Boa tarde, Tenho uma placa a gás e pretendo trocar por uma de indução. Chamei um técnico para verificar se é possível e ele disse-me que não porque os fios que tenho na zona da placa são de 2,5mm e seria necessário de 6mm. Não dará sequer para os trocar pois o tubo por onde passam é muito fino. Eu tinha-lhe dito que a placa que estava a pensar comprar era de 7.200W. No entanto verifiquei que existem placas de 4.600w. Para essas placas já seria possível instalar com os fios de 2,5mm? O rendimento dessas placas é muito inferior ao das de 7.500w? Se alguem poder ajudar agradeço.
Só precisa de 6 mm^2 de fio se tencionar usar a placa com elevada potência em todas as zonas em simultâneo.
Só que essa simultaneidade nunca acontece na prática.
O tubo existente será, em princípio, de 16mm: é o tubo para 3 condutores de 2.5mm^2.
Nesse tubo pode passar legalmente 3 fios de 4mm^2.
Com um disjuntor de 25A a proteger, dá para ir até quase 6000W em simultâneo.
Isto que lhe estou a descrever não é teoria: é exatamente aquilo que fiz há alguns anos quando mudei de gás para indução. Troquei os fios e os disjuntores para os calibres que descrevi.
Nunca tive problema de falta de potência na placa nem de disjuntores a disparar.