Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá pessoal

Tenho estado a investigar todas as possibilidades para optimizar o isolamento da casa e reduzir o gasto astronomico com o aquecimento central (caldeira a gasoleo, snif snif - sim, tenho planos para substituir por bomba de calor, mas mais tarde).

Pelo que investiguei, parece-me que a prioridade deve ser 1º tecto e 2º paredes.
    A minha casa tem dois andares e de facto acho que o isolamento no tecto/telhado faz falta. No verão, especialmente, sentiu-se imenso calor nos quartos, mesmo nao tendo grande exposição solar pelas janelas/paredes.

Mexer no telhado está fora de questão, mas queria saber o que acham da hipotese de fazer um tecto falso interno, com isolamento.

O meu problema é que os quartos têm armarios embutidos que vão quase até cima. Acho que tenho uns 10-15cm no maximo para o tecto falso, sem interferir com a abertura das portas superiores. Este espaço é suficiente para meter um bom isolamento que valha a pena? A fazer, quero algo com um bom R-value.

espaço para tecto falso

Agradeço os vossos pareceres e já agora que tipo de valores devo esperar por m², já que nao tenho noção do trabalho que envolve
  2.  # 2

Porque não isola o desvão do telhado?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

Colocado por: MS_11Porque não isola o desvão do telhado?

vai ser bastante mais caro. E com o tecto falso reduzo o volume a aquecer
  4.  # 4

A sugestão do MS-11 é de longe a mais económica e a mais eficiente.
    Pesquise o preço da la mineral de 9cm. Deve ficar a menos de 3€

Se tiver um sótão de 200m^2 são 600€ de material.

Uma das vantagens de colocar o material térmico por cima da placa é impedir que o frio chegue à placa.

Se pretende mesmo colocar o teto falso, continue a optar por colocar a la mineral no chão do sótão
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

Colocado por: Na_mouchA sugestão do MS-11 é de longe a mais económica e a mais eficiente.

Uma das vantagens de colocar o material térmico por cima da placa é impedir que o frio chegue à placa.

Se pretende mesmo colocar o teto falso, continue a optar por colocar a la mineral no chão do sótão

a casa nao tem sotao
  6.  # 6

Colocado por: nunodonatoA sugestão do MS-11 é de longe a mais económica e a mais eficiente.

Que tipo de cobertura tem? Telha cerâmica em cobertura inclinada?
  7.  # 7

Colocado por: MS_11

Que tipo de cobertura tem? Telha cerâmica em cobertura inclinada?

telha ceramica
  8.  # 8

Então não tem sótão mas tem um "desvão" espaço entre a telha e a laje, levanta meia duzia de telhas, carrega lá para dentro a lã mineral e espalha sobre a laje.

Simples, barato, rápido e não suja a casa toda por um ganho térmico que iria ser menor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Na_mouch, Vítor Magalhães
  9.  # 9

Colocado por: MS_11Então não tem sótão mas tem um "desvão" espaço entre a telha e a laje, levanta meia duzia de telhas, carrega lá para dentro a lã mineral e espalha sobre a laje.

Simples, barato, rápido e não suja a casa toda por um ganho térmico que iria ser menor.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

mas a mao de obra para fazer isso nao sera muito mais cara? Só a dificuldade de aceder ao telhado (casa de 2 andares) e andar a levantar telhas...

Como procuro pessoas para fazerem isso? Ha alguma designação em particular? Para o interior sei que quem aplica pladur resolve
  10.  # 10

Colocado por: nunodonatomas a mao de obra para fazer isso nao sera muito mais cara? Só a dificuldade de aceder ao telhado (casa de 2 andares) e andar a levantar telhas...

e os tetos falso não dão trabalho? fazer o teto, barrar, pintar. parece-me ter bem mais trabalho a fazer os tetos falso do que ir ao telhado.
  11.  # 11

Colocado por: nunodonato

mas a mao de obra para fazer isso nao sera muito mais cara? Só a dificuldade de aceder ao telhado (casa de 2 andares) e andar a levantar telhas...

Como procuro pessoas para fazerem isso? Ha alguma designação em particular? Para o interior sei que quem aplica pladur resolve

Pode fazer você mesmo. Eu fiz numa casa que tive e posso dizer que a diferença foi da noite para o dia
  12.  # 12

E não há pó dentro da casa
  13.  # 13

Colocado por: FabioCaseiro

Pode fazer você mesmo. Eu fiz numa casa que tive e posso dizer que a diferença foi da noite para o dia

mas basta espalhar assim? nao convem estar colada/presa de alguma forma, para nao levantar e nao haver "fugas"?
  14.  # 14

bem, nao percebo muito do assunto, mas a minha sensaçao seria que isolar por dentro era melhor, pois pondo por fora, acaba por haver mais pontes termicas entre o interior e a placa
  15.  # 15

mas basta espalhar assim? nao convem estar colada/presa de alguma forma, para nao levantar e nao haver "fugas"?

Apenas desenrolar com o papel virado para baixo e está feito. Ter atenção e usar uma máscara que o material deita muitas partículas e estando num local com pouca ventilação não é agradável
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

Colocado por: FabioCaseiro

Apenas desenrolar com o papel virado para baixo e está feito. Ter atenção e usar uma máscara que o material deita muitas partículas e estando num local com pouca ventilação não é agradável

obrigado. confesso que nao estou apto para fazer isso, estando o telhado a 6-7 metros de altura :)
    quantos cm de espessura usou para a la de rocha?
  17.  # 17

obrigado. confesso que nao estou apto para fazer isso, estando o telhado a 6-7 metros de altura :)
    quantos cm de espessura usou para a la de rocha?

La mineral neste caso
    Eu abusei um pouco, meti duas camadas de 10cm cada
  18.  # 18

tenho um orçamento de 3k para o pladur (com pintura incluida).

Falei dessa outra possibilidade mas o sr desaconselhou-me. Primeiro porque nao sabe se da para fazer, visto a casa nao ter sotao. Depois, segundo ele, o pladur com isolamento é mais eficaz do que aplicar por fora.
    Agora nao sei se isto é o interesse proprio a falar...
  19.  # 19

Faça como lhe sugeriram e pouse o isolamento sobre a laje debaixo do telhado.
    É mais barato, mais rápido e mais eficaz.

A sua maior dificuldade será subir ao telhado, depois de lá estar é destelhar 4/5 telhas (facilmente sem necessidade de ferramentas), passar os rolos de lá mineral e estender os mesmos no chão.

Edit: dos 3K ainda lhe sobra dinheiro para comprar uma escada de 3 lances que chegue ao telhado em segurança...
  20.  # 20

Colocado por: nunodonatoDepois, segundo ele, o pladur com isolamento é mais eficaz do que aplicar por fora.

Isolar por dentro nunca é mais eficaz que isolar por fora, seja paredes ou tectos.

Nem tudo se resume aos valores da resistência térmica, em valor absoluto. Ao longo do ano, 15 cm de lã de rocha no tecto falso não é melhor que 10 cm pousados na placa do sótão. O sitio do isolamento joga muito e há outras variáveis.

0.0219 seg. NEW