Iniciar sessão ou registar-se
    • testas
    • 12 março 2010 editado

     # 1

    Boa Tarde.
    Ando a cerca de 6 meses com ideias de comprar casa e chego a este momento em que tudo se tem de decidir.
    Vivo num t3 no montijo arrendado (450€), a cerca de um ano.
    Vivo junto com a minha namorada, temos uma bebe mas nao somos casados, o nosso vencimento anual é de 29.500€, eu estou efectivo e ela a termo para o Estado.
    Na intenção de comprar um t3 ou t2 (desde que muito bom), e após varias e varias e varias visitas, conversas com imobiliarias, construtores etc, escolhi como ultimas hipoteses as seguintes:
    -T3 r/c 2007, semi-novo valor estimado de avaliaçao 165.000 valor de compra 145.000, em que para um esprestimo bancario teria:
    -na cgd spread 1.8 prestaçao 430 + seg.
    -bbva spread 0.95 prestação 100 + seg
    -banco popular spread 1.5 prestação 395 + seguros.
    Este apartamento nunca foi habitado tem todos os equipamentos possíveis e imaginários (painéis, som , tecto falso em toda a casa, ar condicionado etc.), apenas o senhor que a comprou nunca chegou a vir para o montijo.

    -t3 3º andar novo com poucos equipamentos, 130.000 avaliação a rondar os 140.000, nos mesmos bancos a prestação seria na ordem dos 60/70 € mais baixa

    -t3 novo 2º andar 2008 também mal equipado mas com boas áreas 125.000 avaliação ´135.000 teria uma prestação parecida com a segunda opção.

    Passo toda esta confusão, chego agora a este impasse e também receio de avançar, e dai resolvi recorrer ao fórum para me orientar se possível. As minhas duvidas:
    -Visto o valor de renda que pago com contrato, o apartamento ate é razoável, não pagando condomínios e todas essas coisas com bom senhorio e vizinhos, valera a pena face a actual situação financeira em que nos encontramos comprar casa ou continuar numa arrendada?

    -A euribor encontra-se em níveis historicamente baixos , o que nos ilude nestas prestaçoes baixas que daqui a 5/6 anos podem chegar ao dobro apesar dos bancos nos afirmarem o contrario é o que mais cedo ou mais tarde ira acontecer, acartando depois uma diminuição da qualidade de vida , porque o dinheiro para a subida da prestação tem de vir de algum lado, correcto?

    -Será possível obter melhor spread's dos que aqui apresentei?

    -Visto a minha situação qual o banco mais aconselhado?

    Em suma, tenho 23 anos, se não comprar casa agora devido a estes problemas todos, quando comprarei?irei viver toda a vida numa casa de renda temendo o que poderá chegar?e se a euribor realmente não chegar aos valores onde já andou?
    Agradeço que se possível me dêem uma orientação para o melhor caminho a seguir.
    Obrigado
  1.  # 2

    Caro testas,

    É um facto que colocou esta dúvida no fórum para receber ajuda, mas tenha sempre presente que apenas você e a sua namorada dominam as premissas todas deste assunto.
    Compreendo como se sente ao pensar sequer em ter medo de arriscar.
    É importante perceberem se, em caso de necessidade, têm alguém que vos possa ajudar (pais, sogros, etc) ou nem por isso.
    Não podemos pensar sempre que vai acontecer o pior dos cenários.
    Converse bem com a sua namorada e decidam, ponderadamente, mas também assumindo alguma dose de risco.

    Felicidades
    Pimpolha
  2.  # 3

    Penso que a coisa se equaciona mais em termos do vosso relacionamento como casal. Você é muito jovem.

    Esse realcionamneto é que deve ser equacionado em termos de futuro, antes de uma possivel compra de casa.
  3.  # 4

    olá! tenha em atençao os inumeros casos de casais em uniao de facto k entretranto se separam,os problemas k daí possam advir. por exemplo aki mesmo no forum! no caso de arrendamento,cada um pode ir para cada lado,coma compra já se torna mais dificil!
  4.  # 5

    Eu até posso ter entendido mal, mas penso que o testas (lol) não está, no seu post, a demonstrar qualquer dúvida em relação ao seu relacionamento mas sim à compra de um apartamento.

    Meus senhores, que descrentes, vamos lá acreditar no amor :)
  5.  # 6

    meus caros, nao se trata de problemas de relacionamento, visto estarmos juntos a 6 anos e nos enterder-mos as mil maravilhas, trata-se sim de saber, nas nossas condições actuais, comprar ou manter a renda?
    De qualquer forma obrigado a mesma pelos comentarios.
  6.  # 7

    Boa tarde

    De tudo o que diz, parece que a situação em que está actualmente não tem nada de mal...

    Tem uma casa confortável, paga uma renda aceitável, não tendo acréscimos de qualquer espécie na sua mensalidade a não ser as suas próprias despesas de água, gas e luz...

    Se é certo que muita gente poderá dizer que está a pagar algo que não é seu, o que é muitas vezes comum ouvir, a verdade é que o facto de não ter a sua vida hipotecada ao banco por 30 anos ou mais, lhe dá, nesta fase ainda tão inicial da vida, versatilidade para poder lidar com o futuro de forma mais tranquila.

    Na situação que está nada o impede de procurar uma nova casa para arrendar, a valores mais baixos, se acontecer algum desaire de emprego a si ou à sua companheira...

    A situação em que está é mais fácil em caso de, como disse, algum desaire...

    Quanto ao risco de estar a perder uma oportunidade inédita, sinceramente não acho, a verdade é que se continuar a trabalhar no local onde está com a progressão na carreira também irá progressivamente começar a ganhar ligeiramente melhor, o que significa que talvez possa, então, fazer um investimento até melhor a nivel de casa própria.

    Lembro o velho ditado que diz que "as cadelas apressadas, parem os filhos cegos"...

    cumprimentos e boa sorte para o que decidir
  7.  # 8

    e nao sera uma boa altura para comprar visto o preço das casas estarem bem mais baixos devido a toda esta situacao de crise?
  8.  # 9

    Se a prestação que começaria a pagar agora ficasse fixa até ao final do empréstimo, então sim, seria uma boa situação, só que repare, vai haver flutuações, vai haver revisões de prestação, e ficará sempre à mercê dos bancos.

    A crise é uma óptima desculpa para a banca, graças a ela sobem taxas, graças a isso, os clientes ficam a pagar mais.

    É certo que a crise fez com que os preços das casas baixassem, mas a verdade é que isso é bom para quem compra e paga num curto espaço de tempo

    Para quem tem dinheiro, agora, é uma boa altura, compra uma casa de gama média alta, segura a casa e só a vende quando o mercado voltar a subir, aí vale a pena, uma casa desse tipo valoriza, agora para quem está a adquirir a sua casa/residência, esta altura envolve riscos sérios, ao nivel das derrapagens nas prestações a pagar.
  9.  # 10

    1.
    Colocado por: testas-T3 r/c 2007, semi-novo valor estimado de avaliaçao 165.000 valor de compra 145.000, em que para um esprestimo bancario teria:
    -na cgd spread 1.8 prestaçao 430 + seg.
    -bbva spread 0.95 prestação 100 + seg
    -banco popular spread 1.5 prestação 395 + seguros.
    Estes valores não estão correctos e/ou, pelas minhas contas, está a pedir empréstimo para os próximos 55 anos (?!)

    Tendo em conta o que V disse, estando as taxas de juro baixinhas, já devia ter percebido que AGORA é de aproveitar para pagar o máximo de capital e o mínimo de juros. Isto é, reduzir o prazo do empréstimo.
    Por exemplo, se contratar o mesmo empréstimo para metade do tempo, 25 anos, a prestação será de uns 680euros, mas paga *o mesmo* de seguros (e durante muito menos tempo).
    (680x12 = 8.200,00/ano, suponho que seja comportável para quem tem 29.500 de rendimentos)
    Se, por acaso, as taxas aumentarem a um ponto que a prestação se torne incomportável, poderão sempre pedir ao banco para dilatar o prazo (reduzindo a prestação).

    2. Quando toca a escolher o banco, o que interessa não é a prestação. É A TAXA DE JURO. À partida, o mais interessante é o que lhe oferece o spread mais baixo - e não o que lhe (diz que) "dá" uma promoção durante 6 meses.

    Na minha opinião, esses spreads são insultuosos (tendo em conta os valores de há bem pouco tempo).

    3. Para comparar os apartamentos, faltam umas coisitas importantes:
    3.1 AS ÁREAS (área bruta interior), para termos uma ideia do preço/m2;
    3.2 A LOCALIZAÇÃO.

    Dizer «boas áreas» é muito relativo. E, muitas vezes, parecer «maior» deve-se a ilusão de óptica. Basta entrar a luz do Sol num quarto para este parecer maior que outro (igual) que é visto com os estores fechados.

    "No imobiliário" (dizia o sr Hilton) "há três critérios para comparar investimentos":
    1.º Localização;
    2.º Localização;
    3.º Localização.
    Para apartamentos semelhantes, você deveria escolher o que vai ser mais fácil de revender mais depressa (sem ser a «qualquer preço»).

    4. Quanto à opção, adquirir ou arrendar, é uma opção de longo prazo, que terá de ponderar.
    Suponha que (numa sociedade SEM inflação) vai pagar uma prestação de 500,00 ao banco durante 40 anos. Daqui a 40 anos:
    1. reforma-se,
    2. VENDE A CASA,
    3. Arrenda um apartamento pelos mesmos 500/mês;
    4. Agarra no "dinheirinho" da venda da casa e vai gozar a vida.

    Por outras palavras, comprar uma casa é um método de «poupança forçada», e geralmente quem sai mais beneficiado são os nossos herdeiros.
  10.  # 11

    Parece-me que os preços das casas não estão tão elevados na zona da Moita. Na Costa da Caparica compram-se casas quase novas mais baratas, e há praias, é uma zona bem servida de transportes e tem universidade nas proximidades. Procure melhor.
    Imaginando que têm 25 ou 30 anos, na minha opinião, se se comprometerem por 50 anos, mesmo supondo que ainda estarão a viver juntos, a casa já estará velha quando acabarem de a pagar e vocês também não estarão nada jovens.
  11.  # 12

    Perdão, enganei-me no nome da zona, mas mesmo assim, acho caro. Também estou a ter problemas com o envio das mensagens.
  12.  # 13

    Penso que será uma boa opção informar-se das condições na Caixa Galicia tendo mais vantagens se for associado da DECO. Por ultimo, realmente têm como opção a zona da Moita em que apartamentos da mesma tipologia podem ter uma diferença bastante elevada, zona bastante calma e com acessos exelentes para qualquer zona do pais.
  13.  # 14

    Euro Estates está organizar novo leilão para o dia 27 de Março de 2010, que se irá realizar em Lisboa no Hotel Villa Rica, às 15h e há apartamentos T3 relativamente novos em Leilão no Montijo.
    Se continua interessado, vá visitar e apresente-se no leilão. Dão-lhe 3 meses, se não estou enganada, para pedir o dinheiro que precisa ao Banco.
  14.  # 15

    Essa, também foi uma das minhas dúvidas à cerca de 2 anos.
    Acabei por decidir arrendar.
    Já fui proprietária de 2 casitas.
    A primeira, quando me casei, tornou-se pequena na vinda da primeira filha. Vendeu-se num instantinho (belos tempos do crédito bonificado, eram tantas as facilidades...). A segunda ficou com o meu ex-marido (vá, não estou aqui a criticar nada... ainda acredito no amor!!) que entretanto fez novo crédito e vai pagar durante os próximos 40 anos (lá está, a casa vai ser dos herdeiros, por isso ainda pode ser que seja minha outra vez! eheheh) com todas as despesas que existem.
    Mas realmente, dado às circunstâncias actuais... comprar casa... vai ser nossa quando????? No fundo, no fundo, estamos apenas a pagar uma "renda" ao banco durante uma vida inteira (e os bancos como senhorios, não vão lá arranjar nada que seja necessário) e ainda pagar todas as outras despesas inerentes à habitação (impostos, seguros, etc.) e ao condomínio!
    Esta é a minha modesta opinião.
    Sei o que vou pagar anualmente.
    Sei que lá recebo uma cartinha a aumentar em Janeiro de cada ano (os bancos é conforme: 3, 6 ou 12 meses...).
    Sei que não preciso de me preocupar com as obras no prédio.
    Enfim, tantas outras coisas...

    Eu pago uma renda alta para a casa onde moro (que não tem lá grandes áreas) mas tendo em conta a Localização, é perfeitamente compreensível.
    Aliás, na zona onde moro, comprar uma casa nova não é nada baratinho. Até mesmo as que são da 3ª idade (como a minha) estão com uns preços exorbitantes.
    Mas é o preço, a pagar, para quem mora numa rua onde tem tudo "a pé" e está ao lado da escola dos filhos e a 5 minutos do comboio.

    São diversas opiniões, mas siga o que o seu instinto (ou o coração) lhe disser.

    Boa sorte!
    GCC
  15.  # 16

    Colocado por: GiselaCCEssa, também foi uma das minhas dúvidas à cerca de 2 anos.
    Acabei por decidir arrendar.
    Já fui proprietária de 2 casitas.
    A primeira, quando me casei, tornou-se pequena na vinda da primeira filha. Vendeu-se num instantinho (belos tempos do crédito bonificado, eram tantas as facilidades...). A segunda ficou com o meu ex-marido (vá, não estou aqui a criticar nada... ainda acredito no amor!!) que entretanto fez novo crédito e vai pagar durante os próximos 40 anos (lá está, a casa vai ser dos herdeiros, por isso ainda pode ser que seja minha outra vez! eheheh) com todas as despesas que existem.
    Mas realmente, dado às circunstâncias actuais... comprar casa... vai ser nossa quando????? No fundo, no fundo, estamos apenas a pagar uma "renda" ao banco durante uma vida inteira (e os bancos como senhorios, não vão lá arranjar nada que seja necessário) e ainda pagar todas as outras despesas inerentes à habitação (impostos, seguros, etc.) e ao condomínio!
    Esta é a minha modesta opinião.
    Sei o que vou pagar anualmente.
    Sei que lá recebo uma cartinha a aumentar em Janeiro de cada ano (os bancos é conforme: 3, 6 ou 12 meses...).
    Sei que não preciso de me preocupar com as obras no prédio.
    Enfim, tantas outras coisas...

    Eu pago uma renda alta para a casa onde moro (que não tem lá grandes áreas) mas tendo em conta a Localização, é perfeitamente compreensível.
    Aliás, na zona onde moro, comprar uma casa nova não é nada baratinho. Até mesmo as que são da 3ª idade (como a minha) estão com uns preços exorbitantes.
    Mas é o preço, a pagar, para quem mora numa rua onde tem tudo "a pé" e está ao lado da escola dos filhos e a 5 minutos do comboio.

    São diversas opiniões, mas siga o que o seu instinto (ou o coração) lhe disser.

    Boa sorte!
    GCC

    O principal e único problema é que daqui a 20 anos, não vai ter nada seu. Mas são opções há que respeitar.
  16.  # 17

    Caro testas

    Eu sou de opinião que as pessoas devem sempre alugar, até terem a vida "definida".
    Salvo precalços evidentemente.

    Se acha em consciência que vai ficar onde está pelos próximos 10 ou 20 anos, em termos de emprego, relação e filhos...
    Então COMPRE. (já agora um T3, pois se tiver outro filho a coisa fica apertada.)

    Se acha que vai mudar qualquer coisa importante...
    Então ALUGUE.
    •  
      FD
    • 22 março 2010

     # 18

    Colocado por: PBarataO principal e único problema é que daqui a 20 anos, não vai ter nada seu. Mas são opções há que respeitar.

    O problema em Portugal é que arrendar custa o mesmo que comprar.
    Quando arrendar for mais barato que comprar, as coisas mudam.
    Bastava que os incumprimentos fossem de fácil resolução para arrendar ficar muito mais barato.

    Mas os juros que os bancos ganham com os créditos à habitação são muito apetitosos. E aqui entra a teoria da conspiração...
  17.  # 19

    Concordo consigo FD

    Arrendar ao preço de comprar é estranho, mas isso é outra discussão, actualmente temos que jogar com as cartas que nos dão.
  18.  # 20

    Colocado por: FD
    Colocado por: PBarataO principal e único problema é que daqui a 20 anos, não vai ter nada seu. Mas são opções há que respeitar.

    O problema em Portugal é que arrendar custa o mesmo que comprar.
    Quando arrendar for mais barato que comprar, as coisas mudam.
    Bastava que os incumprimentos fossem de fácil resolução para arrendar ficar muito mais barato.

    Mas os juros que os bancos ganham com os créditos à habitação são muito apetitosos. E aqui entra a teoria da conspiração...


    Eu penso que se se fizer bem as contas, arrendar é mais barato (cf. discussão sobre o IMI). Mas claro que a maior parte das pessoas não é capaz de fazer bem as contas.
 
0.0233 seg. NEW