Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    O ano passado perdi a bonificação do meu credito habitação devido aos rendimentos do meu agregado familiar.
    A verdade e que este ano os valores do meu agregado baixaram bastante o que gostaria de saber é se terei direito a reaver a bonificação.
    Obrigado
  2.  # 2

    Eu sou dos portugueses de segunda que não teve direito a bonificação e como tal, acho uma imoralidade uns terem e outros nem por isso.
    • Ed-l
    • 27 janeiro 2010

     # 3

    O banco actualiza os valores conforme as declarações de IRS (simplex) e o agregado familiar, a 1ª é automática a 2ª cabe-lhe a si informar a entidade bancária 60 dias antes do aniversário da aquisição da casa sempre que se altere o agregado familiar (nascimento ou morte).

    Quanto há imoralidade eu vejo as coisas desta forma, imoral para mim é os milhares de funcionários públicos obterem reformas antes dos 65 anos assim como a corja que nos governa.
  3.  # 4

    Imoralidades há muitas e eu estava a referir-me a uma em concreto, podemos estar o dia todo nisto. Mas acho completamente injusto que um grupo de portugueses tenha apoio na aquisição de habitação, apenas porque adquiriram a mesma na janela temporal em que houve esse apoio, há muitas familias com rendimentos superiores aos do meu agregado que que têm juros bonificados e eu não tenho direito, tenho apenas direito a pagar esses apoios com os meus impostos.
    • Ed-l
    • 27 janeiro 2010

     # 5

    Não pode chamar imoralidade a um apoio do governo ao jovens de menor rendimento, a medida além de ajudar os jovens (na época) a adquirir casa própria também era um apoio ao negócio imobiliário que empregava milhares de portugueses. Compare este incentivo ao abate de veiculos, ou aos painéis solares. Lembro que o valor máximo da habitação era de 75000,00€ em Portugal Continental e os juros eram bem mais altos euribor na ordem dos 6% mais spread de 2 ou 3 %.
  4.  # 6

    A bonificação do crédito à habitação foi a coisa mais estúpida que alguém se lembrou de criar. Só serviu para beneficiar ainda mais os usurários (bancos).
    Esse dinheiro podia ter sido usado para subsidiar arrendamentos e talvez este mercado se tivesse revitalizado.
  5.  # 7

    Colocado por: J.FernandesA bonificação do crédito à habitação foi a coisa mais estúpida que alguém se lembrou de criar. Só serviu para beneficiar ainda mais os usurários (bancos).
    Esse dinheiro podia ter sido usado para subsidiar arrendamentos e talvez este mercado se tivesse revitalizado.


    E quam seriam os beneficiados ?
    • eu
    • 27 janeiro 2010

     # 8

    Eu sou por natureza contra todo o tipo de subsídios, que só servem para criar injustiças e distorcer os mercados... mais cedo ou mais tarde, os efeitos nefastos da subsidiação serão sentidos por todos...
  6.  # 9

    Como não tiveram direito a este subsidio mais ninguem o deveria receber.
    Boa maneira de pensar, é por causa desta maneira de pensar que este pais não avança.
    Se eu não comer mais ninguem poderá comer
  7.  # 10

    Colocado por: Ed-lNão pode chamar imoralidade a um apoio do governo ao jovens de menor rendimento,


    Posso posso, quer ver? imoralidade!

    a medida além de ajudar os jovens (na época) a adquirir casa própria também era um apoio ao negócio imobiliário que empregava milhares de portugueses.

    Ou, visto de outro modo: retirava dinheiro do bolso da classe média para inflacionar o mercado imobiliário e manter artificialmente empregos que de outra forma não se justificavam.

    Compare este incentivo ao abate de veiculos, ou aos painéis solares.

    Exactamente. De cada vez que o Estado se lembra de fazer benemerência...

    Lembro que o valor máximo da habitação era de 75000,00€ em Portugal Continental e os juros eram bem mais altos euribor na ordem dos 6% mais spread de 2 ou 3 %.


    E depois ? Há algum motivo especial para justificar termo-nos tornado no país com maior percentagem de proprietários de habitação própria do mundo?
  8.  # 11

    Como não tiveram direito a este subsidio mais ninguem o deveria receber.
    Boa maneira de pensar, é por causa desta maneira de pensar que este pais não avança.
    Se eu não comer mais ninguem poderá comer


    Um subsídio é, na melhor das hipóteses inútil, quando não perverso. É mais pela mania dos subsídios que o país não "avança". .
    • eu
    • 27 janeiro 2010

     # 12

    Caro luisvv, é cá dos meus ;)
  9.  # 13

    Concordo. Se há queixa que se possa fazer, é a de sermos um País de subsídio-dependentes.

    Se em vez da bonificação, o Estado tivesse entregue directamente o dinheiro a promotores imobiliários e à banca, o resultado teria sido semelhante, com a diferença de que hoje milhares de portugueses não estariam agarrados a uma casa que não querem, longe do emprego e que não conseguem vender.
  10.  # 14

    Colocado por: luisvv
    .......... Há algum motivo especial para justificar termo-nos tornado no país com maior percentagem de proprietários de habitação própria do mundo?


    O motivo especial é não ser o país com maior percentagem de proprietários de barracas.

    Uns tem "direito" a uma casa da câmara e pagam uma renda irrisória e não tem responsabilidades nenhumas e outros atraves dos subsidios preferiram ser os donos do seu proprio tecto, evitando assim pagar rendas a particulares que estão no mesmo patamar que uma prestação.
    É preciso optar.

    Contudo reconheço que desde o aparecimento das bonificações os preços das habitações tiveram um aumento considerável.
  11.  # 15

    Colocado por: luisvv.......... Há algum motivo especial para justificar termo-nos tornado no país com maior percentagem de proprietários de habitação própria do mundo?


    Colocado por: nielskyO motivo especial é não ser o país com maior percentagem de proprietários de barracas.


    Uns tem "direito" a uma casa da câmara e pagam uma renda irrisória e não tem responsabilidades nenhumas e outros atraves dos subsidios preferiram ser os donos do seu proprio tecto, evitando assim pagar rendas a particulares que estão no mesmo patamar que uma prestação. É preciso optar.



    Contudo reconheço que desde o aparecimento das bonificações os preços das habitações tiveram um aumento considerável.


    E não lhe parece estranho que tenhamos mais proprietários que os países mais ricos que nós ? É que por cá incentivou-se a compra e dificultou-se o arrendamento...
  12.  # 16

    O problema no meio desta historia toda é que eu pago as casas das rendas sociais e pago as bonificações dos que as conseguiram na época, apenas porque o meu rumo de vida não me levou a comprar uma casa mais cedo.
    Esta treta toda só se justifica porque subsídios=votos.
 
0.0147 seg. NEW