, depois vai desaparecer com o tempo, convém ter uma boa entrada de ar.
  3.  # 3

    Boa noite,

    Percebo o que me diz e faz todo o sentido, mas o. Fumo é abundante a sair na parte das juntas.

    Não será defeito de fabrico!?

    A entrada de ar não existe a não ser por baixo do vidro uma janela de correr que foi logo aberta apos acender a salamandra.

    A imagem das juntas onde o fumo sai...
      IMG_0510.JPG
  4.  # 4

    Isso são os painéis laterais e não a câmara de combustão, sendo que esta é estanque.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inot09
  5.  # 5

    Nunca tinha ouvido falar em tal asneira,as portas no vidro é que podem ter um cordão a menos para entrar ar ,,agora na parte de cima junto a saída de fumos parece me super perigoso,,é fácil vá a loja e a outras e repare se em cima estão da mesma maneira!é ver isso rápido para poder devolver!de todas as maneiras isso deve ser um segundo painel,tem que ver por dentro,,o meu recuperador os 3 primeiros dias andou sempre a fazer uma fumarada da tinta
  6.  # 6

    pois, salamandras em chapa de aço....tudo dito
  7.  # 7

    O que há contra Salamandras de Aço?
    • eu
    • 18 novembro 2016

     # 8

    Como é que a chaminé, do outro lado da parede, continua? É um troço vertical?
  8.  # 9

    boa noite!!

    Ora bem, diga-me voce nota cheiro a fumo ou a tinta queimada?
    essas juntas nao poderam ser soldadas, e percebe-se porque:
    1 Junta de dilataçao do material com o material
    2 essa tipo de salamandra teem uma caixa por fora, ou seja, tem uma caisa pra evitar que alguem se queime, claro que queima, mas pronto.


    relativamente ao tubo da chaminé, tem ai um erro grave, os tubos de exaustao de fumagem, nao devem ter curvas a 90º, e percebe-se porquê, o fumo nao saira da mesma maneira. Uma curva a 90º cria um obstaculo ao tubo.

    só um conselho:
    Pra Proxima compre material em ferro fundido. ;)
  9.  # 10

    Colocado por: guerra juniorsó um conselho:
    Pra Proxima compre material em ferro fundido. ;)


    Concordo!

    No entanto acho que as a chaminés podem ter curvas de 90º mas com certsas condições
  10.  # 11

    Já não uso salamandra. Depois de descobrir que o ar condicionado sai francamente mais barato. Mas a salamandra que aqui tenho (a peletes) começou a deitar fumo por toda a casa porque, depois de instalar a tubagem, isolei o espaço entre o tubo e o "buraco" pelo qual passava a tubagem com espuma ignífoga. Sucede que a espuma expandiu e obstruiu por completo a evacuação de gazes (o tubo). É altamente improvável que seja esse o seu caso; é altamente improvável que seja tão estúpido quanto eu fui... Mas pelo, sim, pelo não... veja lá se não fez algo do género.
  11.  # 12

    A curva a 90º provoca demasiada perda de carga. Provavelmente melhora com o aquecer do tubo após algum tempo, mas é sempre uma má solução.
    • eu
    • 21 novembro 2016

     # 13

    Colocado por: nunogouveiaA curva a 90º provoca demasiada perda de carga

    Se do outro lado da parede estiver uma secção vertical aí com uns 3 a 4 metros, a curva não representa um problema...
    Concordam com este comentário: Paramonte
    • XR2i
    • 22 novembro 2016

     # 14

    Colocado por: dutilleulJá não uso salamandra. Depois de descobrir que o ar condicionado sai francamente mais barato. Mas a salamandra que aqui tenho (a peletes) começou a deitar fumo por toda a casa porque, depois de instalar a tubagem, isolei o espaço entre o tubo e o "buraco" pelo qual passava a tubagem com espuma ignífoga. Sucede que a espuma expandiu e obstruiu por completo a evacuação de gazes (o tubo). É altamente improvável que seja esse o seu caso; é altamente improvável que seja tão estúpido quanto eu fui... Mas pelo, sim, pelo não... veja lá se não fez algo do género.

    Pode partilhar?

    O AC fica mais barato que uma salamandra? :O
  12.  # 15

    Colocado por: XR2iO AC fica mais barato que uma salamandra? :O


    Se comprar lenha em chico-espertos que a vendem a 20 e 30 cêntimos o kilo, pode crer que o AC fica mais barato
  13.  # 16

    Pode partilhar?


    Julgava que era precisamente isso que estava a fazer.
    Fiz as contas, comparei os custos de um inverno a sacos de pelletes com um inverno a ar condicionado. Não comparei os tempos de utilização de uma coisa com a outra; acendia/ligava ao menor desconforto quer com uma coisa, quer com outra. Já não tenho números - ou estarão nalgum papel no meio de dezenas de outros - mas fiz bem as contas.
    Tenha paciência, mas não estou para passar algumas horas a procurar um papel que nem sequer tenho a certeza de que ainda o tenha.
    Não ando aqui a vender nada. Partilhei uma conclusão a que cheguei depois de fazer umas contas simples. Proceda em relação a ela da maneira que melhor entender.
  14.  # 17

    Recordo-me vagamente que no ano a ar condicionado, os sacos de pelletes tinham um preço médio de 3,75€. Não sei quanto custam agora (a salamandra ainda aqui está...)
    • Inot09
    • 2 dezembro 2016 editado

     # 18

    Boa noite,

    Antes de mais as minhas sinceras desculpas por nao ter respondido mais, mas estive ausente por motivos profissionais. Ora nesta fase ja deixou de haver fumo, pelo que deduzo que foi a tinta a queimar. A curva a 90 graus não é a melhor eu sei mas foi a solução que por ignorançia minha foi escolhida. Do outro lado da parede tem uma curva a 45° seguido de 0.5m de tubo mais uma curva de 45° e sobe uns 3 metros. Por causa do vento que me fazia retorno do fumo pela janela da salamandra foi instalada uma girandola... ainda que estou na duvida se um chapeu em h nao seja melhor solução. Quanto a lenha... tenho muita lenha para gastar pelo que esta solução me sai bem baratinha, embora vou passar a usar lenha mais fina porque após ter colocado dois troncos grossos ao mesmo tempo, a salamandra começou literalmente a abanar por todo lado devido ao excesso de fogo la dentro... agora é pouquinha lenha de cada vez.

    Nota: abrir a porta é impossivel porque o fumo sai rodo pela porta, mesmo para meter lenha tem de ser em modo ninja. Embora nao perceba nada de lareiras e salamandras, parece me que a margem da parte de cima da porta até ao topo da salamandra é curta... 3 cm apenas e como leva por dentro uma chapa que impede o fogo de estar diretamente em contacto com a saida para a chamine, faz o fumo vir á parte da frente da salamandra e assim com a porta aberta o fumo sai todo pela porta.

    Muito obrigado a todos. E sim... ir ao barato as vezes sai caro.
  15.  # 19

    Colocado por: Inot09janela da salamandra foi instalada uma girandola...


    Não me parece a solução indicada
  16.  # 20

    Colocado por: XR2iO AC fica mais barato que uma salamandra? :O


    Ok, acabo de perceber o seu :O ! Vi o tópico sobre "quais as melhores pelletes" e percebi que está "a entrar no ramo dos pallets"
    Tudo bem.
    Mas se não se importa, faço gosto em partilhar desinteressadamente a minha experiência com quem aqui vem para se informar.
 
0.0185 seg. NEW