Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos
    Alguém tem ou pretende instalar em casa aquele aquecimento que é feito através do recuperador de calor para o resto da casa?
    Será que vale a pena e fica muito caro.
    Eu queria colocar piso radiante apoiado por paineis solares mas como vou ter recuperador de calor pensei tb em aproveitar e assim quando acendermos a lareira é escusado ter outro tipo de aquecimento.

    Ana Figueiredo
    • Mac
    • 27 maio 2008

     # 2

    Ana
    O piso radiante baseado em painéis solares vai ficar muito caro e pouco eficaz. Repare que quando vai precisar de aquecimento(inverno) os painéis solares estão em letargia quase total.
    Já a opção de aproveitamento do recuperador de calor funciona muito bem. Um familiar meu tem esse sistema instalado. Quando comprar o recuperador de calor tenho isso em atenção para definir o seu tamanho e tipo. Escolha do tipo que fecha a chaminé e abafa a combustão se a temperatura se elevar acima de (?) Poupa lenha e evita que os materiais se submetam a temperaturas demasiado elevadas. A Vulcano tem.
    Procutre mais informação mas tenha cuidado com o querer que os paineis solares lhe façam o que pretende. São muito bons mas é para águas quentes sanitárias quanado não se usa o recuperador de calor.
    Cumprimentos
  2.  # 3

    Boas

    Por acaso tenha o a opinião contrária

    Um recuperador de calor só funciona bem caso esteja sempre ligado, porque o tempo que demora a aquecer, torna-o inútil para que chega a casa à noite. Instalei uma vez isso e passado pouco tempo ficou parado. Depois as condutas implicam alterações na construção que terão de ser bem vistas, dado o espaço que ocupam nos tectos. Se a casa tiver 2 pisos, será necessário meter tecto ou rebaixar a tectos os corredores.

    Cumps
    • Mac
    • 27 maio 2008

     # 4

    Colocado por: PauloCorreiaBoas

    Por acaso tenha o a opinião contrária

    Cumps

    Repare que a Ana colocou a questão recuperador de calor versus paineis solares com transmissão por piso radiante.
    Explique, à Ana, se opinião contrária significa que recomenda a os paineis solares/piso radiante ou nem nem.
  3.  # 5

    Preferiria os painéis solares ao recuperador porque não necessita de alguém a meter combustível para manter o funcionamento, serem mais económicos (o Sol ainda é gratuito, mas não digam isso em voz alta, ou o Governo inventa já um ISP) e mais amigos do ambiente, por usarem energias limpas.

    A minha principal questão têm a ver com a inércia do sistema, dado o tempo que demoram a atingir a temperatura de conforto, que na prática, anula a sua utilidade, a menos que esteja alguém em casa para ir alimentando a lareira. Ora este problema não se passa com o aquecimento por painéis solares que pode automatizado por programação.

    Pessoalmente prefiro (mas esta é outra das questões religiosas na construção) o ar condicionado. 10 min e está na temperatura de conforto. conheço várias pessoas pessoas que instalaram sistemas de aquecimento por recuperador, gasóleo ou gás e estão quase sempre parados, pelas razões que referi (não serem práticos no dia a dia) ou por serem caríssimos e acabam sempre no ar condicionado.
  4.  # 6

    Olá Paulo e Mac
    Obrigado pelos vossos comentários.
    Eu ainda não sei os orçamentos de cada uma destas opções mas a minha ideia seria ter as 2 em simultâneo.
    Assim quando ligasse a lareira aproveitava a lenha e quando não ligasse tinha o piso flutuante.
    Em relação à questão dos paineis o investimento penso que é cerca de 3500€ só para aquecimentos de águas com uma eficácia de 90€ e 7000€ para o aquecimento (sem instalação).
    Tb me falaram dessa questão de estarmos a pedir energia solar na altura em que há menos mas penso que em Portugal essa questão nem se coloca muito pois temos sol a mairia do ano.

    Mas só poderei decidir baseada em vários orçamentos pois se ficar demasiado caro terei que escolher um dos sistemas e talvez até colocar a instalação do AC que penso que não fica muito cara.
    Essa parte da tubagem do recuperador de calor ocupar muito espaço é que não tinha conhecimento.
    A minha casa terá 2 pisos.
  5.  # 7

    Com a casa com 2 pisos, o problema põe-se no piso inferior, partindo do pressuposto que o sótão não é aproveitado e se passa lá com as tubagens. No caso do pisso inferior, existem algumas soluções, como passar as tubagens em vigas falsas de pladur ou passá-las no corredor sobre um tecto falso e distribuir a partir dai para os compartimentos, caso o corredor o permita. Mas irá fazer rebaixar muito a cota do tecto e poderá não existir altura para isso.

    Mas ainda resta o problema da altura a que essas tubagens andam, porque terão de passar por baixo das vigas de betão. Se isto não for bem visto no projecto, nunca funcionará em condições. Estas verificação, chama-e a isto compatibilização de projectos, algo inexistente nos projectistas em Portugal e que depois é desenrascado (mal) em obra pelo empreiteiro e é ele que fica com as culpas

    Cumps
  6.  # 8

    Olá Paulo
    O meu projecto está ainda numa fase inicial e por isso é que ando já a fazer pesquisas porque quero que estas coisas constem do projecto para depois não haverem dessas surpresas.

    Obrigado pelos esclarecimentos
  7.  # 9

    Não existem só sistemas de ar condicionado por condutas... ;) até que em casas domésticas é pouco usado, pois necessita como disse, do uso de tectos falsos. É uma solução mais adoptada em edifícios (hospitais, escritórios, etc). Além de ser mais caro do que as soluções multi-split.
  8.  # 10

    Tou a pensar avançar para a construção de uma moradia térrea, com 250m2 e desconhecia por completo, esta forma de piso radiante aliado aos paineis solares. Fiz uma pesquisa e gostei do que li.
    Agora gostaria de saber preços médios deste tipo de equipamento, se alguem souber....
    - Paineis solares, necessário para 4 pessoas.
    - Aquecimento de Águas
    - Instalação de Anonimo18072022A.
    Se alguem puder esclarecer, agradecia-se.
  9.  # 11

    Olá Medinas
    Os preços dos paineis solares posso-te dizer mais ou menos:
    - só para aquecimento água - 3500€
    - para as águas e aquecimento - 7000€
    Estes preços não incluem a instalação que é cerca de 1000€
    Em relação à instalação do piso radiante não sei ainda preços
    • Mac
    • 29 maio 2008

     # 12

    Mesmo assim aconselho-os a procurar o testemunho de alguém, aqui do fórum ou não, que tenha um sistema de aquecimento por piso radiante alimentado por paineis solares. Mais importante do que a informação do vendedor é o testemunho daqueles que já implementaram o sistema.
    Cautela nunca é demais.
    A mim custa-me a crer que os paineis solares sejam suficientes para este tipo de aquecimento.
    Cumprimentos
  10.  # 13

    Anónimo disse:
    Com um recuperador de tamanho normal, quantas divisões se podem aquecer ou a quantas divisões podemos fazer chegar tubagens?
    Este sistema nao tem incovenientes se as tubagens tiverem curvas para chegar às diversas divisões? Qual a distancia máxima aceitavel que as tubagens podem ter?


    Obrigado
  11.  # 14

    Olá a todos
    O vendedor disse-me que os paineis solares para aquecimento de águas sanitárias funcionam em 90% enquanto que para o aquecimento funcionam 30%
  12.  # 15

    Anónimo disse:
    Com um recuperador de tamanho normal, quantas divisões se podem aquecer ou a quantas divisões podemos fazer chegar tubagens?
    Este sistema nao tem incovenientes se as tubagens tiverem curvas para chegar às diversas divisões? Qual a distancia máxima aceitavel que as tubagens podem ter?


    Obrigado
  13.  # 16

    A eficiência do sistema de aquecimento por recuperador de calor/ lareira depende de muitos factores:
    - Potência do recuperador;
    - Localização do mesmo em relação às restantes divisões a climatizar;
    - Comprimentos e tipo de tubagem de ar quente;
    - Se existe ou não, necessidade de introdução de ventilador auxiliar;
    - Número de divisões a climatizar e sua cubicagem;

    Muito importante: Só vale a pena se tiver fácil acesso a lenha de qualidade (AZINHO, ou madeiras não resinosas) a preços razoáveis. A lareira polui. O recuperador de calor necessita de ser limpo todos os dias após utilização, normalmente tem uma duração de 10 anos a 20 anos, depende da utilização, cuidados de manutenção e qualidade de fabrico.
    • eu
    • 3 junho 2008

     # 17

    Alguém aqui falou em aquecimento solar e piso radiante. Por aquilo que li, é uma solução cara e que não vai funcionar.

    O problema é que, quando precisamos de aquecimento dentro de casa é exactamente nos dias em que a radiação solar vai ser nula ou quase inexistente. Relativamente à questão do aquecimento, vou repetir aqui o que já escrevi num outro tópico:

    Eu estou na mesma situação e já perdi muitas horas a pensar neste assunto. A conclusão a que cheguei é que o melhor a fazer é...

    Instalar ar condicionado !!! Porquê ?

    1- Permite aquecer e arrefecer rapidamente;
    2- O investimento inicial é de longe o menor de todos;
    3- É uma solução simples, logo com menos probabilidades de avaria;
    4- O consumo é extremamente baixo;
    5- Manutenção quase inexistente;
    6- Em caso de avaria, qualquer técnico de AC resolve o problema;

    No meu caso particular, estava a pensar colocar piso radiante com uma caldeira a lenha, uma vez que tenho acesso a grandes quantidades de lenha. Depois comecei a fazer umas contas... a instalação do piso radiante ficava em cerca de 7000 euros (160 m2 de área aquecida) + uns 2000 euros para a caldeira + chaminé + sistema de controlo. A instalação completa ficava sempre acima dos 10000 euros.

    Um sistema de bomba de calor fica ainda mais caro, pois só a bomba custa uns 10000 euros. E se ela avaria?

    Aquecimento por caldeira a gasóleo é para esquecer, dado o preço do gasóleo.

    Ora, por incrível que pareça, uma instalação de 7 ACs de 9000 btus pode ficar por apenas 3500 euros !!!! São 6500 euros de diferença !!!

    A única desvantagem dos ACs é que temos que ter uma solução independente para as águas sanitárias. Mas uma vez que agora é obrigatório ter AQS por energia solar, a resistência do acumulador deve ser suficiente para backup. Se se optar por um acumulador grande (uns 500 litros) um temporizador e tarifa bi-horária, temos o problema resolvido.

    Esta é uma solução barata de implementar, simples, de baixa manutenção (praticamente inexistente) que permite aquecimento, arrefecimento e água quente a preços reduzidos. Eu já não tenho dúvidas que é mesmo a melhor solução em termos de custo/benefício.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hellkkas
  14.  # 18

    Pelo que aqui tenho lido já vi que a opção do AC é mais económica no inicio. Mas eu queria saber se alguém sabe quanto gasta um AC para aquecer um quarto durante uma hora.
    È que eu tenho os radiadores (aquecem á noite e largam de dia) que a EDP tanto fomentou a compra e a factura do primeiro ano foi ++++++ mesmo com o bio horario.

    Outra questão, tem um sistema chamado geotermico, alguém sabe como funciona?
    •  
      FD
    • 25 maio 2009

     # 19

    Colocado por: gardenquanto gasta um AC para aquecer um quarto durante uma hora

    Depende da potência. Este da Samsung (apenas um exemplo) gasta 580W/hora a refrigerar.
    1kWh custa 0,1211 sem tarifa bi-horária.
    Ligado 1 hora por dia durante um mês (30 dias), gasta 17,4kWh.
    17,4kWh * 0,1211 + IVA = 2,2€.
    Este aparelho de ar condicionado ligado durante uma hora, a arrefecer, num mês custa-lhe 2,2€ com IVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hellkkas
    • eu
    • 26 maio 2009

     # 20

    Colocado por: FD
    Este aparelho de ar condicionado ligado durante uma hora, a arrefecer, num mês custa-lhe 2,2€ com IVA.


    Ainda têm dúvidas que o ar condicionado é de longe a opção mais económica para aquecer e arrefecer ? ;)

    Ainda por cima ao preço a que estão... já há ACs razoáveis a 400 euros, com instalação incluída...
 
0.0217 seg. NEW